sábado, 14 de setembro de 2019

Política: Antecipação da campanha de 2022 desata guerra interna na oposição e no próprio PT

Da Redação do Viomundo - Enquanto o presidente Jair Bolsonaro põe em campo seu plano para formar um governo puro sangue de milicos, meganhas e milicianos, com apoio de Donald Trump, a esquerda embarcou numa guerra fratricida e antecipada pelo poder em...2022.

Com a desculpa de descartar a recriação do imposto do cheque, Bolsonaro trocou o chefe da Receita Federal.

Prepara o terreno par mudar o diretor da Polícia Federal, o que deve resultar na saída do governo do ministro da Justiça, Sergio Moro. 

O general tucano Guilherme Teophilo, pró-ditadura, já está sendo cogitado para substituir o ex-juiz federal. 

Na PGR, Bolsonaro tenta emplacar Augusto Aras.

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) nem trocou de nome - agora é a Unidade de Inteligência Financeira, lotada no Banco Central - e já havia produzido relatório comprometedor para o deputado federal David Miranda (Psol-RJ), marido do jornalista Glenn Freenwald, do Intercept Brasil. 

Independentemente do conteúdo, que cabe sim ao deputado esclarecer por completo, o timing sugere tratar-se de uma vendetta contra a divulgação das conversas entre o ex-juiz Moro e procuradores da Operação Lava Jato, demonstrando que eles promoveram um golpe midiático-jurídico-parlamentar contra a ex-presidenta Dilma Rousseff, em 2016.

Com tamanho controle sobre as instituições e o apoio do núcleo duro dos militares e da arapongagem herdada dos porões da ditadura militar (1964-1985), Bolsonaro protege seu próprio poder e as relações de sua família com Fabrício Queiroz e os milicianos suspeitos de assassinar a vereadora Marielle Franco, no Rio de Janeiro.

Enquanto isso, a esquerda troca ataques públicos. 

A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, deu hoje uma sapatada no pedetista Ciro Gomes. 

Usou uma mensagem no twitter:  

Está claro pq Ciro fugiu p/ Paris em 2018: não aceitou o jogo democrático. Respeite ao menos o eleitor, Ciro. Foi ele quem escolheu levar Haddad, e não vc, ao 2o. turno. 

Haddad deu uma surra em Ciro Gomes no primeiro turno das eleições de 2018: 29,28% a 12,47%.


O Haddad é uma fraude cuja origem eu denunciei ancestralmente, porque foi transformado num vice, convidou a Manuela para ser um terceiro não sei de quê de uma candidatura do Lula. Toda burocracia do PT sabia, como todas as pedras no caminho sabiam, menos o nosso povo mais simples, que o Lula não podia ser candidato por uma lei que ele próprio colocou em vigor, a lei da ficha limpa.

E toda semana no primeiro turno o Haddad ia a Curitiba. O Brasil não precisa de um presidente por procuração. Aquilo estava perdido. Como eu ficava? Ficava aqui e a imprensa me perguntando todo dia por que eu não ira para o palanque e eu ia ter que dizer ou eu, para não atrapalhar, saía. Optei por sair. Eu sou livre. O que eu estou devendo para essa gente? Nada. Me esfolei de trabalhar, lutei, cansei de dizer para todo mundo o que as pesquisas diziam: eu, Ciro Gomes, ganharia as eleições do Bolsonaro no segundo turno. 

Em outra entrevista, o líder do PDT já havia dito que Rui Costa, o governador da Bahia, seria um candidato bem melhor que Haddad em 2022.

Rui teve uma experiência de governo relativamente exitosa. Não é um poste. Haddad perdeu a reeleição em São Paulo para João Dória, que é um grande farsante, e perdeu em todas as urnas. 100% das urnas e nem foi nem para segundo turno. Foi essa pessoa que Lula escolheu para se um poste, um pau mandado. Não acho, francamente, que o PT da Bahia tem essa característica.

O mentor de Rui Costa, o senador Jaques Wagner, era favorável a uma aliança eleitoral em 2018, possivelmente em torno de Ciro. 

Ciro, de fato, tinha chances de vencer Bolsonaro no segundo turno, indicaram algumas pesquisas.

O PT, no entanto, obedeceu à estratégia do ex-presidente Lula, que manteve sua candidatura até  final e depois tentou transferir votos para seu escolhido, o ex-prefeito Fernando Haddad.

Em entrevista à Revista Veja, o governador Rui Costa retribuiu os elogios de Ciro. 

Lançou-se candidato do PT ao Planalto em 2022. 

Disse que "Lula Livre" não deve condicionar alianças do partido. 

Sobre Ciro: 

Foi um erro o PT ter uma candidatura própria em 2018, em uma eleição marcada pelo antipetismo? 

Adjetivar dessa forma é ruim. Mas o certo era ter apoiado o Ciro Gomes lá atrás. Essa não é uma opinião que dou com a partida encerrada. Eu e o ex-governador Jaques Wagner defendemos naquele momento a ideia de que o PT deveria ter um candidato de fora do partido caso houvesse o impedimento do ex-presidente Lula. Nenhuma outra liderança teria condições de superar o antipetismo ou disputar a Previdência em pé de igualdade naquele cenário. A reflexão também tem de ser anterior. Faltou perceber que era preciso dialogar com todos os segmentos sociais, mesmo com aqueles que pensam diferente.

O líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta, no entanto, rebateu imediatamente no Twitter: 

Meu candidato a presidente é @Lula Oficial. É com ele que vamos vencer as eleições e repactuar o Brasil. Não vejo outro nome melhor para unir o País em um projeto de soberania, crescimento com distribuição de renda, inclusão e democracia. 

Imagem: reprodução/Foto: Ricardo Stuckert

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger