terça-feira, 22 de novembro de 2011

Base governista - Dilma Rousseff está melhor que Lula e pior que FHC

Uma pesquisa realizada pelo pelo Instituto Análise, encomendada pelo site Congresso em Foco, revela que o governo da presidente Dilma Rousseff está em melhor situação que o governo de seu antecessor Lula. Dilma, se deu bem em relação à coalizão partidária e base de apoio no Congresso Nacional. Entretanto, perde para Fernando Henrique Cardoso. A conclusão é do professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) Márcio Grijó Vilarouca, após analisar os dados. A pesquisa teve como base uma entrevista com 150 parlamentares, tanto da situação como da oposição.


Da grande quantidade de partidos, com perfis e ideologias diferentes, que integram o Congresso Nacional, a maioria compõe a base de apoio ao governo da atual presidente. Ao tempo que lhe dá sustentação, cria dificuldades no atendimento às suas reivindicações, que já começam com a distribuição de ministérios. O que resulta em uma missão nada fácil para tentar definir uma agenda positiva, e determinar uma pauta pelo próprio Poder Executivo.

A coalizão é melhor que a de Lula, que não tinha maioria no Senado. Mas, pior que a de Fernando Henrique, que tinha uma coalizão mais enxuta, de centro-direita. Com Dilma são dez partidos de coalizão, com as mais diferentes ideologias partidárias com um número bem maior de atores. Observa o professor. 

FHC, teve o apoio do PSDB, do PFL (atual DEM), do PTB, do PPB (atual PP) e de parte do PMDB. O que lhe garantia maioria tanto no Senado quanto na Câmara. Lula, tinha maioria na Câmara, mas no Senado enfrentou forte oposição duarante os dois mandatos. Dilma, não tem este problema. Tem o apoio da maioria dos senadores e deputados. Além disso, a oposição ao seu governo é fraca, sem discurso e sem pauta, e onde tem gente que prevê a reeleição de Dilma. Não obstante a boa fase econômica que atravessa o país, é bom lembrar que seu mandato não está nem na metade e contabiliza desgates com a queda de vários ministros. Nada que não possa ser superado, considerando que os dois governos anteriores também enfrentaram o mesmo problema. 

Imagem reprodução/Acritica (Foto: ABr) 

No momento, os conflitos governamentais são oriundos com mais frequência, dos próprios partidos da base de apoio. Que lembra a síndrome do copo com água até a metade, que para uns está meio cheio e para outros meio vazio. História que ilustra perfeitamente a relação dos parlamentares que apoiam o governo, mas que não estão plenamente satisfeitos com a presidente, como revela a própria pesquisa. 

O ex-canditato José Serra, não foi lembrado pelos parlamentares na entrevista. Nem por seus colegas de partido. O que causou surpresa ao cientista político, que fez a análise da entrevista. Talvez pelos erros cometidos durante a campanha, e ser acusado pelos seus aliados de ser excessivamente centralizador e não saber negociar apoio dos Estados -  opina Vilarouca. Por outro lado, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), segundo a oposição, "aparece como mais cotado para a sucessão presidencial". "O nome dele aparece com 21%da preferência na oposição, enquanto o nome do Serra simplesmente não aparece. Serra tem uma imagem de muito confronto com o PT e com Lula. O Aécio, como bom mineiro, faz uma plataforma mais moderada. Isso ajuda a organizar uma imagem nova para a oposição. É difícil fazer oposição só com agenda negativa quando você tem crescimento econômico."

O professor observa ainda, que apesar de os parlamentares entrevistados apontarem Dilma em possível reeleição, a preferência ainda é por Lula. O ex-presidente "soube negociar mais com o Congresso do que Dilma. Ela não tinha uma socialização política, coisa que nele sobrava. Dilma tem um perfil mais técnico", complementa Márcio.

Lula, foi bem na análise da oposição. Mas, Fernando Henrique Cardoso levou a melhor nota entre os deputados e senadores  oposicionistas. 

O site Congresso em Foco disponibilizou a referida pesquisa, no lançamento da primeira edição da revista que leva o mesmo nome. Confira a edição completa, com link para baixar o conteúdo em PDF.                 




Fonte: Congresso em Foco.
Imagem: sintjam.org.br.
     
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger