terça-feira, 16 de agosto de 2022

Ex-reitores de universidades públicas lançam manifesto em apoio a Lula

Da Redação do GGN: Mais de 120 ex-reitores de universidades públicas do país, entre eles a coordenadora do centro Sou Ciência e ex-reitora da Unifesp, Soraya Smaili, divulgaram ontem a Carta pela Democracia, um manifesto em apoio à eleição do ex-presidente Lula (PT).
www.seuguara.com.br/manifesto/Carta pela democracia/ex-reitores/universidades públicas/

O manifesto foi lido no ato da Universidade de São Paulo (USP), que contou com a presença de Fernando Haddad e de Lula, no final da tarde desta segunda (15).

A carta cita que o Brasil tem hoje 68 universidades federais, sem contar institutos federais de ensino técnico e tecnológico, sistema este constituído a partir de um trabalho de décadas, que passou por diversos governos - alguns com mais apoio e outros menos - e que vive hoje um de seus piores momentos.


Painel divulgado recentemente pelo Sou Ciência e o Instituto Serrapilheira, compilou e analisou um levantamento sobre o financiamento das universidades federais ao longo dos últimos anos, e mostrou a derrocada que estas instituições sofreram, com mais de 50% de queda nos recursos de custeio e de 96% nos recursos de investimentos.


Na Carta pela Democracia, os ex-reitores e ex-reitoras, afirmam que o país vive hoje uma atmosfera de ameaça, mas também de muita esperança:

"Diante de um contexto de ataques à nossa democracia e ao que conquistamos como Estado Democrático de Direito, é necessário, mais do que nunca, nos posicionarmos. Temos fé e confiança na possibilidade de uma grande aliança nacional, transpartidária, em torno de interesses comuns à maioria do nosso povo. Queremos a pluralidade de ideias e a tolerância de todos os credos, a civilidade e a solidariedade humana, e lutaremos pelo fim das perseguições e discriminações contra os que pensam de formas distintas e são diferentes. Queremos uma sociedade construída segundo os preceitos mais elevados da humanidade e com dirigentes democraticamente escolhidos, capazes de valorizar a Educação, a Saúde, a Ciência, a Paz, sempre em defesa da Vida".


O manifesto lembra que, nos últimos dois anos e meio, as universidades públicas realizaram milhares de ações em mais de 500 municípios, dando cobertura a mais de 40 milhões de pessoas, como demonstram os dados do painel do SoU_Ciência. Ações que incluíram desde as pesquisas sobre vacinas e métodos diagnósticos e tratamentos, como também o atendimento de comunidades mais vulneráveis, o combate à fome e à pobreza, além das ações de comunicação para combater as notícias falsas que tornaram ainda mais letal essa doença avassaladora.


"É com este intuito que ex-reitores e ex-reitoras aqui presentes manifestam seu apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República em 2 de outubro de 2022. Por essa razão, nos agregamos a inúmeras entidades da Sociedade Civil, coletivos, brasileiros e brasileiras que, juntos e juntas, estão convocados a atuar vigorosamente no processo eleitoral para construir a vitória da única candidatura capaz de enfrentar e vence as forças retrógradas e antidemocráticas e abrir uma nova etapa histórica de diálogo para o futuro democrático da nação", diz trecho do manifesto.

Veja íntegra da Carta pela Democracia e ex-reitores que assinaram o manifesto. Clique aqui.


Imagem: reprodução/Foto: Sergio Gutti/PSB


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger