sexta-feira, 28 de novembro de 2008

DOS AMIGOS E INIMIGOS


Não sei se sensibilizado com o pedido de ajuda que recebi lá do sul do país, que convive mais uma vez com a calamidade dos enchentes, ou porque isso me permitiu lembrar de momentos de genuíno convivio de verdadeira amizade, perdidos na sombra do passado e escondidos em um canto qualquer do inconsciente, parei por um momento refletindo sobre os relacionamentos que cultivamos no decorrer de nossa existência.

Quando estamos na presença de algumas pessoas conversando ou "prosiando" como se fala aqui no interior, não raramente se referimos ao que disse um amigo - ouvi de "Fulano", uma opinião que achei relevante. E assim segue qualquer diálogo, sobre diversos assuntos quando o "papo" está bom e as companhias melhor ainda. E aquela junção de pessoas seguem trocando experiências, e se envolvendo num fenomeno mútuo de entendimento e afeição, desenvolvendo um valor humano inestimável que elas acreditam ser a Amizade. E nessa troca de informações e conhecimentos cria-se o verdadeiro sentimento de confiança e lealdade, e vai-se construindo o verdadeiro entendimento entre os seres humanos. E, se você olhar para trás e pensar bem, verá quanta coisa você aprendeu com essas pessoas que você decidiu chamar de amigos.

Ao interagirmos com o outro, nos é revelado as características de cada um, sua personalidade, suas preferências, seu estilo de vida, o que nos levaria a certeza de estarmos diante de um verdadeiro amigo ou apenas de um "conhecido", ou um amigo do amigo.

No entanto, num momento outro, um procedimento de um ou de outro, coloca à prova todo esse relacionamento construído com base na confiança e na lealdade, que seriam presupostos da verdadeira amizade. Tornam-se então, inimigos? Ou essa relação estaria protegida pela couraça do perdão e da tolerância? Seriam esses os valores intrínsicos da Amizade que não conseguimos reconhecer? Então, ficaríamos dependentes do caráter e da verdade de cada um? Quem há de reconhecer sua falta perante o outro?

Teriamos que admitir, como imperfeitos que somos, os vícios destroem um relacionamento perfeito, tornando um amigo em inimigo.

Que se promova o exercício das boas virtudes como receita para fazer amigos, antídoto às desgraças da imperfeição de cada um, como diz por exemplo, o texto islâmico: "Mantem -te distante da inveja, pois, assim como o fogo queima a lenha, a inveja consome as boas ações".

Nossa expectativa é que as pessoas estejam sempre do lado bom, é nosso desejo e de muitos que refletiram sobre amigo e inimigo, amizade ou inimizade. Toque neste assunto e, duvido que alguém não cite algumas frases sobre o tema.

Que o amigo que tivemos um dia, esteja ele onde estiver, no norte ou por força das circunstâncias em terras catarinenses, possa lembrar de um velho amigo do passado, mas sempre presente em sua lembrança como uma verdadeira amizade.





CANAL: EDSSLBR

POSTS RELACIONADOS: AMIGOS
AOS AMIGOS E IRMÃOS.
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

4 comments:

Anônimo disse...

Caro Guará!
Quero agradecer-lhe por ter se tornado seguidor do blog Tabuí e seus Causos (http://tabui.blogspot.com/). Como seguidor, quero que vc se sinta à vontade para fazer suas críticas, sugestões e seus comentários. Obrigado pelo apoio.

Unknown disse...

Aproveitei a oportunidade para linkar o Blog do Guará ao Tabuí e seus Causos. Confira! Se puder dar reciprocidade, fico agradecido.
Grande abraço.

Unknown disse...

Aproveitei a oportunidade para linkar o Blog do Guará ao Tabuí e seus Causos. Confira! Se puder dar reciprocidade, fico agradecido.
Grande abraço.

Anderson Emídio disse...

Fantástico este texto!!!
A amizade é um dos sentimentos mais puros da humanidade,capaz de romper barreiras e tempo ligando pessoas em todo lugar.
O verdadeiro amigo sempre deixa uma marca positiva em nossas vidas e ainda que distante eles se tornam inesquecíveis.
Feliz aqueles que tem bons amigos,são preciosos e de valor imensurável.

Forte Abraço

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger