Educação: Enem - dicas e cuidados para se dar bem na redação
A primeira preocupação para quem vai participar do Exame nacional do Ensino Médio (Enem), é sem dúvida a redação. O fator fundamental para quem quer se dar bem na prova e sentir-se seguro, é estar bem preparado. Sucesso na prova de redação significa muita leitura e prática da escrita.
Reunir textos dos principais acontecimentos que foram destaques nos jornais, revistas e mídia em geral para leitura, principalmente as publicadas anteriores ao mês de junho, também é outra boa dica. Pois neste período as provas do Enem 2013 já estavam prontas.
Estas e outras recomendações estão entre as citadas pelo grupo de professores ouvidos pela Agência Brasil, com a finalidade de ajudar os estudantes que irão participar do certame, que acontece nos dias 26 e 27 de outubro. Confira abaixo, a íntegra da matéria de responsabilidade da repórter Yara de Aquino.
Professores dão dicas para uma boa redação no Enem
"Brasília – A redação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma
preocupação para muitos candidatos. Quem zera na redação não tem a prova
corrigida e uma boa nota contribui para melhorar a média final. Os estudantes
farão a redação no dia 27 de outubro, segundo dia de prova do Enem. A
Agência Brasil ouviu professores que deram dicas para que os
estudantes possam fazer uma boa redação.
Os professores citam a leitura e a prática da escrita como fundamentais. O
estudante deve ler jornais e revistas para se atualizar sobre os temas que
mobilizam a atenção da sociedade e, assim, ter base para desenvolver bons
argumentos na redação. A leitura é também um meio para adquirir vocabulário e
evitar a repetição de palavras ao longo do texto.
“É fundamental que os alunos façam um levantamento dos assuntos importantes que
estiveram presentes nos jornais ao longo do ano para que possam ter uma
consciência crítica sobre os assuntos que foram abordados”, explica a professora
de redação do curso preparatório do Sistema Elite de Ensino, do Rio de Janeiro,
Rita Bezerra.
Ler textos com a mesma estrutura do exigido no Enem - que é o
argumentativo-dissertativo - para se familiarizar com a estrutura é outra dica.
“Essa tipologia pressupõe que o aluno estabeleça uma tese e dois ou três
argumentos que fundamentem essa tese”, explica Rita Bezerra.
Nessa reta final, com pouco mais de um mês para as provas, é bom intensificar os
treinos. Fazer uma média de três redações por semana seria o ideal na avaliação
da professora de redação do Curso Progressão Autêntico, do Rio de Janeiro,
Talita Aguiar. O interessante, segundo ela, é escolher temas que estiveram em
evidência no noticiário ao longo do ano. Fazer as redações anteriores do Enem
também é um bom método de treino apontado pelos professores.
O professor de redação do pré-vestibular Alub, em Brasília, Marcelo Freire,
chama a atenção dos estudantes para que revisem o noticiário anterior a julho já
que a prova do Enem é elaborada com meses de antecedência. “Eles precisam
revisar as atualidades de alguns meses atrás. Isso gera uma confusão nos
candidatos que pensam que o que está saindo agora no jornal cai na prova”,
explicou.
A redação do Enem é aplicada no mesmo dia em que as provas de linguagens,
códigos e matemática, que somam 90 questões. O candidato tem cinco horas e meia
para fazer toda a prova. A recomendação é que se gaste, em média, uma hora com a
redação. A professora Rita Bezerra sugere que os estudantes comecem a fazer as
provas pela redação para que não cheguem ao momento de escrever o texto já
cansados e, também, para o candidato ter mais tranquilidade com a redação
garantida.
“Sempre indico que ela seja a primeira prova. O candidato pode deixar para
passar a redação a limpo entre a prova de português e a de matemática porque ai
ele pode tirar alguma dúvida em relação a grafia de alguma palavra ou
concordância pela própria prova”, disse Rita Bezerra.
A linguagem no texto merece atenção especial para evitar que a forma usada em
redes sociais e conversas informais com amigos seja reproduzida na redação. “É
comum perceber a influência da linguagem das redes sociais por meio de palavras
coloquiais, gírias. O aluno deve atentar para uma linguagem o mais próximo da
formal”, diz a professora Talita Aguiar. Ela recomenda evitar palavras
repetidas, uso excessivo do “quê” e do gerúndio. A concordância e a coesão do
texto com o uso correto dos conectivos é outro item que requer atenção.
Para orientar os candidatos, o Ministério da Educação publicou um guia
com dicas sobre a redação. O guia informa que é opcional dar título à
redação e que a letra legível é condição para que a prova seja corrigida. Também
detalha que na redação é preciso defender uma opinião sobre o tema proposto
apoiada em argumentos consistentes e, por fim, elaborar uma proposta de
intervenção social para o problema apresentado."
Imagem: reprodução/ElianeBarbosa

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