quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Bem vindo Marcelo!

Há mais ou menos 31 anos neste mesmo mês, li em uma revista destinada ao público jovem um texto de boas vindas a uma criança que acabara de chegar ao mundo. A jovem cronista tenta passar ao filho sua impressão sobre a fantástica magia de viver. Dizem os sábios que a cada criança que nasce, Deus, prova mais uma vez que não perdeu a esperança nos seres humanos.
         

O texto foi escrito por Carmem T. Leal, uma paranaense da cidade de Paranavaí. Corria o ano de 1979, uma época em que os jovens tinham a exata dimensão do valor do dinheiro, e não existia tanto materialismo. Acho que era por isso que jovens pais eram mais conscientes e por conseguinte mais felizes. Mesmo que em condições não tão favoráveis, as decisões a serem tomadas levavam em conta a tolerância, a resignação, o amor e seus desdobramentos. Nossos educadores nos ensinavam a sermos humildes, sem ter que aturar humilhação. Nem sei, se sabíamos direito o conceito de egoísmo. Foi quando nasceu meu primeiro filho. Minha esposa ao ler o relato da jovem mãe, não teve dúvida quanto ao nome de batismo do nosso primogênito.
É com este texto, e com a mesma emoção de outrora, que até esperei para amenizar um pouco, que dou as boas vindas ao meu primeiro neto, chamado Marcelo. Vindo ao mundo de "gente grande"  por força do destino, no mesmo mês do seu pai e daquele que um dia ele vai chamar de avô. Tenho a impressão que ele saberá distinguir "gente grande" de "gente encolhida". Como mencionou Carmem, em sua mensagem destinada ao seu primeiro filho, Maycoln. 
Não tenho os mesmos dotes virtuosos da minha amiga poetisa, estou longe de possuir espírito de poeta.  Por isso resolvi deixar aqui o texto original, em homenagem a chegada do meu neto, Marcelo Heitor Wolff Primo.

Bem vindo Maycoln! 

Sabe, Maycoln, enquanto você está assim, segurando meus dedos, sinto o quanto a vida é mágica. Estar vivo é pura magia.
Quando você olhar em volta, quando você olhar para tudo, procure ver todas as coisas e tente contá-las. Você não conseguirá. Mesmo quando você for para a escola e lhe ensinarem a "matemática moderna". Nem assim você conseguirá contar todos os flocos de neve, folhas de grama, pessoas, estrelas, ideias, formas e sombras. Todos os pensamentos e sentimentos existentes dentro de você.
Talvez seja esse o milagre de Deus: cada uma dessas coisas é diferente de todas as outras. Não há dois grãos de areia iguais, nem dois flocos de neve, nem dois seres humanos. E, no entanto, Maycoln, tudo é exatamente igual a todo o resto. Tudo é feito dos mesmos minúsculos prótons, neutrons, e elétrons, girando magnificamente. E isso abrange tudo, inclusive seu berço, nossos dedos, e o céu além de sua janela. Tudo parte da mesma fantástica trama de maravilhas.
Há, porém, pessoas que não querem ver essa magia, por que é coisa "infantil" e elas tem medo de que "gente grande" ria delas. E trancam seus sentimentos bons, e a criança trancada lá dentro fica inatingível. Coitadas, quando chegou a hora de crescer, só fizeram encolher. De modo que não são "gente grande". São "gente encolhida".
Mas, antes de você entender isso, Maycoln, virão outras coisas. Como o primeiro sorvete, o passeio na chuva, o primeiro balanço num pneu velho, a primeira barrigada na água, o primeiro beijo.
E, chegará o dia em que você conhecerá uma moça. De repente uma mistura de elementos que a Ciência nunca analisou, jorrará através de vocês. Você gaguejará. A mão dela roçará a sua. Você se sentirá fervendo, indefeso, incapaz de fazer coisas sensatas ou de "gente grande". A essa explosão de sentimentos chamamos Amor. Seus sentimentos se concentrarão sobre ela; tudo em você estará relacionado com ela. E você será distraído e brilhante: enfrentaria um dragão, mas terá o maior cuidado em atravessar uma rua só para se conservar vivo. Vocês dois terão pena de todos os que não estiverem apaixonados - pois o Amor é raro, precioso e mágico também.
E numa determinada hora você olhará para si, refletido nos olhos dela e verá como é forte, belo, livre, e pensará: "tenho que passar com ela todos os momentos de minha vida". Mas, aparecerá a "gente encolhida" e dirá: "não se comprometa com outro ser humano. Por que confiar, por que ariscar-se a ser ferido?". Cuidado! Isso é tolice de "gente encolhida". Não ligue para ela e lembre-se dos seus tombos quando tentava andar. Você nunca desistiu e agora caminha. Se fosse "gente grande", ajuizada, teria desistido na segunda ou terceira queda.
A beleza, a pureza de amar por amar está dentro de nós, mas é preciso procurá-la, e alcançada a magia da vida, novamente se repetirá. E vocês dois a descobrirão, com maior alegria, se estiverem unidos. E então o Eu e o Tu de vocês dois continuará, mas surgirá a mais maravilhosa das criaturas. De onde novos seres, lindos e insubstituíveis surgirão.
Espero que um dia você entenda isso. Para que possa dizer a toda a criatura nova: "Seja bem vindo a fantástica magia de viver". 

Vida que segue... 

Imagem: Sempri.
       
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

4 comments:

Pri disse...

Nossa pai....foi de emocionar!!

Márcia disse...

Olá Vô Guara! Fico muito feliz em constatar, mais uma vez, que o Marcelo terá muitas oportunidades de aprendizado e degustação da vida ao lado deste avô tão querido. Lembro-me do seu desejo de tê-lo como um companheirão e tenho isso em meu coração como um desejo meu também. Em breve prepare-se para ter menos tempo para postagens, pois seu neto estará em seu colo batendo no teclado e pedindo sua atenção. Um abraço com carinho e saudades, Marcelo Heitor e Márcia

Maycoln Primo disse...

Nossa foi emocionante reler, mesmo já tendo lido algumas vezes este texto, é inevitável o nó na garganta. Bem vindo nosso querido Marcelo!
Abraço Guara. Parabéns pelo post

Nilton Luis Bobato disse...

Seja bem vindo Marcelo!!!
Parabéns a todos vocês!!!
Um abração!!!

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger