terça-feira, 1 de setembro de 2020

Censura do BTG lembra caso Sarney com Estadão. Por Moisés Mendes

www.seuguara.com.br/José Sarney/censura/jornal GGN/Banco BTG Pactual/
Por Moisés Mendes*, no DCM: A Polícia Federal investigava a família Sarney, em 2009, quando grampeou uma conversa de José, o patriarca, com uma neta. Sarney era o presidente do Senado. O áudio da conversa, divulgado pelo Estadão, revelava um diálogo marcado pela ternura. A neta queria um emprego para o namorado.

www.seuguara.com.br/José Sarney/censura/Banco BTG Pactual/Jornal GGN/

Sarney reclamava da discrição e da timidez da moça, porque ela não teria encaminhado antes o pedido de emprego. Era o avô presente e poderoso, pronto para resolver a demanda da neta.


O namorado da moça foi empregado logo depois no Senado, e o grampo foi usado como prova de que Sarney sabia e participava de manobras ilegais do filho Fernando. 


A repressão aos crimes ficou conhecida como Operação Boi Barrica. Envolvia a contratação de parentes e afilhados políticos da família por meio de atos secretos. 


O Estadão foi censurado pela Justiça, por pressão dos Sarney, e não podia divulgar nada do pai e dos filhos (que também se envolveram com lavagem de dinheiro e formação de quadrilha), muito menos os áudios dos grampos. Ninguém sabe o que resultou daqueles rolos, talvez só a família.


Mas o Estadão ficou sob censura dos Sarney até 2018, porque o Tribunal de Justiça do Distrito Federal havia dado ganho de causa em segunda instância. O jornal não podia invadir a privacidade do avô e dos netos.

O Estadão, talvez meio sem disposição para a briga, só foi recorrer mesmo ao Supremo em 2014. Em 2018, a censura foi derrubada, até porque a própria família maranhense havia desistido de manter a proibição. 


Vale relembrar a história porque essa pode ter sido a mais longa censura imposta a um jornal depois da ditadura.


É a mesma situação enfrentada agora por Luis Nassif, do jornal GGN, em tempos de democracia relativa. Mas tem-se a impressão de que aquele caso dos Sarney, apesar de todos os delitos cometidos, era romântico demais perto dos crimes de dentro e de fora da política hoje.


O GGN não pode divulgar nada sobre suspeitas do Banco BTG Pactual, porque a coisa é pesada. Os rolos dos Sarney não passavam, na comparação com a bandidagem financeira de hoje e os crimes dos Bolsonaros, de uma chinelagem. 

Eram coronéis, manipulavam a política, exploravam pobreza e miséria, traficavam influência, roubava. Mas parece que não agiam como os ladrões de agora.


A censura imposta pelos Sarney, e aceita com resignação pelo Estadão, parece tão distante, como uma realidade esfumaçada de outros tempos. 

Até porque o Estadão dava a entender que curita a vida de censurado, para manter a fama de jornal que foi - e foi mesmo, a partir de 68, quando rompe com os ditadores -, perseguido pelos governantes. 


A censura dos Sarney tentava esconder mutretas, quando agora o que a censura esconde é coisa de bilhões.


Na era dos banqueiros que se misturam aos milicianos no poder, dá uma certa saudade dos delitos e da censura do tempo dos coronéis. 

*Moisés Mendes é jornalista em Porto Alegre, autor do livro "Todos querem ser Mujica" (Editora Diadorim) - www.blogdomoises.com.br  

Imagem: reprodução


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger