quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Um resumo especial sobre Iluminismo.

A liberdade de expressão, de pensamento, de opinião, e crença, nem sempre respeitadas hoje em dia teve início com um movimento global que ficou conhecido como Iluminismo. Foi consagrado ao final do século XVIII, e entrou para a história como o século das Luzes.


O Iluminismo preconizava uma nova era. Iluminada pela razão, ciência, e respeito pela humanidade, que até então vivia um período de séculos de obscurantismo e ignorância. Chamado de Idade da trevas, este período, era marcado pela opressão e o despotismo dos poderes monárquicos, e a pressão do Clero. E dominavam o poder político, economico e social. Dividiam suas benesses em detrimento da miséria e sofrimento do restante da humanidade.
Os iluministas desenvolveram ideias e atitudes que revolucionaram a vida em sociedade. Criticavam as arbitrariedades e o autoritarismo. E propunham uma nova organização social. Este conjunto de teorias e pensamentos tornou-se poderoso. Influenciou de forma decisiva os movimentos reformistas da Grã-Bretanha, as revoluções na França, cujos ideais eram de Liberdade, Igualdade, Fraternidade, e se estenderam a outros povos ocidentais como os Estados Unidos da América.

Dentre os homens que trabalharam para que hoje pudessemos usufrir, não tão plenamente como seria o ideal, dos bens universais de liberdade, igualdade e fraternidade, e buscar a verdade através da razão, podemos citar:

"- John Loke (1632-l704), acreditava que o homem adquiria conhecimento com o passar do tempo através do empirismo.
- Voltaire (1694-1778), defendia a liberdade de pensamento e não poupava crítica à intolerância religiosa.
- Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), defendia a idéia de um  estado democrático que garanta igualdade para todos.
- Montesquieu (1689-1755), defendeu a divisão do pode político em Legislativo, Executivo e Judiciário.
- Denis Diderot (1713-1784) e Jean Le Rond D' Alembert (1717-1783), juntos organizaram uma enciclopédia que reunia conhecimentos e pensamentos filosóficos da época.
- Bento de Espinosa (1632-1672), defendeu principalmente a ética e o pensamento lógico.
- David Hume (1711-1776), foi um importante historiador e filósofo iluminista escocês. Refutou o princípio da casualidade e defendeu o livre-arbítrio e o ceticismo radical.
- Adam Smith (1723-1790), economista e filósofo inglês. Grande defensor do liberalismo econômico.
- Immanuel Kant (1724-1804), importante filósofo alemão, desenvolveu seus pensamentos nas áreas da epistemologia, ética e Metafísica.
- Benjamin Constant (1767-1830), escritor, filósofo e político francês de origem suíça. Defendeu, principalmente, ideais de liberdade individual." (Fonte: sua pesquisa.com).


Para ampliar seu conhecimento sobre o assunto, clique na imagem ao lado para participar do quiz. São perguntas que vão te surpreender.  Verá a importância do tema, e terá uma visão melhor de como funcionou o Iluminismo.

Espero que esta postagem possa te acrescentar algum conhecimento. Como eu gosto do assunto julguei que  de repente você possa se interessar. 
Para encerrar, fique com o excelente trabalho do professor Michel, que em seu Site oferece também um podcast sobre o tema.  


      
   

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

8 comments:

Renato Tarantelli disse...

Perfeito!

Parabéns pelo texto.

Anônimo disse...

Sensacional!

Anônimo disse...

Muito bom o resumo, vai me ajudar bastante !

Anônimo disse...

Ótimo texto, bom mesmo.Parabéns!Foi muito útil para mim.

Anônimo disse...

a gente precisa saber mais,e a única solução é a internet

Anônimo disse...

Ótimo texto mt bom msm. Ameiiiiiii

Anônimo disse...

muito bom em o resumo e show de bola me ajudou na aula de hitória ainda bem pq a professora exigi muito vlw

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger