Simpatias no Réveillon - comer doze uvas é tradicional

Comer doze uvas na véspera do ano novo, ou na comemoração do Réveillon para atrair sorte, saúde e fortuna é a simpatia que tem mais adeptos em várias partes do mundo. Há outras igualmente "poderosas" que prometem o mesmo efeito. Como àquela de comer lentilhas cozidas depois da meia-noite. É costume na Itália, mas é comum em vários países da América do Sul, inclusive no Brasil. Dizem que é para atrair prosperidade e fortuna no ano que vem.

Essa história das doze uvas da sorte começou na Espanha, no ano novo de 1909, em consequência de uma grande colheita recorde, na localidade de Alicante. Mas no século XIX, era costume entre os burgueses espanhóis despedir-se do ano velho comendo uvas, acompanhas de torradas e champanhe. Era tradição nos restaurantes exibir junto à tabela de preços, doze uvas simbolizando os doze meses do ano. Na bíblia, a videira é considerada um símbolo da vida e da sabedoria.
Segundo a tradição popular, na ceia do Réveillon também não pode faltar a carne de porco e de peixe. O porco porque fuça pra frente e o peixe porque anda pra frente. Uma alusão ao progresso da vida. Em contrapartida, carne de aves não é recomendado. Ciscam para trás, o que segundo a crença pode atrair regressos.
Fonte: muyinteresante.es
informações: yahoo

Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.
0 comments:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.