segunda-feira, 26 de abril de 2010

Mução - O espírito humorístico do Nordeste brasileiro.

Mução, é o personagem criado pelo radialista comediante Rodrigo Vieira Emerenciano. Muita gente ri com suas pegadinhais por telefone, que são transmitidas por muitas emissoras de rádio por todo Brasil. Como muita gente, eu não conhecia o criador por trás da criatura.

Rodrigo, ou Mução como queiram, baseia o trote básicamente na atividade que o atendente exerce, e no seu apelido. Que obviamente, sendo pejorativo provoca a revolta ou a ira daquela pessoa. O resultado é o humor àcido e sarcástico devido ao diálogo cômico marcado pela tempestade de palavras de baixo calão, pronunciadas com o carregado sotaque nordestino. Tudo começa quando Mução menciona o inusitado apelido. Alguns não aprovam esse tipo de humor, mas a ligação só vai ao ar com autorização de quem é alvo da brincadeira. Convenhamos, o espírito humorístico do nordestino é extensivo a todo o brasileiro, que por ser um povo sofrido aprendeu a disfarçar seus sofrimentos fazendo galhofa de seus próprios males. Além de tudo, o brasileiro detém a virtude de rir se si mesmo, e amenizar as tragédias que quase sempre são vítimas. Afinal, brasileiro faz piada de tudo. Perde o amigo mas não perde a piada. Quer uma prova? Abra sua caixa de e-mails, e confira se aquele teu amigo bem humorado não lhe enviou a última que recebeu de outro amigo. No fundo, ele não quer que você perca a piada, e simplesmente sorria um pouco.
Rodrigo Vieira mora atualmente no Recife em Pernambuco, onde transmite a Hora do Mução. Programa de sua criação que é transmitido por inúmeras emissoras nordestinas e é repassado à várias outras em muitos estados. Eu ouvi na MIX-fm. Em seu site consta a caricatura do Mução, mas não vi nenhuma foto do Rodrigo. O seu Twitter é recheado de trocadilhos que nem o Barão de Itararé ousou mencionar.

Abaixo Rodrigo Vieira Emerenciano em ação.



E aqui um pouco do Mução.



RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

4 comments:

Anderson Emídio disse...

Olá Guará.

Brasileiros e africanos são únicos no que diz respeito ao bom humor.É impressionante como lidamos com as dificuldades e problemas dando rizadas,acredito que esta seja a razão de tanta criatividade para superar os desafios.Ao relaxar conseguimos mergulhar no nosso interior e buscar as respostas que precisamos.
É fato que o estresse bloqueia a criatividade.
Viva o humor!!!Viva o Brasil!!!
Abraço

GUARACI CELSO PRIMO disse...

Anderson,
Você reparou que a maioria dos humoristas brasileiros que fazem sucesso são nordestinos?
Além do Rodrigo V. Emerenciano, podemos citar: Chico Anísio, Renato Aragão, etc...
Abraço.

Edmar disse...

mução como fazer para adquirir seus CDs com as pegadinhas. Moro na cidade de Juiz de Fora/MG.
Abraços
Edmar
capedmarp@ibest.com.br

GUARACI CELSO PRIMO disse...

Edmar,
Tente este link:
http://www.mucao.com.br/novo/home/index.php
Abraço.

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger