quinta-feira, 23 de abril de 2009

Os primeiros passos na Grande Rede.

Acredito muito na nobreza do Voluntariado. Vou deixar minha contribuição para o movimento do Blog voluntário ,desejando pleno sucesso nessa campanha. Que ela possa chegar a todas as pessoas que buscam conhecimentos para progredir na vida, e poder viver com mais dignidade.
Antes de mais nada, você que está chegando agora ao fantástico mundo de conhecimentos e informações que oferece a internet, deve estar consciente que é preciso exercer a virtude da PACIÊNCIA. Isto é, navegar na WEB vai exigir de você muita calma. Dependendo da máquina (computador) que você adquiriu ou que está usando no momento, vários fatores irão contribuir para que você não perca o entusiasmo e tome gosto pela coisa.
A satisfação de navegar pela internet, obviamente depende da velocidade de acesso aos diversos sites, páginas e Blogs, que nela existem. O que determina isso é provedor que liga o computador que você usa à grande rede. Quanto maior a potência deste provedor, maior a velocidade. Evidentemente, se você já esta acessando da sua própria casa, isto constará do contrato de acesso que você firmou com a empresa responsável pela instalação e manutenção da sua linha de acesso. Se for uma linha "discada", isto é ligada à mesma do seu telefone,  a velocidade será menor. Se falarmos da chamada "Internet rápida", a opção de velocidade desejada pode variar conforme o plano que você optou no momento da contratação. Já nas famosas Lan house a velocidade é a mesma para todos os computadores existentes naquela sala, pois estão ligadas em rede, através de uma só linha.


Dentre as milhões de páginas existentes e das infinitas possibilidades de pesquisa você vai encontrar uma chamada Google, que é um dos sites de busca mais populares. E outra chamada Wikipédia, que é uma encicoplédia livre, onde as pessoas dos mais variados ramos de conhecimento escrevem em diversos idiomas. Incluindo imagens e videos. São dois instrumentos importantes que você pode utilizar para aumentar seus conhecimentos.

Um dos mais comuns e elementares instrumentos de navegação na Internet, importante tanto para navegantes quanto navegados (donos dos sites) é o LINK. Determinado por uma palavra, um texto sublinhados e/ou grafados em cor diferente, ou ainda uma imagem que ao clicarmos nela, nos leva à uma outra página, ou site que traz a definição, ou a diversas informações relativas ao termo, texto ou matéria de que trata o assunto que você está estudando.

Um ponto importantíssimo para você navegar com segurança é ter instalado em sua máquina um bom anti-vírus, que permite proteger os arquivos existentes na memória do seu computador, tomando cuidado em mantê-lo sempre atualizado. Existem várias versões grátis que você pode utilizar. Clicando AQUI, você vai ter várias dicas sobre este tema.

Você pode saber mais lendo a CARTILHA DE SEGURANÇA PARA INTERNET. Clik AQUI.

Vale lembrar que montar sua rede de contatos (amigos e familiares), utilizando sempre o correio eletrônico (e-mail) irá contribuir para o teu desenvolvimento pessoal e lhe proporcionar através da troca de idéias, textos e mensagens momentos de satisfação em estar fazendo parte dessa grande rede, que é a forma mais democrática de participar da evolução do mundo e do ser humano, até mesmo em tempo real.

Ao comentar sobre "Link", tomei cuidado em colocar alguns neste texto. Não deixe de clicar nas palavras que estão em cor diferente das utilizadas no texto, você será direcionado a assuntos relacionados com a matéria escrita.

Por fim, separei dois videos para os que estão chegando na grande rede, (pessoas de 10 a 70 anos) com a finalidade de ilustrar a postagem, e ajudar a absorver melhor os conceitos aqui mencionados.

Então, tenha paciência... e assista.




RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

2 comments:

Júlio [Ebrael] disse...

Olá Guara!! Você falou bem navegar é preciso. E pra ter paciência de Jó!! Sabendo que a Internet brasileira é uma das mais lentas e mais caras do mundo...Comparando com a do Japão: se as conexões de Brasil e Japão fossem carros de Corrida, ã internet do Japão correria a 350 km/h e consumiria R$ 5,00 de combustível, enquanto a nossa... aff, a nossa correria a 5 km/h e consumiria o equivalente a R$ 100,00 em média de combustíveis... Paciência!! Santa Paciência, nos livre do hospício!!

Francisco Amado disse...

Já esta no ar seu link.
Abraços

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger