Botafogo vence o São Paulo e conquista o título do Campeonato Brasileiro 2024
O Botafogo, que conquistou o título de campeão da Copa Libertadores, no sábado (30/11), sagrou-se também campeão brasileiro de 2024 depois de 29 anos, ao vencer o São Paulo por 2 a 1, neste domingo (08), no Estádio Nilton Santos. O Alvinegro carioca terminou o campeonato nacional com 79 pontos ganhos. Seis a mais que o Palmeiras, segundo colocado, que perdeu seu último confronto na Série A para o Fluminense, por 1 a 0, no Allianz Parque. Com a vitória, o Tricolor escapou do rebaixamento. Confira o resumo rápido e os melhores momentos dos 10 jogos da última rodada do Brasileirão 2024.
No Estádio Nilton Santos lotado, o Botafogo mostrou determinação desde o início do jogo contra o São Paulo, que jogou com maioria de reservas. Aos 13 minutos, o Alvinegro construiu a primeira boa chance. Luiz Henrique fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro dentro da área. A bola chegou pra Igor Jesus completar, mas mandou pra fora. Logo depois, Marçal recebeu na entrada da área e finalizou rente à trave de Jandrei. Aos 32', o goleiro do São Paulo fez boa defesa quando Savarino cabeceou firme, após o cruzamento de Igor Jesus. Aos 35', o São Paulo teve a única oportunidade no primeiro tempo. De longe, Alan Franco fez um lançamento para William Gomes matar no peito e cara a cara tentou encobrir o goleiro John, mandando para fora.
Aos 37 minutos, o Botafogo abriu o placar. Santiago Longo errou ao dominar a bola no meio campo, Marçal ficou com a bola e lançou para Igor Jesus dar um passe perfeito para Savarino sair de frente com Jandrei e tocar com categoria, encobrindo o goleiro são-paulino. Antes do intervalo, o Alvinegro criou excelente chance de ampliar o marcador. Alex Telles recebeu lançamento em profundidade, dominou e invadindo a área ficou na cara do gol finalizando para grande defesa de Jandrei. No rebote, Igor Jesus bateu firme para nova defesa do goleiro e Alan Franco afastando o perigo chutando para longe da área.
No segundo tempo, o Botafogo voltou com cautela, uma vez que jogava pelo empate e já com certa vantagem de 1 a 0 no placar. Mesmo assim, aos 12 minutos, os botafoguenses quase ampliaram quando Luiz Henrique recebeu de Almada e bateu colocado no canto para a difícil defesa de Jandrei, que espalmou para escanteio. Pouco interessado na jogo, o São Paulo chegou ao empate aos 17 minutos. Na entrada da área, William Gomes aproveitou a falha de Marlon Dias e bateu firme para o fundo do gol. A partir do gol, os dois times optaram por diminuir o ritmo do jogo. Já nos acréscimos, o Botafogo marcou o segundo gol. Gregore aproveitou um erro de Jandrei e Santi Longo na saída de bola, fez o desarme e finalizou para o fundo das redes para sacramentar mais uma grande conquista do Glorioso no ano.
O Botafogo volta a jogar na próxima quarta-feira (121), às 14:00 horas, pelas quartas de final da Copa Intercontinental, contra o Pachuca, do México, no Estádio 974, no Catar. O vencedor enfrenta o Al Ain, dos Emirados Árabes, na semifinal. O Real Madrid já está garantido na final. Com a conquista do título de campeão brasileiro 2024, o Botafogo garantiu sua participação na Supercopa em 2025 tendo como adversário, o Flamengo, campeão da Copa do Brasil 2024. O confronto será no dia 2 de fevereiro, no Mangueirão, em Belém. No dia 15 de junho, o Glorioso faz sua estreia no Mundial de Clubes 2025, contra o Seattle Sounders, no Estádio Lumen Fiel, EUA.
No Allianz Parque, o Palmeiras contava com uma derrota do Botafogo e precisava de uma vitória contra o Fluminense para chegar ao título do Brasileirão 2024. Mas, não aconteceu nem uma coisa nem outra. O Verdão não conseguiu desenvolver o bom futebol e acabou perdendo por 1 a 0. O Tricolor carioca, que precisava somar três pontos para escapar do rebaixamento, demostrou mais determinação e venceu com gol no primeiro tempo e teve várias oportunidade de ampliar na etapa final. O gol da vitória do Fluminense saiu em um passe de Nonato para Serna, que driblou Vanderlan e Murilo antes de bate no canto sem chances de defesa para Weverton.
Com a vitória, o Fluminense ficou na 13ª posição, garantindo uma vaga na Copa Sul-Americana 2025, escapa do rebaixamento somando 46 pontos. Um a mais que Grêmio (14º) e Juventude (15º). O Tricolor Gaúcho perdeu em casa para o Corinthians, por 3 a 0. O Timão abriu o placar nos acréscimos do primeiro tempo, com gol de pênalti cobrado por Yuri Alberto, Charles de cabeça, e com um golaço de bicicleta de Memphis Depay, nos acréscimos da etapa final. Com a vitória, o Corinthians garantiu a 7ª posição, com 56 pontos, e uma vaga na fase de grupos da Libertadores 2025. O Juventude perdeu em casa para o Cruzeiro, por 1 a 0. O Cabuloso ficou na 9ª colocação, com 52 pontos.
O Palmeiras terminou o Brasileirão 2024 como vice-campeão, 73 pontos. Três a mais que o Flamengo, terceiro colocado, que ficou no empate em 2 a 2 contra o Vitória, no Maracanã. O Leão pernambucano esteve duas vezes à frente no placar, com gols de Alerrandro, artilheiro do Campeonato Brasileiro juntamente com o corintiano Yuri Alberto, e Janderson. O Rubro-negro empatou uma vez com Gabigol e outra com Ayrton Lucas. O Vitória termina na 11ª colocação, com 47 pontos. Mesma pontuação o Atlético-MG (12º).
Athletico-PR termina rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro
Em um confronto cercado de tensão e drama, Atlético-MG e Athletico-PR realizaram a última partida no Brasileirão 2024 ameaçados de rebaixamento. O Galo acabou levando vantagem superando o Furacão com um único gol, marcado por Rubens no segundo tempo. Vitória garantiu ao time mineiro uma vaga na Copa Sul-Americana e sua permanência na Série A. E determinou a queda do Rubro-negro paranaense para a Série B do Campeonato Brasileiro, no ano de seu centenário. O Athletico-PR termina como primeiro na lista dos quatro últimos colocados, com 42 pontos. Quatro a mais que o Criciúma, e 12 pontos na frente de Cuiabá e Atlético-GO, que completam o quarteto que disputarão a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, no ano que vem.
O Bragantino, dos quatro times que lutaram até a última rodada (38ª) do Brasileirão 2024 para permanecer na Série A, que colocou o Athletico-PR na lista vencendo o Furação por 2 a 1, na rodada anterior, em plena Ligga Arena, em Curitiba, escapou do rebaixamento. O Massa Bruta garantiu sua presença na Série A batendo o Criciúma de goleada, por 5 a 1, no Estádio Nabi Abi Chedid. Somou 44 pontos. Dois a mais que o Athletico-PR, que jogou mal os últimos três jogos pelo Brasileirão 2024 contra concorrentes diretos e não conseguiu evitar a queda para a Série B.
O Cuiabá se despediu da Séria A com derrota para o Vasco, por 2 a 1, na Arena Pantanal, e na condição de lanterna do Campeonato, com 30 pontos. Mesma pontuação do Atlético-GO, derrotado pelo Bahia, por 2 a 0, na Arena Fonte Nova. O Cruzmaltino venceu o Dourado com dois gols do argentino Vegetti, garantiu presença na Copa Sul-Americana ficando na 10ª posição, com 50 pontos. Três a menos que o Bahia, que garantiu a posição no G-8 e a vaga na pré-Libertadores em 2025.
Por fim, na Arena Castelão, o Fortaleza venceu o Internacional por 3 a 0, com dois gols de Moisés e um de Tinga. Com a vitória, o Leão do Pici, o único mandante invicto do Brasileirão 2024, somou 68 pontos e tomou a posição do Colorado no G-4, que ficou em 5º lugar, com 65 pontos.
(com informações da Gazeta Esportiva/Ge)
Imagem: reprodução/Foto: Vitor Silva/Botafogo

Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.
0 comments:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.