sábado, 14 de abril de 2012

Santos Futebol Clube - 100 anos de futebol arte

O Santos Futebol Clube, completa neste Sábado, 14/04/2012, 100 anos de glória, revelações, e arte, dentro e fora da Vila Belmiro. A história do Clube se confunde com a história do Rei do futebol. Foi lá que começou a majestosa trajetória de Edson Arantes do Nascimento, Pelé. Mas o glorioso alvinegro praiano desde o início até os dias de hoje, sempre contou com grandes craques em seu elenco, e revelou outros tantos para o futebol brasileiro.
Quem nasceu na década de 50, costumava ouvir pelo rádio a narração das grandes jogadas do memorável time, que contava no ataque com o trio mágico, Coutinho, Pelé e Pepe. Com a ajuda de dois craques, Dorval e Mengálvio, no meio campo, as tabelinhas Pelé-Coutinho, eram fatais. Tal qual o potente chute de Pepe, quase sempre indefensável. Pepe, costuma dizer que o maior goleador da Vila, foi ele, pois, "Pelé é de outro mundo". Com esses três em campo era certeza de uma chuva de gols, com vitória. Derrotas eram raríssimas, mas os gols sempre aconteciam.

A era de vitórias e conquistas do Santos F.C. foi longe. Deu uma parada com a despedida de Pelé. Depois voltou a figurar entre os grandes clubes, sem muitas conquistas mas sempre com bons jogadores defendendo suas cores. Como Clodoaldo, Pita, Giovani, e muitos outros. Até o surgimento dos chamados "Meninos da Vila": Robinho, Diego, Elano, Leo, e mais algumas revelações que trouxeram uma nova época de conquistas de títulos ao "Peixe". Os meninos ganharam o mundo e foram brilhar no exterior. Segue-se um período de entre safra na Vila famosa. Até que a diretoria resolve lançar mão do celeiro de craques da base. Surgiram então, Neymar e Paulo Henrique Ganso. Ainda iremos ouvir falar muito desses dois jovens craques. Uma dupla que chegou para resgatar o futebol arte do Santos, fazendo a equipe conquistar três títulos em uma mesma temporada. Campeão Estadual, brasileiro, e campeão da Taça Libertadores. Para os saudosistas, estava de volta a velha equipe dos anos 50/60, que não perdia para ninguém, encantando o mundo com o mais belo futebol do Brasil. 




Na festa festa do centenário, neste Sábado, a empresa fornecedora do material esportivo do clube, apresentou o novo terceiro uniforme do Clube. Em azul-turquesa, ou "azul da cor do mar", como quer a empresa. O Santos estreia oficialmente o novo uniforme na Quinta-feira (19), na última partida da primeira fase da Copa Libertadores, diante do The Strongest, na Vila Belmiro. O alvinegro está em primeiro no Grupo I.

 Reprodução/GazetaEsportiva.Net/Sergio Barzaghi/GazetaPress

Relembre a campanha do Santos na Libertadores 2011.
 



Pelé, participou das comemorações dos 100 anos na Vila. Não podia faltar. A saga do Rei desenrolou-se em sua maior parte, no próprio Santos F.C., durante 18 anos. Segue tributo.




Abaixo, a evolução dos escudos. Esta imagem foi reproduzida do Blog Mundo do Futebol, onde você pode conferir um especial sobre o centenário do Glorioso, muito bem elaborado pelo blogueiro Alan de Souza. A matéria oferece muitos links, imagens, e vídeos, sobre as principais conquistas, e a história do Santos F.C. Tem até a curiosa história do mascote do
time.

Parabéns Peixe!


Fonte: FoxSports
Informações e imagem: GazetaEsportiva.Net
        
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger