terça-feira, 21 de novembro de 2017

Brasileirão 2017: luta agora é contra o rebaixamento e classificação para a Libertadores. Confira o resumo da 36ª rodada

Com o resultado dos dois confrontos que encerraram a 36ª rodada do campeonato brasileiro 2017, na noite desta segunda-feira (20), a briga na zona do rebaixamento e por uma vaga na Libertadores ficou ainda mais acirrada. Faltando duas rodadas para o final da competição, a expectativa maior fica por conta de quais serão as equipes rebaixadas. Agora, sem contar o lanterna Atlético goianiense, já rebaixado, os três últimos colocados somaram 39 pontos cada um.
O primeiro da lista na zona perigosa, pelos critérios de desempate, é a Ponte Preta que perdeu para o Fluminense, por 2 a 0,  no início da noite de ontem. Com a vitória, o Tricolor das Laranjeiras se livrou do perigo e garantiu presença na Série A em 2018. A seguir vem o Sport, que vencendo o Bahia (10º) nesta rodada, por 1 a 0, na Ilha do Retiro, renovou as esperanças de escapar da queda. Em último lugar, considerando que o Atlético goianiense já está fora, vem o Avaí que reuniu condições de permanecer na Série A, vencendo o Palmeiras por 2 a 1, na Ressacada.

Na próxima rodada, penúltima do Brasileirão 2017, a Ponte Preta terá o confronto direto com o Vitória-BA, primeiro time fora da zona do rebaixamento, que tem apenas um ponto a mais que a Macaca. O Sport enfrentará o Fluminense, no Maracanã. E o Avaí jogará em casa contra o Atlético paranaense, que venceu o Vasco nesta rodada, por 3 a 1, na Arena da Baixada. Com a vitória, o Furacão ainda tem chance de integrar o G7, mas na dependência de resultados dos concorrentes. O time cruzmaltino caiu para a 9ª posição, com 50 pontos, ainda não desistiu da briga por uma vaga neste grupo. 

O G7 pode virar G8 e até G9, dependendo do que fizerem Grêmio e Flamengo, daqui em diante. Os gremistas podem se classificar direto na fase de Grupos da Libertadores 2018, se conquistarem o título de campeão do torneio das Américas, na decisão que começa nesta quarta-feira, na Arena. Os flamenguistas começam a disputa por uma vaga na final da Copa Sul-Americana, jogando a primeira das semifinais contra o Junior Barranquilla da Colômbia, na quinta-feira, no Maracanã. Se passar e conseguir e vencer a final da competição, também garante presença já na fase de grupos, abrindo a nona vaga na lista dos classificados para a Libertadores no ano que vem.       

Na verdade, são cinco as equipes que ainda permanecerão lutando para escapar do rebaixamento. O primeiro time fora da lista dos quatro últimos é o Vitória-BA, que empatou com o Cruzeiro em 1 a 1, domingo, no Barradão, somando 40 pontos. Logo acima do rubro-negro baiano, aparece o Coritiba (15º), com 43 pontos ganhos. O Coxa perdeu para o Atlético mineiro, por 3 a 1, no Independência, e ainda não afastou em definitivo a possibilidade de cair para a Série B. Confira logo abaixo, no vídeo dos melhores momentos, o golaço marcado por Rómulo Otero que chutou do meio campo encobrindo o goleirão Wilson, adiantado. O atacante venezuelano foi destaque do jogo com dois gols marcados.

Com a vitória, a equipe mineira chegou ao 8º posto, e tem possibilidade de chegar ao G7 e beliscar uma vaga no grupo de classificação para a Libertadores. O Alviverde paranaense terá que vencer o São Paulo na próxima, no Couto Pereira, para se garantir na primeira divisão do ano que vem. Caso seja derrotado, terá que vencer na última rodada e contar com tropeços dos candidatos a sair da zona perigosa. Por ora, o Tricolor paulista ocupa a 13ª posição, com 46 pontos e com condições plenas de confirmar vaga na Copa Sul-Americana para 2018.

Com a permanência garantida na Série A com os três pontos somados contra o Vitória-BA na rodada anterior, a Chapecoense ficou no empate em 1 a 1 contra o lanterna Atlético-GO, no Olímpico Pedro Ludovico. Resultado que acabou sacramentando a queda do time goiano para a Série B. A Chape pega o Bahia na próxima, fora de casa. A equipe de Goiânia cumprirá tabela diante do Grêmio, em Porto Alegre (RS).     

De olho na decisão da Copa Libertadores, o Tricolor gaúcho jogou com o time reserva no confronto contra o Santos, na Vila Belmiro, e perdeu por 1 a 0. Com a vitória, o Peixe somou 49 pontos e garantiu o quarto lugar e a vaga direto na fase de grupos da Libertadores 2018. O Grêmio, que joga contra o Lanús da Argentina a primeira da decisão da Copa Libertadores 2017 nesta quarta-feira, na Arena, permaneceu na vice-liderança do Brasileirão 2017 com um ponto a mais que Palmeiras, que deixou escapar a posição com a derrota para o Avaí, ficando com um ponto a menos.

Com 10 pontos a mais que gremistas e palmeirenses e com o título de campeão brasileiro 2017 já assegurado, o Corinthians perdeu para o Flamengo, por 3 a 0, no Estádio Luso-Brasileiro. Apesar da grande vitória do rubro-negro, a partida ficou marcada pelo desentendimento entre os companheiros de equipe, Vizeu e Rhodolfo dentro de campo. Situação controlada nos vestiários no intervalo, mas ambos deverão sofrer sanções por parte do Clube, pela indisciplina e mau exemplo.

Com a vitória sobre o líder campeão Corinthians, o rubro-negro aumentou as chances de conquistar uma vaga na primeira fase da Libertadores, sem considerar os resultados que possa vir a obter na Copa Sul-Americana. Os comandados de Reinaldo Rueda somaram 53 pontos e ultrapassaram o rival Botafogo, que ficou em 8º lugar com um ponto a menos. Nessa rodada, O Glorioso empatou em zero a zero diante do São Paulo, no Pacaembu. Resultado ruim para as duas equipes, apesar de o Tricolor paulista (13º) não correr mais risco algum de ser rebaixado, o Fogão (8º) fica ameaçado de perder a vaga na fase preliminar da  copa Libertadores 2018.

Na próxima rodada do Brasileirão 2017, o Flamengo enfrentará o Santos, na Ilha do Urubu. O Timão, que sagrou-se campeão brasileiro por antecedência na rodada anterior,  recebe o Atlético mineiro, na Arena Corinthians. O Botafogo jogará contra o Palmeiras, no Allianz Parque. O São Paulo vai com tudo pra cima do Coritiba, no Couto Pereira, com o objetivo de garantir a vaga na Copa Sul-Americana. 

Na zona perigosa, faltando apenas duas rodadas para o fim do campeonato brasileiro, o confronto direto entre Ponte Preta e Vitória, no Moisés Lucarelli, promete chamar a atenção dos torcedores. Igualmente a partida do Sport contra o Fluminense, no Maracanã. E também a do Avaí, em penúltimo lugar na tabela de classificação, que enfrenta o Atlético paranaense com o apoio da sua torcida, na Ressacada.





















(com informações da Gazeta Esportiva/torcedores)
Imagem: reprodução/Foto: Lucas Merçon/Fluminense F.C.


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger