domingo, 13 de julho de 2014

Copa 2014: despedida melancólica da seleção brasileira

Depois de sofrer uma goleada histórica para a Alemanha, a seleção brasileira despediu-se da Copa do Mundo no Brasil de forma melancólica perdendo para a Holanda por 3 x 0. Com um gol de pênalti, mal marcado pela arbitragem, os holandeses abriram o placar antes dos dois primeiros minutos de jogo.
Novamente deu pane na equipe brasileira e mais uma vez aconteceu outro vexame, que a torcida não esperava. Aos 15 minutos, em um lance de possível impedimento do ataque da Holanda viria o segundo gol, mas com falha na defesa brasileira.

Carente de uma disposição tática eficaz, como foi em todo o Mundial, a seleção brasileira pela segunda vez demonstrou incapacidade de reação. Mais uma catástrofe? Mais uma atuação que não se pode explicar? Porém, foram raros os momentos de criação de um lance mais efetivo que levasse perigo de gol à defensiva holandesa.

As substituições mais uma vez não deram resultado. Foi como trocar seis por meia dúzia. Ao contra´rio da seleção holandesa, que trocou todos os jogadores no decorrer da competição. E contra o Brasil, até o terceiro goleiro teve chance. Nessa partida, o entusiasmo dos jogadores brasileiros foi diminuindo, e no final, aos 45' do segundo tempo, a Holanda marcou o terceiro gol. Assim, a seleção brasileira encerrou de maneira traumática sua participação na Copa do Mundo de 2014.


Como anfitrião, o Brasil foi nota 10 fora de campo. Dentro dele, com a seleção, não soube corresponder a grande expectativa da imensa torcida brasileira, que esperava muito mais d equipe dirigida por Felipão. Que os erros sirvam de lição. E que em 2018 as coisas estejam mudadas para melhor.

Aflaudísio Dantas, em matéria para o jornal O Povo online, resumiu com propriedade e poucas palavras, a última partida e a participação da seleção brasileira na Copa 2014 realizada no Brasil: 

Despedida melancólica

"Quem esperava uma reação da seleção brasileira contra a Holanda após a goleada histórica sofrida frente a Alemanha se enganou. Diante do estádio Nacional Mané Garrincha lotado, o Brasil foi novamente goleado. Desta vez, pela Holanda, por 3 a 0, e além de ter perdido a decisão do terceiro lugar, acumula 10 gols sofridos em dois jogos.

Ao todo, o Brasil tomou 14 gols nesta Copa, o que torna a defesa brasileira a mais vazada da história do torneio, desde que passou a contar com 32 seleções participantes, em 1998. Antes, o posto era ocupado por Arábia Saudita e Coreia do Norte, que haviam tomado 12 gols cada uma.

Em nenhuma das sete partidas do mundial, o Brasil conseguiu jogar de forma convincente, mas os últimos dois jogos contra Alemanha e Holanda, expuseram toda a fragilidade da equipe montada por Felipão. É bem verdade que a arbitragem teve papel fundamental no resultado final. Com três minutos de jogo já estava 1 a 0 para a Holanda, gol de pênalti, marcado por Van Persie. O pênalti não  existiu, pois a falta cometida por Thiago Silva foi fora da área.

Aos 15 minutos do primeiro tempo já estava 2 a 0 para a Holanda, gol de Blind, após bola mal rebatida por David Luiz, mas houve um impedimento não assinalado no início da jogada contra o time holandês. A péssima atuação não deu sequer moral para a seleção reclamar da influência das decisões do árbitro.

A Holanda apenas administrou o jogo até o final da partida, quando Robben construiu grande jogada e passou para Janmaat ir a linha de fundo e cruzar para Wijnaldum dar números finais a goleada.

Na coletiva, após a partida, Felipão evitou falar em sua saída da seleção. Citou os bons momentos do time e criticou a arbitragem.

Desde a derrota para a Alemanha, os principais dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), não falam sobre o fiasco do Brasil na Copa."


Clique aqui para ver a ficha técnica de Brasil 0 x 3 Holanda.


Imagem: reprodução/Foto: Vanderlei Almeida/AFP

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente e compartilhe. Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger