quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Mascote da Copa 2014, Tatu-bola se espalha pelo Brasil

Com a finalidade de estimular o voto popular para escolha do nome do mascote oficial da Copa do Mundo de 2014, réplicas de bonecos infláveis foram espalhados em diversas partes do País. Brasília, São Paulo, Salvador, e as principais cidades sedes dos jogos já estão expondo o boneco do mascote. Há três opções para escolha do nome: Amijubi, Fuleco e Zuzeco.
A votação vai até o mês de Novembro, e pode ser feita pelo Site da entidade, onde consta os significado de cada nome escolhido.



Apesar da escolha não ter agradado o grande público, "Fuleco" tem obtido o maior número de votos até o momento.

Confira o significado dos nomes:

Amijubi - é a união das palavras “amizade” e “júbilo”, duas características marcantes da personalidade do nosso mascote e que refletem a maneira de ser dos brasileiros. Além disso, esse nome tão original está ligado ao tupi guarani, em que a palavra “juba” quer dizer amarelo – a cor predominante no mascote!

Fuleco - é a mistura das palavras “futebol” e “ecologia”, dois componentes fundamentais da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O nome do nosso mascote mostra como essas duas palavras combinam perfeitamente e ainda incentivam as pessoas a ter mais cuidado com o meio ambiente.

Zuzeco - foi formado dos elementos principais de “azul” e “ecologia”. Azul é a cor dos mares da maravilhosa costa brasileira, dos rios que cruzam o país e do nosso lindo céu. E é também, claro, a cor da carapaça especial do mascote. Ele sabe que pertence a uma espécie vulnerável e por isso, também sabe o quanto é importante divulgar e incentivar a conscientização ecológica entre seus amigos do mundo inteiro.


Segundo informações do Site Terra, "desde a edição de 1966, quando elegeu o leão Willie, da Inglaterra, que a Fifa adota um mascote oficial. Curiosamente, somente em 1994, na Copa do Mundo dos EUA, que um animal voltou a ser mascote de um Mundial com o cão Striker. Em 1998, na França, foi a vez do galo Footix. Já em 2006, os alemães apresentaram um novo leão como mascote, o Goleo. E no último evento da Fifa, em 2010, na África do Sul, o escolhido foi o leopardo Zakumi".


O Tatu-bola é um animal praticamente em extinção. Você o conhece? Link vídeo.


Fonte: Wagner Machado/Correio do Povo 
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger