terça-feira, 8 de julho de 2014

10 frases para manter o equilíbrio entre o orgulho e a humildade

Enrico Cardoso* 

Não é fácil equilibrar elogios e críticas, humildade e orgulho. Afinal, as pessoas têm um péssimo entendimento sobre o que é humildade e a confundem com a falta de consciência sobre nossos talentos e capacidades.
Acreditam que humildade é a falta de orgulho e desprendimento com a consciência de tudo que sabemos.
Em grande parte as pessoas estão erradas sobre o verdadeiro sentido da humildade o seu significado em nossa vida. Mas, certamente essa é uma característica que nunca é demais em nossas vidas.

"Humildade vem do latim humilitas, e é a virtude que consiste em conhecer as suas próprias limitações e fraquezas e agir de acordo com essa consciência. Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas.
A Humildade é considerada pela maioria das pessoas como a virtude que dá o sentimento exato do nosso bom senso ao nos avaliarmos em relação às outras pessoas."


Mas, para sermos conscientes sobre nossas limitações, precisamos ser conscientes sobre nossas habilidades e, essa consciência é tida muitas vezes como soberba, ou petulância.

Isso, porque confundimos humildade com submissão. E isso é um erro. Se, por um lado, a humildade é confundida, o orgulho é algo que pode nos cegar facilmente.
Por isso, selecionamos 10 frases para manter o equilíbrio entre o orgulho e a humildade.
  1. Não há nada de nobre em ser superior ao seu próximo; a verdadeira nobreza é superior ao seu ego” – Ernest Hemingway.
  2. Não é prudente estar muito certo de sua própria sabedoria. É saudável ser lembrado que o mais forte pode enfraquecer e o mais sábio pode errar” – Mahatma Gandhi.
  3. No mais alto trono do mundo, nós ainda sentamos em seu fundo” – Michel de Montaigne.
  4. Para encontrar o equilíbrio que você quer, isso é o que você deve se tornar. Você deve manter os pés no chão com tanta firmeza como se tivesse 4 pernas, em vez de 2. Dessa forma, você pode continuar no mundo. Mas você não tem que parar de olhar para o mundo através de sua cabeça. Você deve olhar através de seu coração, em seu lugar. Dessa forma, você vai conhecer Deus” – Elizabeth Gilbert.
  5. No início de minha carreira… eu tive que  escolher entre uma arrogância honesta e uma humildade hipercrítica… eu deliberadamente escolhi uma arrogância honesta e nunca fui muito longe” – Frank Lloyd Wright.
  6. Não aceite a admiração do seu cão como uma prova conclusiva de que você é maravilhoso” – Ann Landers.
  7. Uma atitude de gratidão é a mais alta yoga” – Yogi Bhajan.
  8. Lembrar que eu estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que eu encontrei para me ajudar a fazer grandes escolhas na vida. Porque quase tudo – expectativas externas, orgulho, medo de passar vergonha ou falhar –, estas coisas simplesmente somem em face da morte, deixando apenas o que é importante para trás” – Steve Jobs.
  9. Generosidade é dar mais do que você pode, e orgulho é pegar menor do que você precisa” – Khalil Gibran.
  10. Seja feliz para quem está feliz, tenha compaixão com os clientes, e mantenha a unanimidade com os ímpios” – Patanjal.

*Enrico Cardoso trabalha com storytelling para construção de marcas.
Fonte: jornaldoempreendedor.com.br

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger