sexta-feira, 11 de abril de 2008

Coragem e Ousadia

Por Fran Christy

Coragem e ousadia estão entre as qualidades mais importantes que todos deveriam desenvolver. Um velho sábio uma vez disse que a coragem é a profilaxia do medo. Ele estava certo. Medo todos nós sentimos. Quem não sente medo é louco, diz Amyr Klink. O fato de uma pessoa enfrentar o medo com coragem não significa que ela não o sinta! E é aí que está a grande diferença entre as pessoas que enfrentam obstáculos e as que travam por causa do medo e desistem.

A insegurança e a baixa auto-estima, que aliás é a causa da insegurança, faz com que a pessoa coloque em primeiro lugar a opinião de terceiros. Uma vez ouvi um professor de psicologia dizer que se vivessemos sozinhos no mundo não teríamos medo de nada, a não ser o medo animal por nossa própria vida. A insegurança está intrinsecamente ligada à expectativa da resposta alheia. Se ninguém souber que fracassamos, lidamos bem com isso,mas quando o fracasso é público, nos sentimos humilhados,inferiorizados. Assumir a responsabilidade por uma idéia é perigoso para quem ésensível à opinião alheia. E se não der certo? O que vão pensar de mim? Vão me ver como um fracassado! 

Enquanto se está na zona de conforto da normalidade, seguindo a cartilha do que você deveria estar fazendo na sua idade, em sua classe social, em sua sociedade, ninguém te olha torto, afinal,você é normal! Mas ao sair da estrada principal e começar a trilhar novos caminhos, os olhos ao redor começam a se arregalar para ver onde é que você está indo, torcendo para que você tropece e caia para que eles possam dizer: "tá vendo, é isso o que acontece comquem sai da estrada!" Para estas pessoas, quem deu certo na vida deu sorte ou foi apadrinhado, são pessoas "especiais", muito longe de sua realidade. 
Tanto no exemplo de Ricardo, como em muitas outras histórias conhecidas de pessoas que superaram obstáculos inimagináveis, apostura autêntica pesou muito. Imagine se Ricardo tivesse dado ouvidos a seus parentes e amigos que o aconselharam a não queimar seu filme dando uma de idiota entrando no escritório de John Casablancas sem dinheiro, sem nada! 
No ambiente empresarial excelentes idéias são despediçadas nas mentes de pessoas inseguras que com medo de serem ridicularizadas jamais revelam suas idéias. Numa palestra sobre este assunto, um jovem me interrompeu e perguntou: "mas e se eu for mesmo ridicularizado?!" Aí é que entra a autoconfiança! E daí?! Qual o problema?! A pessoa autêntica e segura lida proativamente com reações negativas. Ela não leva para o lado pessoal, se sentindo humilhada. Ela procura entender primeiro se a crítica é derivada de inveja, de simples resistência à novas idéias ou se a idéia realmente tem furo ou está incompleta. Tudo sem drama! A adrenalina do medo deve servir de combustível para a ação e também para a reflexão, pois como eu disse no começo quem não tem medo é louco. 
O louco de fato age irresponsavelmente, mais por um impulso irracional do que vontade de conquistar o objetivo. Quem é louco mesmo geralmente quebra a cara, pois não sabe avaliar o que faz. Pessoas corajosas e ousadas no entanto não são loucas. Elas estão cientes do medo, estão cientes dos riscos e continuamente reavaliam seus passos para corrigir a rota sempre que necessário.



Fonte: http://www.sonhosestrategicos.com
Imagem: MuriloFlores


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger