Botafogo vence o Atlético-MG e é campeão da Copa Libertadores 2024
A torcida ainda comemorava o primeiro gol do Botafogo, quando 5 minutos depois veio a chance de ampliar o placar. No recuo para Éverson, Luiz Henrique chegou antes que Arana na bola e foi derrubado na risca da grande área. O árbitro nada marcou. Mas, foi chamado pelo VAR para rever o lance e apontou pênalti, cobrado e convertido por Alex Telles, que marcou seu primeiro gol com a camisa do Alvinegro carioca batendo forte no canto para marcar 2 a 0 Botafogo, aos 43 minutos.
Para o segundo tempo, o técnico Gabriel Milito fez três mudanças na equipe do Atlético-MG. Entraram Mariano, Bernard e Vargas. Saíram Lyanco, Scarpa e Vera. As alterações que deram resultado de imediato. Hulk cobrou escanteio e Vargas cabeceou sem chances para John diminuindo o placar, no primeiro minuto de jogo. A partir do gol, o Galo passou a criar boas chances esbarrando na boa performance da defesa e principalmente na atuação impecável do goleiro botafoguense. Aos 7', Hulk cruzou para Deyverson cabecear para fora, mas com perigo. Na sequência, o centroavante atleticano teve nova oportunidade finalizando para o bloqueio providencial de Adryelson. Logo depois, Deyverson disputou a bola com Marlon Freitas, que aliviou o perigo trombando com o atacante, que caiu dentro da área. Os jogadores do Atlético-MG pediram pênalti, mas o árbitro nada marcou e também o VAR não se manifestou.
Na sequência, para tentar quebrar o bom ritmo de jogo imposto pelo Atlético-MG, o técnico do Botafogo fez substituições no ataque do Botafogo. Savarino. Luiz Henrique e Almada saíram para as entradas de Marçal, Matheus Martins e Júnior Santos. Mas o Galo seguiu na pressão tentando o gol de empate que levaria a decisão para a prorrogação. Hulk aparecia bem no ataque. Aos 18', o atacante mineiro bateu firme para boa defesa de John, que logo depois obrigou o goleiro botafoguense a fazer nova defesa espalmando para fora.
Aos 40 minutos, Vargas perdeu ótima chance ao ser lançado dentro da área e cara a cara com o goleiro John, mas mandou por cima, longe do gol. Três minutos depois, o chileno desperdiçou nova chance incrível de empatar a partida. Na falha de Adryelson, Vargas ficou livre dentro da área, tentou encobrir o goleiro, mas mandou por cima longe do travessão. E já nos acréscimos, Júnior Santos fez ótima jogada pela direita e invadindo a área fez o cruzamento rebatido pela zaga do Atlético-MG. O próprio Júnior Santos ficou com o rebote e mandou para o fundo das redes e sacramentar a vitória e a histórica conquista do Botafogo como campeão da Copa Libertadores 2024.
O Botafogo teve um inicio irregular na fase de grupos da Copa Libertadores 2024, com duas derrotas nos dois primeiros jogos. Mas melhorou na sequência avançando para o mata-mata com três vitórias seguidas. Nas oitavas de final da competição, o Glorioso venceu o Palmeiras por 2 a 1, no jogo de ida e garantiu a classificação com um empate no jogo da volta. Nas quartas de final, o Botafogo se empatou duas vezes. A primeira em zero a zero e a segunda partida em 1 a 1. E garantiu a vaga nas semifinais vencendo o São Paulo, nos pênaltis. A conquista da vaga na final contra o Atlético-MG veio com a vitória de goleada, por 5 a 0, sobre o Peñarol, em casa, e uma derrota fora, por 3 a 1.
Com a conquista do título de campeão da Copa Libertadores 2024, o Botafogo conquista também uma vaga nas quartas de final da Copa Intercontinental. A estreio do Glorioso no torneio será contra o Pachuca, do México, prevista para o dia 11 de dezembro, no estádio 974, em Doha, no catar. Quem passar enfrenta o Al Ahly, do Egito, no dia 14 de dezembro. O Real Madrid já está na final, esperando quem será seu adversário, no dia 18 de dezembro.
Pelo Brasileirão 2024, o Botafogo retomou a liderança vencendo o Palmeiras, por 3 a 1, na terça-feira (26), pela 36ª rodada que fecha neste domingo com a realização de quatro jogos. Na próxima rodada (37ª), o Glorioso enfrenta o Internacional, terceiro colocado, na próxima quarta-feira (4), no Beira-Rio. O Atlético-MG, na 10ª posição na tabela soma 44 pontos, pela derrota para o Juventude na atual rodada (36ª), jogará a próxima contra o Vasco, no mesmo dia, em São Januário. Com as vitórias de Bahia e Corinthians, nesta rodada (36ª) do Brasileirão 2024, o Galo não tem mais chance de disputar a Libertadores 2025 restando a oportunidade de brigar por uma baga na Copa Sul-Americana.
(com informações da Gazeta Esportiva/ESPN/LANCE!)
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.
0 comments:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.