quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A censura, os blogueiros, e a liberdade de expressão.

Primeiramente, quero dizer que o monopólio da informação e do conhecimento não deve pertencer exclusivamente a nenhum núcleo jornalistico por mais poderoso que possa parecer. Com o progresso tecnológico da humanidade e a disseminação da Internet, o mundo se torna uma só aldeia. Nada, e ninguém, poderá deter o direito do livre pensamento, nem tão pouco da liberdade de expressão.
São bens universais exclusivos, e dizem respeito a cada ser humano. Independentemente do poder opressor de qualquer grupo, ou nação. E, cada vez mais se consolida na medida em que todo o conhecimento e informação pode ser livremente compartilhado com um numero cada vez maior entre todos os habitantes deste planeta.
           

Falando nisso, simultâneamente, recebi um comentário neste post que achei de extrema importância. E uma novidade em relação à livre manifestação dos internautas, em relação a paródia criada por dois blogueiros, de um dos mais importantes jornais deste país, e sua reação diante disso.

Antes, sugiro verificar os comentários registrados nesta postagem, só para ter uma noção do livre manifestar da liberdade de expressão. 

Um internauta criou um gerador de manchetes, com o mesmo intuito de satirizar o jornal Folha de S. Paulo com o título Falha de S. Paulo, e layout parecido com o do jornal. O aplicativo é simples e interessante. Permite que você crie a sua própria manchete, na capa do jornal. Uma clara referência ao site homônimo, com o mesmo nome, criado pelos irmãos jornalistas e blogueiros, Mário e Lino Bochini. A paródia de humor, custou aos criadores um processo que pode custar muito dinheiro, por danos contra a imagem do jornal. E ainda, há uma liminar obtida na justiça que derrubou o site, sob a pena de uma multa diária de R$ 10 mil reais, se por acaso os blogueiros vierem a reativá-lo.

É uma dose cavalar de intolerância. Uma atitude estranha e anti-democrática, justamente para quem vive da liberdade de expressão e deveria defendê-la. E não praticar a censura. Sem levar em conta a realidade da Blogosfera nos dias de hoje, interpretando e compartilhando informações através da verdade dos fatos que surgem dos grandes meios de comunicação. Sem manipular a opinião pública, e sem lavagem cerebral para conservar eleitores. 

Todo o conteúdo do site Falha de S. Paulo, está foi bloqueado. No entanto, vários blogs publicaram posts com base no conteúdo original, como o Boteco Sujo, e outros criticaram a ação da Folha.


Lino e Mário, criaram um novo site, Desculpe a nossa fAlha, para compartilhar tudo sobre processo, e a censura imposta pela Folha de S. Paulo ao antigo portal. 
O jornal esqueceu, convenientemente, do CQC, do Caceta & Planeta, dos Improváveis, e outros que seguem a mesma linha de humor, tendo como principal elemento a Sátira. Sobre quase tudo. Inclusive sobre o governo. Esqueceu também que nos tempos atuais, qualquer tipo de ditadura seja civil ou militar, é um atentado à Democracia. Que no Brasil se encontra na  fase da adolescência. Sem saber se é criança, ou se é adulta.

Seguimos na luta pela liberdade. E pelo bem estar geral da humanidade.

Em tempo: 

Entrevista na íntegra do presidente Lula a Blogueiros, em Brasília. Além do tema: comunicação no Brasil, muitos outros assuntos que merecem atenção.


 


Imagem:  aEducadora.
              
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger