quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Censura a Nassif, a pedido do BTG, desrespeita o STF. Por Marcelo Auler

www.seuguara.com.br/censura,Luis Nassif,BTG Pactual/
Publicado originalmente no blog do autor - A censura, que a Constituição Cidadã não admite, como o próprio Supremo Tribunal Federal vem, reiteradamente, afirmando desde abril de 2009 no julgamento da famosa ADPF 130, foi aplicada na sexta-feira (28/08), contra o Jornal GGN, editado por Luis Nassif, em nome da defesa do "da honra objetiva do Banco" BTG Pactual S/A. Tal como consta da decisão assinada pelo juiz Leonardo Grandsson Ferreira Chaves, da 32ª Vava Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (ilustração ao lado).
www.seuguara.com.br/censura/Luis Nassif/BTG Pactual/

O Jornal GGN vinha publicando reportagens relacionadas à compra pelo BTG Pactual de carteiras de crédito de R$ 2,9 bilhões do Banco do Brasil, assunto que a chamada grande mídia evita abordar. A operação chamou a atenção por se tratar da primeira cessão de carteira do Banco do Brasil a uma entidade que não integra o conglomerado e pela falta de transparência sobre os possíveis lucros, ou como o BTG teria a capacidade de recuperar as perdas desse suposto crédito podre. 


Com a ameaça de uma multa diária de R$ 10 mil, o Jornal GGN, editado por Luis Nassif, viu-se obrigado a retirar do site cerca de onze textos. Eles analisavam o interesse do BTG Pactual, no qual o ministro Paulo Guedes já teve participação, em adquirir bancos de dados já existentes, de forma a ampliar a sua inexpressiva carteira de cliente. Interesse que justificaria a participação do banco, através da empresa Estapar, na disputa pela exploração na capital paulista, do controle de estacionamento em vias públicas, pelo chamado Zona Azul.      


O BTG interessado em banco de dados


Como mostrou Nassif, ao arrematar em uma licitação que foi colocada sob suspeita pelo Ministério Público Estadual, o controle da Zona Azul, o Pactual terá acesso a uma clientela potencial de 3 milhões de usuários absolutamente fiéis. O jornalista vai além e mostra que com este banco de dados será possível saber "as regiões frequentados pelos veículos, as lojas no entorno. Essa base de dados tem um valor potencial imensamente superior ao do próprio contrato da Zona Azul". 


O próprio Nassif explica o que está por trás desta licitação do Zona Azul em São Paulo, na postagem que comenta a censura às dez matérias - Censura a 11 matérias visa impedir a divulgação do negócio com big datas públicos

Leia o texto completo aqui.


Via: DCM

Imagem: reprodução 


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger