sexta-feira, 23 de junho de 2023

O lado triste e sombrio do futebol

Além dos grandes jogos apresentados pelas equipes na 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, na quarta-feira (21) e na quinta-feira (22), lamentavelmente ocorreram cenas lamentáveis protagonizadas por grande parte das torcidas de alguns clubes mandantes. Primeiramente no clássico entre Santos e Corinthians, torcedores presentes na Vila Belmiro inconformados com o performance e o futebol apresentado pela equipe santista promoveram um protesto violento e apavorante no estádio, poucos minutos antes do término da partida.

www.seuguara.com.br/confusão/torcedores/Coritiba/Internacional/

Por volta dos 40 minutos do segundo tempo, muitos sinalizadores foram atirados dentro do campo impedindo que a partida continuasse. Seguranças adentraram na quadra na tentativa de proteger os jogadores. A arbitragem decidiu encerrar a partida antes do tempo regulamentar temendo pela sua integridade física. Inclusive dos jogadores do Santos, que permaneceram no centro do campo protegidos pelos seguranças do clube, que aos poucos foram deixando o campo com ajuda da Polícia. O placar apontava Santos 0 x 2 Corinthians.

Da mesma forma, as cenas reprováveis de protesto violento ocorreram em outras duas partidas, realizadas na quinta-feira (22). Em São Januário, no final da partida entre Vasco e Goiás, com a derrota da equipe carioca por 1 a 0, revoltados com o resultado, os torcedores vascaínos lançaram rojões e sinalizadores em direção aos jogadores e policiais. Não se tem notícias do número de feridos na confusão, que seguiu noite adentro fora do estádio. 


No Couto Pereira, a partida entre Coritiba e Internacional, que terminou com mais uma derrota da equipe paranaense, no transcorrer do jogo tudo seguiu normalmente. Apesar das manifestações de desagrado da torcida coxa branca com o desempenho da equipe, com muitas vaias e gritos de protestos intensificados na parte final da partida, tudo terminou na paz. Entretanto, grande parte dos torcedores do Coritiba, já fora do estádio, promoveram cenas de correria e quebradeira em vários pontos da capital paranaense e região metropolitana.


Vários vídeos que circulam nas redes sociais mostram confusões com bandalheira e agressões entre torcedores do Coritiba inconformados e revoltados com mais um resultado negativo da equipe, na volta para casa. Atos de selvajaria foram registrados nas proximidades do estádio Couto Pereira e nos bairros próximos, como no Alto da Glória e no centro de Araucária. Um adolescente foi ferido gravemente na cabeça durante a confusão. Em um dos vídeos (abaixo), torcedores aparecem correndo, e depois se agredindo, próximo ao estádio Couto Pereira. Triste e lamentável. 



Leia aqui aqui, reportagem sobre o ocorrido nas imediações do Estádio Couto Pereira.


A Justiça Desportiva já anunciou punição ao Santos, com 30 dias sem torcida em seu estádio, na Vila Belmiro. Certamente haverá punições também ao Vasco e ao Coritiba, ambos os clubes em situação difícil dentro e fora de campo. Seja como for, atos reprováveis como estes, vindos de parte expressiva das torcidas de futebol, não devem jamais serem admitidas. Tanto prejudicam os próprios clubes como torcedores, que veem no futebol uma forma fidedigna de entretenimento e paixão. A violência das torcidas em estádios é uma manifestação intolerável e inadmissível, que mancha o esporte mais popular no Brasil e no mundo e deve ser coibida a todo custo. Antes que fatos como esses se tornem corriqueiros e afastem definitivamente o público presente aos estádios de futebol. 


Imagem: reprodução/redes sociais

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger