sábado, 7 de novembro de 2009

Cirurgia revolucionária contra o diabetes é ilegal.


O Conselho Nacional de Saúde entrou nesta quarta feira com uma representação no Ministério Público Federal, pedindo providências e a formalização de uma ação judicial impedindo a realização, no Brasil, da técnica cirúrgica utilizada pelo Dr. Aureo Ludovico de Paula, que objetiva a cura do Diabetes tipo 2 . Ganhou a mídia nacional e rola nos meios eletrônicos de comunicação através do e-mail. Segundo o orgão do Ministério da Saúde o procedimento é ilegal. Não é regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina. E para ser considerada experimental,  precisaria do registro de protocolo na Comissão de Ética em Pesquisa.
[...]

O Conselho Nacional de Saúde está preocupado com as pessoas que fizeram a cirurgia e acham que estão bem - disse o presidente, Francisco Batista Júnior. "Ninguém está dizendo que a técnica é ruim. Estamos dizendo que é preciso comprovar se ela é boa ou ruim antes de oferecê-la aos pacientes, se for comprovado que ela é segura e eficaz, vamos incorporá-la ao arsenal médico" - disse Thomaz Szego, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Matabólica.
Segundo a revista Época, que estará neste sábado nas bancas, o presidente do Conselho Nacional de Saúde, afirmou que os pacientes do Dr. Aureo de Paula, "não estão devidamente informados sobre a falta de aprovação da cirurgia e sobre o risco de aparecimentos de resultados inesperados."
A motivação para que o Conselho de Saúde se manifestasse foi uma denuncia feita por uma paciente operada pelo Dr. Paula, chamada Daliana Kristel Gonçalves Camargo. Ela decidiu fazer a famosa operação de redução de estomago. A informação que apareceu no relatório assinado pelo médico era: "gastroplastia vertical associada a interposição ileal". "O íleo é a porção final do intestino delgado onde são secretados hormônios que estimulam a ação da insulina no pâncreas." A familia de Daliana disse que o médico não explicou nada sobre isso. Disseram que viram o termo no relatório mas não estranharam, pois são leigos. Esta é a técnica do Dr. Aureo Ludovico de Paula. O médico acredita que uma mudança nessa região do intestino possa controlar o diabetes e manter os pacientes livres dos remédios. O paciente perde peso, e, com isso diminui a resistência do organismo à insulina. O diabetes melhora."   


No caso da paciente Diliana, que numca foi diabética, a técnica  tornou-se inequivoca. Pois não há comprovação que o procedimento possa reduzir a vontade de comer. Para tanto bastaria a clássica cirurgia de redução de estomago, testadas e regulamentadas ao redor do mundo.
"A familia diz ter pago R$ 28 mil pela cirurgia."
Comprovadamente o Diabetes origina-se de outra anomalia que é a obesidade. Neste caso não se pode afirmar que houve erro médico. Mas a famosa técnica do Dr. Aureo pode ser identificada  como um experimento apesar do aparente sucesso obtido. Poderá revelar outros efeitos colaterais traumáticos como o desta paciente. É o alerta do Conselho Nacional de Saúde.   
Veja o video que originou a publicação da entrevista com a paciente. Comente se julgar conveniente.



Fonte: Época.
       
         
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger