segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Coritiba, Avaí, Ponte Preta e Atlético goianiense caem para a Série B. Confira o resumo da última rodada do Brasileirão 2017

Coritiba, Avaí, Ponte Preta e Atlético goianiense foram rebaixados e disputarão a Série B do campeonato brasileiro, em 2018. O Coritiba precisava da vitória para permanecer na elite do futebol brasileiro, mas perdeu para a Chapecoense de virada, por 2 a 1, na Arena Condá. O Coxa terminou a última rodada do Brasileirão 2017 com 43 pontos. A mesma pontuação do Vitória-BA, que escapou do rebaixamento pelo critério do saldo de gols.
A equipe baiana foi derrotada pelo Flamengo nesta última rodada, por 2 a 1, no Barradão. O rubro-negro carioca, que decidirá o título de campeão da Copa Sul-Americana 2018 na próxima quarta-feira, no Maracanã, chegou à 6ª posição. Somou 56 pontos e garantiu vaga na fase de grupos da Copa Libertadores.

Por outro lado, a Chapecoense somou 54 pontos, chegou ao 8º lugar e garantiu a classificação para a primeira fase da Copa Libertadores, no ano que vem. Na Arena Condá, a partida começou equilibrada, mas cercada de tensão e expectativa. Antes, aconteceu uma grande homenagem prestadas pelos atuais atletas da equipe de Chapecó (SC), aos ex-integrantes da equipe. Os jogadores e a comissão técnica entraram em campo antes do jogo com camisetas constando os nomes das vítimas do acidente aéreo, que vitimou grande parte do elenco no ano passado. 

A primeira chance de gol foi da Chape, numa cobrança de falta por Reinaldo defendida com certa dificuldade por Wilson. Aos 14 minutos, Kleber recebeu na entrada da grande área e mandou uma bomba, marcando um golaço para abrir o placar para o Coritiba. Na sequência, os catarinenses criaram duas boas oportunidades. Aos 24', Wilson espalmou com a ponta dos dedos o chute forte de Arthur. Aos 27', Reinaldo arriscou de longe e mandou por cima do travessão. O empate da Chape veio aos 36 minutos. Elicarlos cruzou pelo alto, a bola pegou efeito enganando o goleiro coxa branca e bateu na trave direito antes de ir para o fundo da rede.

O empate era bom resultado para o Coritiba, mas no segundo tempo o jogo ficou aberto. Aos 6 minutos, o ataque do Alviverde paranaense trabalhou bem a jogada e a bola chegou até Kleber, mas o centro-avante conclui pelo alto, sem perigo. A Chapecoense cresceu dentro de campo criando dois bons ataques seguidos em cobranças de escanteios. Primeiro, aos 25', Reinaldo cobrou fechado e Wilson teve dificuldade para afastar o perigo. No segundo escanteio, a bola foi desviada dentro da pequena área e o goleiro do Coxa fez uma defesa espetacular, evitando novamente o segundo gol da Chape.

Nos minutos finais, tentando melhorar o ataque o técnico Marcelo Oliveira substituiu Vitor Carvalho por Anderson e Rildo por Keirrison. As mudanças não deram certo e o time não conseguiu a reação esperada. E já nos acréscimos, aos 50 minutos, após um lançamento pelo alto dentro da área, Apodi recebeu dentro da pequena área e ajeitou para Túlio de Melo, livre, cabecear e marcar o gol da vitória da Chapecoense, decretando o rebaixamento do Coritiba para a segunda divisão do campeonato brasileiro.

O Avaí, além da vitória, também dependia do tropeço dos adversários para escapar da queda. Terminou o Brasileirão 2017 com uma ótima partida contra o Santos e ficou no empate em 1 a 1, na Vila Belmiro. Com o resultado, o Leão do Oeste catarinense ficou com a mesma pontuação do Coritiba e do Vitória-BA (43) e pelos critérios de desempate está fora da Séria A em 2018. O Santos, que acabou o campeonato na 3ª colocação, abriu o placar aos 30 minutos da etapa inicial. E  Avaí empatou com um golaço de Pedro Castro, aos 31' do segundo tempo.

Assim, Coritiba e Avaí juntaram-se à Ponte Preta e Atlético-GO formando o grupo dos quatro times que não jogam a Série A em 2018. A Macaca e a equipe de Goiás jogaram a última rodada já rebaixados. A Ponte enfrentou o Vasco em São Januário e perdeu por 2 a 1. Com a vitória o time cruzmaltino somou 56 pontos, garantindo o 7º lugar e a classificação para a camada "pré-Libertadores". O Atlético goianiense enfrentou o Fluminense e empatou em 1 a 1, no Olímpico Pedro Ludovico. Com este resultado, o Tricolor das Laranjeiras conseguiu consolidar uma vaga na Copa Sul-Americana.

Na Ilha do Retiro, o Sport recebeu o campeão Corinthians, que jogou com a maioria de reservas. O Leão pernambucano obteve sua terceira vitória seguida, com um gol de André ao 10 minutos do segundo tempo, e garantiu a sua permanência na primeira divisão do futebol brasileiro. 

O Palmeiras terminou o campeonato brasileiro 2017 na vice-liderança, mesmo com a derrota para o Atlético paranaense, por 3 a 0, na Arena da Baixada. o Verdão Paulista ficou com 9 pontos a menos que o Corinthians, com a mesma pontuação do Santos, em terceiro.

O Furacão não conseguiu chegar ao G-9, mas vai disputar a Copa Sul-Americana 2018. O rubro-negro paranaense fechou o Brasileirão 2017 em grande estilo, marcando os três gols da vitória contra o Palmeiras ainda no primeiro tempo. Ribamar fez o primeiro aos 5', Ederson marcou o segundo aos 17', e Sidcley fechou o placar, aos 33 minutos. O Atlético-PR terminou a última rodada na 11ª colocação, com 51 pontos.

No Independência, o Atlético mineiro venceu os reservas do Grêmio, por 4 a 3, com dois golaços de do atacante venezuelano Otero em cobranças de faltas. Sendo o segundo, o gol da vitória mineira, aos 53 minutos da etapa final. O Galo ficou na 9ª colocação, logo atrás da Chapecoense, com o mesmo número de pontos (54), na expectativa de que o Flamengo seja campeão da Copa Sul-Americana 2018. Se assim for, abre mais uma vaga (G-9) para o grupo de classificação para a fase de grupos da Libertadores e a equipe mineira estará dentro do torneio das Américas, no ano que vem.

Logo abaixo do Atlético-MG, ficou o Botafogo (10º) com 53 pontos. O Glorioso perdeu a chance de participar da Copa Libertadores no próximo ano, ao empatar com o Cruzeiro em 2 a 2, no Estádio Nilton Santos. O Botafogo saiu na frente com gol de Brenner. Thiago Neves e Arrascaeta marcaram para Raposa. E Ezequiel marcou o gol de empate botafoguense, aos 23' da etapa complementar.

São Paulo e Bahia terminam o Brasileirão 2017 praticamente juntos na Tabela de classificação. No Morumbi, as duas equipes se confrontaram na última rodada do torneio e ficaram no empate em 1 a 1, e garantiram participação na Sul-Americana em 2018. Ambos somaram 50 pontos, mas o time baiano ficou na frente, em 12º lugar pelo saldo do gols marcados. O Tricolor marcou primeiro, com Brenner, aos 18'. E Júnior Brumado empatou para o Bahia, aos 53 minutos.

Ao final do Brasileirão 2017, estão classificados para a Copa Libertadores 2018: Corinthians, Palmeiras, Santos. Grêmio, Cruzeiro, Flamengo, Vasco e Chapecoense. Com a possibilidade do Atlético mineiro também entrar na fase preliminar da competição, dependendo do Flamengo sagrar-se campeão da Sul-Americana. Disputarão a Série B: Coritiba, Avaí, Ponte Preta e Atlético-GO. Farão parte da Série A no ano que vem: América-MG, Internacional, Ceará e o Paraná Clube.




















(com informações da Gazeta Esportiva)
Imagem: reprodução/Créditos da foto: Bruno Cantini/Atlético-MG

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger