quarta-feira, 25 de junho de 2014

Curtas & Boas

Mídia desembarca da teoria do caos na Copa - A mídia familiar brasileira reconhece: seus leitores foram enganados nos meses que antecederam a Copa do Mundo de 2014. Sabe aquele bordão, o Imagina na Copa? Ou a teoria de que os estádios não ficariam prontos e haveria caos nos aeroportos? Era apenas terrorismo midiático, com óbvias intenções políticas.
Não é exatamente isso o que dizem os jornais deste domingo, mas, assim, poderia ser escrita a história de como grandes conglomerados de mídia desembarcaram da teoria do caos na Copa.

Copa das Copas-2014
Imagem/reprodução/montagem/247
No Estado de S. Paulo, a reportagem de Lourival Sant'anna informa que "apesar de problemas, Copa vence o caos". "Está tendo Copa sim e o Brasil não está fazendo tão feio", diz o texto, sem esconder sua má-vontade com o próprio País. "O resultado é surpreendente: nos pontos em que se temiam mais problemas, como os aeroportos, o transporte e a segurança pública, as coisas estão indo relativamente bem".

Na Folha, Nelson de Sá diz que "prenúncio de que Copa seria o 'fim do mundo' não aguentou três dias". A reportagem, no entanto, transfere para a mídia internacional os ataques ao Brasil, como se veículos internacionais não formassem suas opiniões e consensos a partir do que recebem de informação da mídia nativa. "Do início do ano até a abertura da Copa do Mundo, a imagem do Brasil foi alvo de um ataque de histeria da mídia ocidental", é a frase que abre a reportagem da Folha. Mas onde será que a mídia ocidental se informava sobre o Brasil?

Entre os profetas do caos que tiram o time de campo, até Veja, aquela que previa a entrega dos estádios apenas em 2038, deu uma guinada. Na capa deste fim de semana, o título "Só alegria até agora". No entanto, na chamada de capa, a revista adverte que é melhor aproveitar a festa, "pois legado duradouro, esqueça". Ou seja: como se estádios e aeroportos fossem desaparecer depois do Mundial.

A verdade, pura e simples, é que leitores foram enganados. E alguns que se deixaram enganados agora estão arrependidos, como a colunista Mariliz Pereira Jorge, da Folha, que caiu na esparrela do caos, deixou de tirar férias, de comprar ingressos e de aproveitar a #copadascopas. Continue lendo::
------------------------------------------------------------------------------------------------------

Entidades pedem dois vetos no PNE -

Entidades que atuam no setor educacional reivindicam o veto de dois trechos do Plano Nacional de Educação (PNE). Em carta à presidenta Dilma Rousseff, pedem que seja excluída do PNE a destinação de parte dos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para programas desenvolvidos em parceria com instituições privadas e a bonificação às escolas que melhorarem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O PNE tem prazo até hoje (25) para ser sancionado pela presidenta Dilma Rousseff. O plano estabelece 20 metas para serem cumpridas ao longo dos próximos dez anos. As metas vão desde a educação infantil até o ensino superior, passam pela gestão e pelo financiamento do setor, assim como pela formação dos profissionais. Entre as metas está a destinação anual de no mínimo 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação, no prazo de uma década. Atualmente são investidos 6,4%.

As entidades pedem o veto ao Parágrafo 4º do Artigo 5º, que inclui na conta dos 10% programas como o Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteiras, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As entidades defendem que o investimento seja feito em escolas e universidades públicas. Pelas contas apresentadas na Câmara dos Deputados durante a tramitação do PNE, esses programas equivalem a 0,5% do PIB. A estimativa é que em dez anos alcancem 2% em financiamentos e isenções.

Também pedem a retirada da estratégia 7.36, incluída pelo Senado Federal, que estabelece políticas de estímulo às escolas que melhorarem o desempenho no Ideb, "de modo a valorizar o mérito do corpo docente, da direção e da comunidade escolar", como consta no texto encaminhado para sanção. Leia matéria completa::
-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Fã de Game of Thrones ganha trono maior que seu apartamento - 

Mike Ross venceu um concurso promovido recentemente pela HBO e ganhou uma réplica de um trono do seriado Game of Thrones. O único problema é que o objeto, produzido em tamanho real, é maior que seu próprio apartamento.

O trono é todo feito à mão, em fibra de vidro, com desenhos em alto relevo que se parecem com espadas – exatamente igual ao que foi construído na história para Aegon Targaryen I, o primeiro rei dos Sete Reinos.

Réplica-Game of Thrones

Em entrevista ao TMZ, Mike contou que o prêmio está guardado, por enquanto, na garagem da casa de seus pais. Ele pretende vendê-lo a outro fã do seriado e, com o dinheiro, alugar um apartamento maior.  (fonte: http://diversao.terra.com.br/tv/fa-de-game-of-thrones-ganha-trono-maior-que-seu-apartamento,c5131b8c7c2d6410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html). 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

A cartelização mediocrizante da notícia - 

1 - TODOS os grupos de mídia fizeram a mesma cobertura negativa da Copa, com os mesmos tons de cinza, o mesmo destaque às irrelevâncias, prejudicando seu próprio departamento comercial pelo desânimo geral que chegava aos anunciantes.

2 - NENHUM grupo preparou uma reportagem sequer mostrando os detalhes de uma organização exemplar, que juntou governos federal, estaduais, municipais, Ministério Público, Tribunais de Conta, Polícia Federal, Secretarias de Segurança, departamentos de trânsito, construtoras, fundos de investimento. NENHUM!

3 - Depois, TODOS fazem o mea culpa e passam a elogiar a Copa no mesmo momento.

4 - Na CPMI de Carlinhos Cachoeira TODOS atuaram simultaneamente para abafar as investigações.

5 - Na do “mensalão”, TODOS atuaram na mesma direção, no sentido de amplificar as denúncias e esmagar qualquer medida em favor dos réus, até as mais irrelevantes.

6 - Na Operação Satiagraha, pelo contrário, TODOS saíram em defesa do banqueiro Daniel Dantas, indo contra a tendência histórica da mídia de privilegiar o denuncismo.

7 - No episódio Petrobras, TODOS repetiram a mesma falácia de que a presidente Maria da Graça disse que foi um mau negócio e o ex-presidente José Sérgio Gabrielli disse que foi bom negócio. O que ambos disseram é que, no momento da compra, era bom negócio; com as mudanças no mercado, ficou mau negócio. TODOS cometeram o mesmo erro de interpretação de texto e martelaram durante dias e dias, até virar bordão.

8 - No anúncio da Política Nacional de Participação Social, TODOS deram a mesma interpretação conspiratória, de implantação do chavismo e outras bobagens do gênero, apesar das avaliações dos próprios especialistas consultados, de que não havia nada que sugerisse a suspeita. Só depois dos especialistas desmoralizarem a tese, refluíram - com alguns veículos ousando alguma autocrítica envergonhada.
É um cartel, no sentido clássico do termo.

notícia-cartelização
Uma empresa jornalística que de fato acredite no seu mercado jamais incorrerá nos seguintes erros:

1 - Trabalhar sem nenhuma estratégia de diferenciação da concorrência, especialmente se não for o líder de mercado. A Folha tornou-se o maior jornal brasileiro, na década de 80, apostando na diferenciação inteligente. 2 - Atuar deliberadamente para derrubar o entusiasmo dos consumidores e anunciantes em relação ao seu maior evento publicitário da década: a Copa do Mundo.

3 - Expor de tal maneira a fragilidade do seu principal produto – a notícia -, a ponto de municiar por meses e meses seus leitores com a versão falsa de que tudo daria errado na Copa e, depois, ter que voltar atrás. Em nenhum momento houve uma inteligência interna sugerindo que poderia ser um tiro no pé. Ou seja, acreditaram piamente nas informações falsas que veiculavam - a exemplo do que ocorreu com a maxidesvalorização de 1999.

4 - Nos casos clássicos de cartel, um grupo de empresas se junta para repartir a receita e impedir a entrada de novos competidores. No caso brasileiro, a receita publicitária cada vez mais é absorvida pelo líder – a Globo – em detrimento dos demais integrantes do grupo. Para qualquer setor organizado da economia, essa versão brasileira de cartel será motivo de piada.

Tudo isso demonstra que há tempos os grupos de mídia deixaram de lado o foco no mercado e no seu público. Não se trata apenas da perda de espaço com a Internet. Abandonaram o produto principal – a confiabilidade da notícia – para atuar politicamente, julgando estar na política sua tábua de salvação.

A sincronização de todas as ações, em todos os momentos, mostra claramente que existe uma ação articulada, centralmente planejada. Visão conspiratória? Não. Provavelmente devido ao  fato de não existirem mais os grandes capitães de mídia, capazes de estratégias inovadoras individuais. Assim, qualquer estrategista de meia pataca passa a dar as cartas, por falta de interlocução à altura em cada veículo. Por Luis Nassif no GGN.

------------------------------------------------------------------------------------------------------
Documentário: Amazônia Verde (2014) - 

O mistério denso e insondável da floresta amazônica, a partir de um acidente de avião durante uma tempestade, nos traz à tona a questão ecológica de nosso patrimônio ambiental e cultural. O curioso é: o sobrevivente da trama é um macaco-prego que nos traz a historia contada em Amazônia.

Com seu colar vermelho no pescoço, denota-se o adestramento do animal, logo identificado no prólogo com a inadequação da presença de mosquitos perturbantes em meio a exuberância ecológica,separando-o do seu habitat que fora criado, impondo e o separando em minúcias a diversidade da fauna e flora do imenso planeta verde que é a Amazônia.

Com seu colar vermelho no pescoço, denota-se o adestramento do animal, logo identificado no prólogo com a inadequação da presença de mosquitos perturbantes em meio a exuberância ecológica,separando-o do seu habitat que fora criado, impondo e o separando em minúcias a diversidade da fauna e flora do imenso planeta verde que é a Amazônia.

A coprodução caprichosa franco-brasileira recebeu o premio de WWF do Festival de Veneza deste ano e abre o Festival do Rio 2013. Um filme premiado dentro do seu próprio habitat. Sem diálogos, e imagens exuberantes, acrescidas por um 3D que maximiza todos os detalhes do patrimônio natural brasileiro. Matéria na íntegra aqui::

Assista ao trailer do documentário Amazônia



-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Se o jogo do Brasil contra o Chile estiver ruim, corra para a Igreja –


Por Cristian Weiss, no Fora do Mapa - Neymar não sabe, mas quem garantiu a classificação da Seleção Brasileira em primeiro lugar na Copa do Mundo foi a mão divina. E com reza forte. Se Santa Catarina não tem Copa do Mundo, a igreja tem. Cerca de 30 jovens e membros da Igreja Batista em Carianos, de Florianópolis, agitaram sem parar ontem à tarde para empurrar a Seleção contra Camarões. Que caretice, que nada! A rapaziada é mais animada que muita escola de samba por aí.

Igreja-na torcida

Não tinha cerveja, nem churrasco. Mas pipoca, salgadinho e guaraná. Tinha batuque, corneta e até um sambinha no final para comemorar a classificação. Além disso, deixaram uma lição para você, revoltadinho: em 90 minutos, não se escutou nenhuma blasfêmia, nem contra o juiz, nem contra gols perdidos, muito menos contra o gol do adversário. Siga para o restante da reportagem em:

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/esportes/copa-2014/noticia/2014/06/se-o-jogo-do-brasil-contra-o-chile-no-sabado-estiver-ruim-corra-para-a-igreja-4534325.html
------------------------------------------------------------------------------------------------------

Adidas prrevê a venda de mais de 14 milhões de Brazucas durante a Copa -

A empresa alemã de artigos esportivos Adidas planeja vender um total de mais de 14 milhões de Brazuca, a bola oficial da Copa do Mundo da FIFA em pleno andamento no Brasil, anunciou nesta terça-feira.

Isto representa "um milhão a mais do que durante a Copa do Mundo de 2010", o ano em que o grupo vendeu 13 milhões de exemplares da bola oficial, batizada "Jabulani", declarou seu presidente Herbert Hainer durante uma coletiva de imprensa em Herzogenaurach.
"Grande parte deste objetivo já foi alcançado", garantiu à AFP um porta-voz da empresa, sem dar mais detalhes.

Brazuca-2014

A Adidas, líder mundial no segmento de futebol, também planeja vender mais de 8 milhões de réplicas das camisas das nove seleções que patrocina durante a competição, mais do que vendeu em toda a sua história em Mundiais, acrescenta o comunicado.

Apenas a camisa da seleção alemã deve contribuir para este resultado com mais de dois milhões de unidades, enquanto as da Argentina, México e Colômbia devem chegar a mais de um milhão cada.

"Nós definitivamente alcançaremos o nosso objetivo de dois bilhões de euros em vendas na categoria de futebol em 2014", disse Hainer, confirmando o objetivo já definido pelo grupo no ano passado.

Parceira da FIFA até 2030, a Adidas fornece, além da bola oficial da Copa do Mundo, uniformes aos milhares de voluntários que trabalham na organização de grandes eventos esportivos e uma infinidade de produtos vendidos através do mundo.

Apenas a camisa da seleção alemã deve contribuir para este resultado com mais de dois milhões de unidades, enquanto as da Argentina, México e Colômbia devem chegar a mais de um milhão cada.

"Nós definitivamente alcançaremos o nosso objetivo de dois bilhões de euros em vendas na categoria de futebol em 2014", disse Hainer, confirmando o objetivo já definido pelo grupo no ano passado.

Parceira da FIFA até 2030, a Adidas fornece, além da bola oficial da Copa do Mundo, uniformes aos milhares de voluntários que trabalham na organização de grandes eventos esportivos e uma infinidade de produtos vendidos através do mundo.

(Fonte: AFP – Via : R7 Esportes)

----------------------------------------------------------------------------------------------------


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger