sábado, 18 de outubro de 2025

Resumo e melhores momentos dos jogos que fecharam a 28ª rodada do Brasileirão 2025

Três jogos fecharam a 28ª rodada do Campeonato Brasileiro na noite desta quinta-feira (16). Destaque para o clássico regional BA-VI, em que o Vitória conseguiu uma importante vitória frente ao Bahia, por 2 a 1, no Barradão. Resultado importante para o Leão da Barra na luta contra o Z-4 do Brasileirão 2025. O Tricolor de Aço perde a chance de colar no G-4. Na Arena do Grêmio, o Tricolor gaúcho venceu o São Paulo por 2 a 0 e se dinstanciou da zona do rebaixamento. No Maracanã, o Fluminense bateu o Juventude com gol nos acréscimos, marcado após um lance que gerou protestos dos jogadores do time gaúcho, além de muita polêmica no pós-jogo. Confira os melhores momentos dos três jogos.

www.seuguara.com.br/Vitória/Bahia/Brasileirão 2025/28ª rodada/

Com torcida única, no Barradão lotado, o Vitória começou o clássico contra o Bahia buscando constantemente o ataque. E logo aos 2 minutos criou boa chance. Cáceres recebeu na área e mesmo sem ângulo finalizou, mas Ronaldo espalmou. Aos 25 minutos, Ramon cruzou e a bola btaeu no braço de Arias. Pênalti marcado, que Renato Kayzer cobrou batendo forte no alto do canto direito do goleiro Ronaldo para abrir o  placar para o Vitoria. O Bahia, até então encurralado, equilibrou as ações e buscou o empate ainda antes do intervalo. Acevedo fez boa jogada individual e invadindo a área bateu fraco. A bola acabou nos pés de Tiago, que ganhou a disputa com o zagueiro e bateu para o gol de frente para o goleiro Lucas Arcanjo deixando tudo igual no Barradão, aos 41 minutos. O gol meio que abalou o time do Leão, com dois de seus jogares levando cartão amarelo em dois minutos. 


Na volta para o segundo tempo, os dois times tiveram oportunidades de marcar o segundo gol. Com mais intensidade, o Vitória desperdiçou boa chance aos 7 minutos. Cázeres cruzou e Dudu apareceu para dominar na entrada da área, passar por dois zagueiros e cara a cara com o Ronaldo tentou de esquerda, mas o goleiro do Bahia defendeu com o pé esquerdo eivitando o gol do Leão. No lance seguinte, foi a vez do Tricolor de Aço desperdiçar boa chance. Ademir recebeu lançamento vindo do campo de defesa e en velocidade invadiu a área e bateu para grande defesa de Lucas Arcanjo. Aos 18', o Vitória marcou o segundo gol.


Após um cruzamento na área, Rezende furou e a bola sobrou para Raúl Cáceres finalizar sem chnce para o goleiro Ronaldo e colocar o Leão em vantagem. O Tricolor sentiu o gol e logo na sequência o Vitória quase marcou o terceiro gol. Matheuzinho recbeu dentro da área e cruzou rasteiro para Dudu, que tentou de letra e a bola passou raspando a trave. Nos minutos finais, o Bahia se lançou ao ataque em busca do empate e criou várias chances. 

A melhor delas quando Ruan Pablo recebeu ótimo lançamento no lado direito da grande área, dominou e cruzou rasteiro. Dentro da pequena área, o zagueiro tentou cortar e Camutanga salvou em cima da linha. A torcida da casa comemorou como se fosse um gol. Já nos acréscimos, o Vitória ficou com um a menos. Dudu recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, mas já não havia mais tempo do Tricolor de Aço aproveitar a vantagem numérica. E o Vitória comemorou a importante conquista dos três pontos no clássico. 


Com o resultado, o Vitória continua na zona do rebaixamento, mas ganha folego na luta para sair da zona perigosa. O Leão é o primeiro na lista dos quatro últimos colocados, agora com 28 pontos, seguido do Fortaleza com 24. E a três pontos do Santos, primeiro fora do Z-R, que será seu adversário na próxima rodada (29º), na segunda-feira (20), às 21h30, na Vila Belmiro. Nesta rodada (28ª), o Peixe venceu o clássico contra o Corinthians, por 3 a 1, na quarta-feira, na Vila. O Bahia, perdeu a segunda seguida no Brasileirão 2025 e  ficou na 6ª posição, com 43 pontos. Mesma pontuação do Botafogo (5º), ambos a seis pontos do Mirassol, quarto colocado e a dois do Fluminense (7º). Na próxima, o Tricolor de Aço enfrenta o Grêmio, domingo (19), na Arena Fonte Nova.



Na Arena do Grêmio, o confronto entre tricolores terminou com vitória do Tricolor gaúcho sobre o Tricolor paulista. Vindo de uma derrota para o Bragantino, recheada de polêmicas, o Grêmio venceu o o São Paulo, por 2 a 0, igualmente vindo de derrota polêmica no clássico contra o Palmeiras, na rodada anterior. Os dois gols da vitória dos gaúchos foram marcados por Carlos Vinícius, um deles de pênalti.

Com a vitória, o Grêmio se distanciou da zona do rebaixamento chegando ao 11º lugar, com 36 pontos. Mesma pontuação do Bragantino (10º) e Vasco (9º), deixando para trás o Ceará, na 12ª posição, com 35 pontos, e o Corinthans (13º), com 33. O São Paulo chegou à sexta derrota nos últimos sete jogos, amplilando a má fase que provavelmente começou com a eliminação nas quartas de final da Copa Libertadores 2025, com duas derrotas para a LDU do Equador. O Tricolor paulista estacionou na *ª posição, com 38 pontos, três a menos que o Fluminense (7º), que tem um jogo a menos.

Grêmio e São Paulo voltam a campo no domingo (19), pela 29ª rodada do Brasileirão 2025. O Tricolor Paulista visita o Mirassol, às 18h30, no Maião. O Tricolor gaúcho enfrenta o Bahia, às 20h30, na Arena Fonte Nova. 



No Maracanã, o Fluminense e Juventude fizeram um jogo fraco, com poucas emoções. Na parte final o segundo tempo, apesar do melhor domínio do Tricolor, o time gaúcho chegou a acertar a trave em um chute de fora da área de Giovanny, aos 35 minutos. E, aos 42', o mesmo atacante levou perigo à meta de Fábio finalizando de dentro da área, com a bola passando raspando a trave esquerda. Nos instantes finais do confronto, o Tricolor das Laranjeiras partiu para o abafa e marcou o gol da vitória já nos acréscimos, em um lance que gerou muita polêmica.

Aos 51', o goleiro Jandrei do Juventude demorou para repor a bola em jogo, levou cartão amarelo, e o árbitro marcou escanteio para o Flumiense de acordo com a nova regra de 8 segundos para reposição da bola. Após a cobrança, a defesa afastou, mas a bola chegou para Riquelme Felipe do lado dirieito da grande área, que cruzou novamente para dentro da área. Thiago Silva pegou de voleio e meio desengonçado acertou o ângulo sem nenhuma chance de defesa para Jandrei, no último lance da partida. Os jogadores do Juventude reclamaram da aplicação da regra e se recusaram a reiniciar o jogo. A arbitragem encerrou a partida.

Reportagem do site LANCE!, lembrou que a regra dos 8 segundos já foi aplicada no Campeonato Brasileiro 2025 em outras ocasiões. Uma das primeiras inclusive, foi contra o Fluminense, quando Fábio demorou para repor a bola na derrota por 2 a 0 para o Botafogo. Na mesma 6ª rodada, o goleiro Fewrnando Miguel, do Ceará, foi punido na partida contra o São Paulo.

Com o resultado, o Fluminense, que vinha de derrota para o Mirassol, por 2 a 1, em jogo atrasado da 13ª rodada, no Maião, subiu para a 7ª posição, com 41 pontos. A dois do Bahia, primeiro no G-6. Na próxima rodada (29ª) do Brasileirão 2025, o Tricolor carioca terá o clássico contra o Vasco, na segunda-feira (20), às 19h30, em São Januário. Já o Juventude segue na zona do rebaixamento, em penúltimo lugar, com 24 pontos. Quatro a menos que o Vitória, primeiro na lista dos quatro últimos colocados. Na próxima, o time gaúcho recebe o Red Bull Bragantino, também na segunda-feira (20), às 19h, no Estádio Alfredo Jaconi.




(com informações da Gazeta Esportiva/LANCE!/ESPN)
Imagem: reprodução/Foto: Victor Ferreira/Vitória
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.