Botafogo vence o Internacional e fica a um empate do título do Brasileirão 2024
O Botafogo venceu o Internacional por 1 a 0, nesta quarta-feira (04), no Beira-Rio, e com a vitória precisa apenas de um empate na última rodada (38ª) do Campeonato Brasileiro para conquistar o título de campeão em 2024, no próximo domingo (08). O Palmeiras, que venceu o Cruzeiro de virada, por 2 a 1, no Mineirão, segue vivo na luta pelo título, mesmo que remota. O Verdão terá que vencer sua última partida contra o Fluminense, no Allianz Parque, e torcer para que o Botafogo seja derrotado pelo São Paulo, no Nilton Santos. Confira abaixo, um resumo rápido e os melhores momentos de cada um dos sete jogos válidos pela 37ª rodada, realizados nesta quarta-feira (04).
Campeão da Copa Libertadores 2024, com a vitória sobre o Atlético-MG, por 3 a 1, no último sábado (30/11), o Botafogo abriu o placar logo aos 5 minutos de jogo, com apenas uma finalização em todo o primeiro tempo. Em cobrança de escanteio, Almada tocou para Alex Telles que devolveu para o argentino cruzar na entrada da área para o venezuelano Savarino, que bateu firme de primeira marcando um golaço para colocar o Alvinegro em vantagem. A partir daí, o Botafogo assumiu uma postura defensiva e raramente chegou ao ataque novamente. O Colorado passou a controlar o jogo e criou várias oportunidades de chegar ao empate, mas não conseguiu. Os gaúchos foram para o intervalo com cinco finalizações sem atingir o alvo. O melhor chance foi quando Wesley roubou a bola no meio e lançou para o equatoriano Enner Valencia finalizar com força acertando a trave do goleiro Gatito Fernandez.
No segundo tempo só deu Internacional, desde o início. O colorado foi empulhando chances, mas o Botafogo continuou muito bem postado na defensiva impedindo que o adversário atingisse o objetivo do empate. Gatito Fernández fez várias intervenções importantes. Em uma delas, o goleiro paraguaio, substituto de John, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, fez uma grande defesa na finalização de Borré, quase sem ângulo. No final, os dois técnicos promoveram mudanças nas equipes, mas nada mudou. O confronto seguiu sem alteração no placar e com a importante vitória do Botafogo.
Na última rodada (38ª) do Campeonato Brasileiro 2024, todos os jogos acontecem simultaneamente, às 16:00 horas. O Botafogo enfrenta o São Paulo, no Estádio Nilton Santos, precisando apenas de um empate para sagrar-se campeão. O Internacional, que havia perdido a invencibilidade de 16 jogos com a derrota para o Flamengo, na rodada anterior, permanece na 4ª posição, com 65 pontos. Mesma pontuação do Fortaleza (5º), que será seu próximo e último adversário no Brasileirão 2024, em confronto direto no G-4.
Os confrontos desta quarta-feira (04), pela penúltima rodada do Brasileirão 2024, iniciaram com o duelo entre Vasco e Atlético-MG, em São Januário. O Cruzmaltino levou a melhor sobre o Galo vencendo por 2 a 0, com gols de Vegetti e Philippe Coutinho. A cinco jogos sem vencer no Brasileirão 2024, com a vitória, o Gigante da Colina subiu para a 10ª posição, com 47 pontos, e assegurou a vaga na Copa Sul-Americana 2025.
Já o Atlético-MG, completou 12 partidas sem vitória na temporada, dentre elas a final da Copa Libertadores para o Botafogo, e a derrota na final da Copa do Brasil para o Flamengo, em novembro. Logo após a derrota para o Vasco, o técnico Gabriel Milito deixou o comando da equipe mineira, que caiu para a 14ª colocação, com com 44 pontos. O Atlético-MG se despede do Brasileirão 2024 jogando contra o Athletico-PR, na Arena MRV, sem presença da torcida. O Vasco faz seu último jogo contra o já eliminado Cuiabá, na Arena Pantanal.
No Barradão, o Vitória venceu empatou com o Grêmio em 1 a 1. O Tricolor gaúcho saiu na frente com gol de João Pedro, no primeiro tempo. O Leão deixou tudo igual com gol marcado por Alerrandro, que agro divide a artilharia do Campeonato Brasileiro 2024 com Yuri Alberto do Corinthians, com 14 gols cada um. Com o resultado, o Vitória a 11ª posição, com 46 pontos, e garantiu vaga na Copa Sul-Americana. Com um ponto a menos, o Grêmio (12º) joga a última contra o Corinthians, na Arena, em Porto Alegre. Vindo de uma grande vitória sobre o Bahia, por 3 a 0, na Neo Química Arena, o Timão vai em busca de mais três pontos para confirmar sua presença na Copa Libertadores 2025. Na última rodada (38ª), o Vitória enfrenta o Flamengo, no Maracanã.
No Morumbis, o São Paulo perdeu para o Juventude por 2 a 1. O time gaúcho abriu 2 a 0 de vantagem, no começo do segundo tempo, com com gols de Gabriel Taliari e Erick Farias. O Tricolor diminuiu com Luciano. Com a vitória, o Juventude chegou aos 45 pontos, na 13ª posição, e garantiu presença na Série A do Campeonato Brasileiro no ano que vem. O São Paulo estacionou na sexta colocação, com 59 pontos, já garantido na fase de grupos da Copa Libertadores 2025, e na última rodada do Brasileirão 2024 cumpre tabela no confronto contra o líder Botafogo, fora de casa. O Juventude joga em casa contra o Cruzeiro, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS).
No Heriberto Hülse, o Flamengo venceu o Criciúma com facilidade, por 3 a 0, com gols de Varela, Bruno Henrique e Luiz Araújo. Com o resultado, o Flamengo manteve a terceira colocação, com 69 pontos. Quatro a menos que o vice-líder Palmeiras e com a mesma quantidade de pontos a mais que o Internacional (4º). O Criciúma permaneceu como primeiro na lista dos quatro últimos colocados, com 38 pontos. Seguido do Bragantino, com a mesma pontuação, que joga hoje contra o Athletico-PR, na Ligga Arena, em um dos dois jogos que encerram a 37ª rodada, às 20:00 horas. Na outra partida se enfrentam: Fluminense e Cuiabá, no mesmo horário, no Maracanã. Se o Tricolor vencer o já rebaixado Dourado, o Tigre também segue o rumo da Série B.
No Mineirão, o Palmeiras venceu o Cruzeiro de virada por 2 a 1, e segue vivo na disputa do título do Brasileirão 2024, mesmo com poucas chances. Os gols da partida saíram na etapa complementar, graças a grande atuação de Cássio. O goleiro do Cruzeiro, fez três grandes defesas para impedir o gol do Palmeiras. No total foram ao menos oito intervenções, antes do intervalo. A Raposa saiu na frente com um belo gol marcado por Matheus Pereira, no início do segundo tempo. Maurício, que substituiu Felipe Anderson empatou e Estevão, destaque palmeirense, marcou um golaço de falta para dar a vitória ao Verdão, aos 44 minutos.
Por fim, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia, o Atlético-GO bateu o Fortaleza de virada por 3 a 1. Cardona abriu o placar para o Leão do Pici no primeiro tempo, e perdeu um pênalti com Lucero. No segundo tempo, Derek marcou o gol de empate. Janderson e Alejo, destaque do Atlético-GO, com um gol e duas assistências, marcaram os gols da vitória do Dragão. Com o resultado, o Atlético-GO saiu da lanterna do Brasileirão 2024 e coloca o Cuiabá em seu lugar, com os mesmos 30 pontos e também já rebaixado para a Série B. O Dragão se despede da Série A jogando a última partida contra o Bahia, na Arena Fonte Nova. Como dito, o Fortaleza, em quinto lugar com 65 pontos, terá o confronto direto no G-4 contra o Internacional (5º), que tem a mesma pontuação. O confronto será na Arena Castelão.
(com informações da Gazeta Esportiva/Ge/LANCE!)
Imagem: reprodução/Foto: Vitor Silva/Botafogo

Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.
0 comments:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.