Botafogo vence o Vitória e volta à liderança do Brasileirão
O Botafogo venceu o Vitória por 1 a 0, na noite desta quinta-feira (11), no Barradão. Com o resultado, o Glorioso voltou à liderança do Campeonato Brasileiro somando 33 pontos. Mesma pontuação do Palmeiras, agora vice-líder com a vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-GO, no Allianz Parque. Com 31 pontos, o Flamengo, que iniciou a rodada como líder, ficou em terceiro lugar com a derrota por 2 a 1 para o Fortaleza, no Maracanã. O Bahia, que venceu o Athletico-PR na quarta-feira, por 3 a 1, na Ligga Arena, completa o G4, com 30 pontos ganhos. Confira o resumo e os melhores momentos dos jogos desta quinta-feira (11), válidos pela 16ª rodada do Brasileirão 2024.
No Barradão, o Vitória abriu o placar no primeiro minuto de jogo, mas o gol foi anulado por falta no goleiro John. A seguir, o Botafogo teve mais posse de bola e teve a primeira oportunidade ao 13 minutos, com Alexander Barboza cabeceando na rede pelo lado de fora. O Vitória equilibrou o confronto rodando o campo de defesa do adversário. Aos 38', Matheusinho teve boa chance concluindo de cabeça em cima do goleiro. Nos minutos finas da etapa inicial, o Vitória intensificou a pressão, mas o Alvinegro foi bem na defesa mantendo o zero a zero até o intervalo.
Vindo de uma grande vitória contra o Atlético-MG na rodada anterior, o Botafogo começou melhor no segundo tempo. Logo aos 2 minutos, Lucas Halter quase abriu o placar cabeceando com perigo muito perto da trave. A seguir, Lucas Esteves fez boa jogada individual finalizando por cima do travessão. Aso 10 minutos, o Alvinegro teve a chance de inaugurar o placar em um pênalti marcado quando Gregore sofreu falta dentro da área. Mas, Eduardo desperdiçou cobrando para fora se lesionando no momento da batida. Porém, aos 16', o time carioca chegou ao gol. Savarino aproveitou o rebote do goleiro Lucas Arcanjo e bateu de primeira para o fundo das redes.
Em desvantagem no placar, o Vitória procurou atacar em busca do empate. Criou boa oportunidade em uma conclusão de Alerrandro, com boa defesa de John. Do outro lado, o Botafogo mostrou eficiência na marcação e passou a jogar nos contra-ataques, mas sem eficiência nas finalizações. Na parte final, o time anfitrião tentou amentar a pressão para evitar a derrota. Wilean Lepo teve boa chance cabeceando para a defesa de John, que na sequência fez nova boa defesa na finalização de Wagner Leonardo. Matheusinho teve a melhor chance na cobrança de um escanteio, finalizando no travessão. o Botafogo se firmou na defesa garantindo a vitória no Barradão para voltar à liderança do Brasileirão 2024.
Na próxima rodada (17ª), O Botafogo terá o confronto direto pela liderança do Campeonato Brasileiro contra o Palmeiras, na quarta-feira (17), às 21:30 horas, no Estádio Nilton Santos (Engenhão). Já o Vitória, que permanece na, com 15 pontos, a três da zona do rebaixamento, na próxima enfrentará o Fortaleza, no mesmo dia e horário, na Arena Castelão.
Nesta quinta-feira, o Fortaleza deu fim a uma sequência ruim fora de casa vencendo o Flamengo por 2 a 1, no Maracanã. O Tricolor venceu com gols de Weley (contra) e um golaço do artilheiro argentino Lucero. O gol do Rubro-negro foi marcado por Pedro, em cobrança de pênalti. Com a vitória, o Fortaleza subiu para a 7ª posição colando no G6, com 26 pontos. Mesma pontuação do Cruzeiro (6º), ambos com um ponto a mais que o Athletico-PR (8º). O Flamengo, com dois pontos a menos que os líderes Botafogo e Palmeiras, teve seu jogo da próxima rodada (17ª), contra o Internacional, adiado, adiado. E volta a campo somente no dia 20, pela 18ª rodada, contra o Criciúma, no Mané Garrincha.
No Allianz Parque, o Palmeiras bateu o Atlético-GO por 3 a 1. Os gols do Verdão foram marcados por Flaco López, Raphael Veiga e Alix (contra). Shaylon, marcou um belo gol para o Dragão finalizando de fora da área. Com a segunda vitória seguida jogando em casa, o Palmeiras divide a liderança do Brasileirão 2024 com o Botafogo, que será seu adversário na próxima rodada (17ª). O Atlético-GO, sem vencer a sete jogos no Brasileirão 2024, permanece na penúltima colocação, com 11 pontos. Mesma pontuação do Grêmio (18º). Próximo confronto do Dragão será contra o Vasco, na quarta-feira (17), às 19:00 horas, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia.
No Estádio Heriberto Hülze, o Criciúma recebeu o Fluminense e empatou em 1 a 1, após um primeiro tempo morno e sem grandes chances dos dois lados. Na etapa complementar, o Tricolor começou melhor, mas o Tigre surpreendeu e abriu o placar no primeiro ataque. Fábio defendeu o chute de Arthur Caíke e Matheusinho aproveitou o rebote e mandou para o fundo da rede, aos sete minutos. Logo a seguir, o técnico Mano Menezes fez alterações no Fluminense e deu certo. Na reta final, o Tricolor chegou ao empate. Esquerdinha deu belo passe para Kauã Elias igualar o placar no Heriberto Hülze.
Com o resultado, o Criciúma segue na 14ª posição, agora com 17 pontos, a cinco da zona do rebaixamento. Na próxima rodada (17ª), o Tigre enfrenta o Corinthians, que na quarta-feira (10) sofreu derrota para o Vasco por 2 a 0, em São Januário. A partida será na terça-feira (16), às ás 21:00h, na Neo Química Arena. O Fluminense, que conquistou seu primeiro ponto como visitante no Brasileirão 2024, segue na lanterna com 8 pontos. Seis a menos que o Cuiabá, primeiro fora da zona do rebaixamento, que será seu próximo adversário na 18ª rodada. O Tricolor teve seu jogo da próxima rodada (17ª), contra o Athletico-PR, adiado, em virtude do jogo da volta do Furacão contra o Ypiranga-RS pela Copa do Brasil, marcado para este sábado (13), às 18:00 horas, na Ligga Arena.
Na Arena MRV, o Atlético-MG venceu o São Paulo por 2 a 1, com gols de Vargas e Paulinho. Lucas Moura marcou para o Tricolor, que jogou com um amenos desde os 11 minutos do segundo tempo com a expulsão de Alan Franco com falta violenta sobre Otávio, confirmada pelo VAR. Com a derrota, o São Paulo encerra sequência de quatro jogos sem derrota e perde a chance de entrar no G4 do Brasileirão 2024 ficando na 5ª posição, com 27 pontos. Três a menos que o Bahia (4º). Na próxima, o Tricolor paulista enfrenta o Grêmio (18º), na na quarta-feira (17), às 20:00h, no Morumbis. Com a vitória, o Atlético-MG subiu para a 10ª posição, com 21 pontos, e na rodada seguinte joga contra o Juventude, terça-feira (16), às 19:00 horas, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. A 16ª rodada do Brasileirão 2024 teve duas partidas adiadas: Bragantino x Internacional e Cuiabá x Juventude.
(com informações da Gazeta Esportiva/Ge)
Imagem: reprodução/Foto: Vitor Silva/Botafogo

Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.
0 comments:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.