quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Concursos públicos 2011 - Dicas de estudo e preparação.

A oferta de concursos públicos para o ano de 2011 é maior  em  comparação com anos anteriores. Tanto na esfera Federal, quanto na Estadual e municipal. É hora de definir estratégias de estudo e preparação para se obter sucesso e ser aprovado. "Tudo é fruto de um trabalho que a gente vem desenvolvendo há muito tempo. Foram horas e horas de treinamento visando esta meta final que era a conquista..." - esta parece ser uma frase chavão, que sai da boca dos atletas quando vitoriosos em uma competição individual ou em Equipe, em toda entrevista. Na verdade essas palavras no fundo escondem o grande segredo.
Ninguém conquista nada sem muito trabalho, e sem a preparação necessária para vencer a batalha. Quer passar em um concurso público? Então prepare-se para o mais importante: estudar, estudar, e estudar. Simples? Todos sabemos que não. Confira dicas valiosas que irão poupar-lhe um bom tempo no caminho das pedras, rumo a vitória.
     

Quem andou lendo ou pesquisando este espaço, pode perceber que já andei muito por esses caminhos. Fui concurseiro de carteirinha em tempos em que as dificuldades eram outras. Obtive relativo sucesso e posso afirmar que um concurso público pode ser uma grande oportunidade para uma carreira profissional digna. Deixei registrado aqui e aqui umas dicas rápidas que devem ser conferidas pelos amigos concurseiros de 2011.

Na Web encontramos uma infinidade de sites que oferecem pequenos cursos preparatórios, nada onerosos. Um exemplo é o Folha Dirigida. Especializado em certames públicos com um acervo bem diversificado.  Funciona como jornal eletrônico. 
Todavia, penso que cada aluno deve criar sua própria rotina, sem que o tempo de estudo interfira no seu ritmo de vida, e nem prejudique a sua saúde. Porém, consciente que terá que mudar certos hábitos.
Por experiência própria, e depois de ser aprovado em três concursos públicos de âmbito nacional, afora outros que participei já como profissional efetivo, posso dizer que não adianta estudar até a exaustão. Obedecer um horário pré-determinado ajuda muito. E, evidentemente, o lazer deve ficar em segundo plano. Sem disciplina, não existe aprendizado. 

Vasculhando por aí cheguei até uma reportagem de Talita Abrantes para a Exame.com, onde contem  algumas boas dicas elaboradas pelos especialistas, Marco Carboni e José Luis Romero Baubeta, do Complexo Jurídico Damásio de Jesus, em São Paulo. Enumeraram em seis etapas um método para quem irá "encarar um concurso público". 
Em resumo:
1 - Esteja um passo a frente: não esperar pelo Edital do concurso. Ir se adiantando na preparação, através de um plano de estudos já definido. 
2 - Ler o Edital:  fixar datas, local, os assuntos exigidos, e como será a seleção. 
3 - Estudar com Estilo de vida: com decisão, disciplina, e método. Passando da teoria para os exercícios. Bate com o que foi dito acima. 
4 - Simular o Dia D:  fazer uma prova-teste. Com base nas provas de concursos anteriores (facilmente encontrados), corrigir o gabarito, e se dedicar às questões que errou.
5 - Por onde começar: "80% das matérias básicas são comuns a todos os processos" - diz Baubeta. O nível dos candidatos são semelhantes em relação aos conhecimentos específicos. O diferencial está nos conhecimentos básicos - confirma Carboni. Portanto atenção especial a eles.
6 - Ter paciência: Uma aprovação dependendo do concurso, é um projeto para a vida toda. Para ser um candidato em potencial, a preparação de um candidato deverá durar 6 meses a um ano. Lermbre-se que a Paciência é uma virtude, e como diz o dito popular- caldo de galinha e paciência não faz mal a ninguém.  (Fonte: info.abril.com.br/notícias/carreira).

Conclusão.

Lembre-se destas palavras: Organização, planejamento, material de estudo, preparação, disciplina, superação, Força de vontade, sacrifício, e Fé. Sem elas você não irá a lugar nenhum.

Sempre achei que concursos públicos é um processo democrático pelo qual as pessoas podem atingir uma escala que permita-lhes uma vida mais digna. 


Sucesso a todos os concurseiros.


Deixo alguns links para faciltar o caminho. Pode clicar que é seguro. 
http://concursosprevistos.com/
http://www.concurso2011.org/
http://www.tudosobreconcursos.com/content/category/8/16/36/
http://www.williamdouglas.com.br/.
http://jcconcursos.uol.com.br/




Imagem: ApostilaFisioterapia.  

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

2 comments:

Valdeir Almeida disse...

Olá, Guará,

Obrigado por comentar em meu blog, por segui-lo e por me acompanhar no Twitter.

Também estou seguindo suas notícias aqui e no Twitter.

Abraços.

GUARACI CELSO PRIMO disse...

Obrigado por sua participação neste Blog, Valdeir.
Grande abraço.

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger