domingo, 4 de outubro de 2020

Política: 'Toffoli aderiu a Bolsonaro ou Bolsonaro aderiu a Toffoli?'

www.seuguara.com.br/Jair Bolsonaro/Dias Toffoli/abraço/STF/

"Jamais se viu um presidente da República demonstrar apreço por um ministro do STF de forma tão efusiva e tão fora de qualquer protocolo", escreve Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia, em referência a Jair Bolsonaro e ao ministro do STF Dias Toffoli. "O abraço quer dizer que Toffoli aderiu a Bolsonaro ou que Bolsonaro aderiu a Toffoli?", questiona.

Por Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia


www.seuguara.com.br/Jair Bolsonaro/Dias Toffoli/STF/

As redes sociais de hoje estão repletas de fotos e vídeos mostrando um abraço. 

A primeira imagem que vi não percebi quem eram os personagens. 

Depois, notei que um deles era Bolsonaro, de costas e alguém com marcas de implante de cabelo o outro. 

Só na terceira imagem, agora movimentada, descobri que eram Bolsonaro e Dias Toffoli se abraçando fraternalmente, como só dois grandes amigos fazem, principalmente nesses tempos de pandemia.

São imagens inéditas, com certeza.

Jamais se viu um presidente da República demonstrar apreço por um ministro do STF de forma tão efusiva e tão fora de qualquer protocolo.

O abraço provocou reações de repúdio do MBL, que, como sempre, está à direita de Bolsonaro e é refratária a qualquer coisa que não seja a ditadura militar.

Não é, sem dúvida, uma cena que consagra o que diz a constituição de 1988 a respeito da autonomia entre os Poderes, seria melhor se não tivesse ocorrido. 

Pegou mal especialmente para Toffoli. 

No entanto, acho melhor o presidente da República e o ministro do STF se abraçarem do que jogarem pedras um no outro.

A democracia corre menos riscos.

Toffoli não é mais presidente do STF, nem tem influência na corte para comandar uma ala pró-bolsonarista, por isso não acredito que o gesto signifique a adesão do Supremo às causas de Bolsonaro.

Não acredito que o abraço fraternal de Toffoli seja abraço fraternal de todo o STF. Bolsonaro não vai abraçar o Fux, por exemplo, e vice-versa, por dois motivos óbvios: Fux é lavajatista e aliado da Globo. Nem acho que os demais vão aliviar as questões criminais que envolvem a família Bolsonaro.

O episódio suscita a mesma dúvida sugerida pelo célebre anúncio do biscoito Tostines: o abraço quer dizer que Toffoli aderiu a Bolsonaro ou que Bolsonaro aderiu a Toffoli? 


Via: 247

Imagem: reprodução


[Bolsonaro e Toffoli se abraçam em jantar com Kassio Nunes Marques e geram críticas de internautas: "Circula nas redes sociais um vídeo em que Jair Bolsonaro e o ministro do STF Dias Toffoli se abraçam. Os dois se encontram com o desembargador Kassio Nunes Marques, indicado à Corte para a vaga de Celso de Mello. Nas redes sociais internautas sinalizam que o abraço revela tentativa de o clã presidencial se blindar de investigações no Supremo".]

***


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger