segunda-feira, 30 de março de 2009

Um concurso público pode ser uma grande oportunidade.

Em tempos de crise economica diminuem as chances de se conseguir um bom emprego, e até mesmo de conservar o que já se conquistou. É notório a queda do nível de emprego no país, e tornam-se raras as boas oportunidades de uma boa colocação no mercado de trabalho. Recentemente os veículos de comunicação veem dando um ênfase especial aos concursos da rede pública, pois vislumbra-se a possibilidade de adquirir a sonhada estabilidade no emprego. A grande rede está repleta de sites que informam tudo sobre concursos, dando dicas e mais dicas para que você possa se preparar para obter a aprovação necessária, inclusive sem ter que encarar cursinhos de qualidade duvidosa, que visam tão sòmente aproveitar a ocasião para ganhar dinheiro. Procure por dicas valiosas, tire todas as dúvidas antes de decidir-se pela opção de enfrentar esta batalha.
Como fui no passado um concurseiro de plantão julgo que antes de tudo uma boa preparação é fundamental não só para competir em boas condições com a forte concorrência desses concursos, mas também para criar um estado de segurança e tranquilidade no dia da realização das provas.
Nos tempos áureos, em que não era tão difícil estar empregado, mas ser um funcionário de uma empresa do governo era, eu disse era, uma condição de status e futuro garantido, a concorrência era a mesma. Então, não tinhamos esta facilidade de opções de aprendizado, focávamos no sonho, na determinação, na disciplina e na vontade de buscar uma condição melhor de vida.
O edital de um concurso para o Banco do Brasil, Caixa econômica, ou Petrobrás, era manchete em todos os jornais, e a página impressa estava nas mãos de todos os possíveis candidatos à uma vaga. Era através dele que comesávamos a pensar num plano de estudo. Verificava-se com cuidado o conteúdo das matérias a serem estudadas e buscava-se dissecar cada tópico, quer individualmente quer em grupo de estudo. Lembro que buscamos diversificar na escolha das apostilas, muito comum naqueles tempos, como é hoje a gama de opções através da Internet.
Uma vez traçado o plano de estudo, em grupo ou individualmente, o mais importante era partir para o sacrifício, cumprindo religiosamente o tempo dedicado à preparação. Aquele filme pra ver, o futebol, a balada tinham que ficar de fora. O lema era: foco no objetivo, com determinação para o sucesso. Afinal sem sacrificar alguma atividade em detrimento de outra mais importante, é condição fundamental para o atingimento da meta a que nos propomos.
Na véspera do dia "D", aí sim saímos para um glorioso "happy-hour", dormir cedo e conservar a a tranquilidade para o importante momento das provas.

Há mais sobre este assunto no Garimpaguara (link acima). Se você optou por esta alternativa, fé em Deus e pé na táboa!



Postagem Relacionada: Determinação.
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger