domingo, 1 de dezembro de 2024

Botafogo vence o Atlético-MG e é campeão da Copa Libertadores 2024

O Botafogo venceu o Atlético-MG por 3 a 1, neste sábado (30/11), no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, e conquistou o título de campeão da Copa Libertadores pela primeira vez. O Glorioso teve o jogador Gregore expulso logo no primeiro minuto de jogo, mas foi eficiente na defesa e valeu-se do poderio ofensivo do seu ataque para conquistar a épica vitória. O Alvinegro carioca abriu 2 a 0 de vantagem ainda no primeiro tempo. O time mineiro descontou no primeiro minuto da etapa final. Já nos acréscimos, o Botafogo marcou o terceiro gol. Veja os melhores momentos da decisão.
www.seuguara.com.br/Botafogo/Atlético-MG/final/Copa Libertadores 2024/

Com 29 segundos de jogo, Gregore disputou a bola no alto e acertou a cabeça de Fausto Vera, que caiu sangrando no gramado. Logo a seguir, o árbitro decidiu aplicar cartão vermelho ao volante do Botafogo. Em vantagem numérica, o Atlético-MG passou a ter mais a posse da bola. Aos 8 minutos, Hulk arriscou de fora da área e John fez a defesa espalmando para escanteio. Dois minutos depois, o atacante atleticano finalizou mais uma vez para nova defesa de John. Aos 23', após um cruzamento da esquerda, Deyverson finalizou, mas longe da meta do goleiro botafoguense. Mesmo optando por uma postura mais defensiva, o Botafogo não abriu mão de atacar. Aos 34', Luiz Henrique recebeu passe de Almada pela esquerda, fez boa jogada e Marlon Freitas finalizar. No rebote, Luiz Henrique bateu de primeira para o fundo das redes de Éverson.


A torcida ainda comemorava o primeiro gol do Botafogo, quando 5 minutos depois veio a chance de ampliar o placar.  No recuo para Éverson, Luiz Henrique chegou antes que Arana na bola e foi derrubado na risca da grande área. O árbitro nada marcou. Mas, foi chamado pelo VAR para rever o lance e apontou pênalti, cobrado e convertido por Alex Telles, que marcou seu primeiro gol com a camisa do Alvinegro carioca batendo forte no canto para marcar 2 a 0 Botafogo, aos 43 minutos. 


Para o segundo tempo, o técnico Gabriel Milito fez três mudanças na equipe do Atlético-MG. Entraram Mariano, Bernard e Vargas. Saíram Lyanco, Scarpa e Vera. As alterações que deram resultado de imediato. Hulk cobrou escanteio e Vargas cabeceou sem chances para John diminuindo o placar, no primeiro minuto de jogo. A partir do gol, o Galo passou a criar boas chances esbarrando na boa performance da defesa e principalmente na atuação impecável do goleiro botafoguense. Aos 7', Hulk cruzou para Deyverson cabecear para fora, mas com perigo. Na sequência, o centroavante atleticano teve nova oportunidade finalizando para o bloqueio providencial de Adryelson. Logo depois, Deyverson disputou a bola com Marlon Freitas, que aliviou o perigo trombando com o atacante, que caiu dentro da área. Os jogadores do Atlético-MG pediram pênalti, mas o árbitro nada marcou e também o VAR não se manifestou. 


Na sequência, para tentar quebrar o bom ritmo de jogo imposto pelo Atlético-MG, o técnico do Botafogo fez substituições no ataque do Botafogo. Savarino. Luiz Henrique e Almada saíram para as entradas de Marçal, Matheus Martins e Júnior Santos. Mas o Galo seguiu na pressão tentando o gol de empate que levaria a decisão para a prorrogação. Hulk aparecia bem no ataque. Aos 18', o atacante mineiro bateu firme para boa defesa de John, que logo depois obrigou o goleiro botafoguense a fazer nova defesa espalmando para fora.


Aos 40 minutos, Vargas perdeu ótima chance ao ser lançado dentro da área e cara a cara com o goleiro John, mas mandou por cima, longe do gol. Três minutos depois, o chileno desperdiçou nova chance incrível de empatar a partida. Na falha de Adryelson, Vargas ficou livre dentro da área, tentou encobrir o goleiro, mas mandou por cima longe do travessão. E já nos acréscimos, Júnior Santos fez ótima jogada pela direita e invadindo a área fez o cruzamento rebatido pela zaga do Atlético-MG. O próprio Júnior Santos ficou com o rebote e mandou para o fundo das redes e sacramentar a vitória e a histórica conquista do Botafogo como campeão da Copa Libertadores 2024.


O Botafogo teve um inicio irregular na fase de grupos da Copa Libertadores 2024, com duas derrotas nos dois primeiros jogos. Mas melhorou na sequência avançando para o mata-mata com três vitórias seguidas. Nas oitavas de final da competição, o Glorioso venceu o Palmeiras por 2 a 1, no jogo de ida e garantiu a classificação com um empate no jogo da volta. Nas quartas de final, o Botafogo se empatou duas vezes. A primeira em zero a zero e a segunda partida em 1 a 1. E garantiu a vaga nas semifinais vencendo o São Paulo, nos pênaltis.  A conquista da vaga na final contra o Atlético-MG veio com a vitória de goleada, por 5 a 0, sobre o Peñarol, em casa, e uma derrota fora, por 3 a 1. 


Com a conquista do título de campeão da Copa Libertadores 2024, o Botafogo conquista também uma vaga nas quartas de final da Copa Intercontinental. A estreio do Glorioso no torneio será contra o Pachuca, do México, prevista para o dia 11 de dezembro, no estádio 974, em Doha, no catar. Quem passar enfrenta o Al Ahly, do Egito, no dia 14 de dezembro. O Real Madrid já está na final, esperando quem será seu adversário, no dia 18 de dezembro.


Pelo Brasileirão 2024, o Botafogo retomou a liderança vencendo o Palmeiras, por 3 a 1, na terça-feira (26), pela 36ª rodada que fecha neste domingo com a realização de quatro jogos. Na próxima rodada (37ª), o Glorioso enfrenta o Internacional, terceiro colocado, na próxima quarta-feira (4), no Beira-Rio. O Atlético-MG, na 10ª posição na tabela soma 44 pontos, pela derrota para o Juventude na atual rodada (36ª), jogará a próxima contra o Vasco, no mesmo dia, em São Januário. Com as vitórias de Bahia e Corinthians, nesta rodada (36ª) do Brasileirão 2024, o Galo não tem mais chance de disputar a Libertadores 2025 restando a oportunidade de brigar por uma baga na Copa Sul-Americana.




(com informações da Gazeta Esportiva/ESPN/LANCE!)
Imagem: reprodução/Foto: Alejandro Pagni/AFP

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger