sábado, 19 de junho de 2010

José Saramago - frases polêmicas inclui Blogueiros.

Me permitam o clichê: O mundo torna-se mais burro e cego. Nesta sexta feira faleceu José Saramago. Um autodidata, escritor Nobel de Literatura, também blogueiro de última hora sem precisar ser. Pensador polêmico, brincava magistralmente com as frases, segundo seu editor aqui no Brasil. Saramago disse muito sobre religião, livre arbítrio, e sobre escrever em um Blog.

Conheci o seu Blog, atualizado pela Fundação que leva seu nome, mesmo antes de terminar a leitura de um de seus livros. Já que a literatura passou a ser para mim, uma fonte de conhecimento e de prazer. Antes tida somente como obrigação para o aprimoramento profissional, deixei de lado temas específicos e passei a ler mais sobre o que era de meu interesse pessoal. Além do mais recebi um convite do Tico Esteves para ser um colaborador do seu site. O que me levou a buscar novas opções sobre fontes de informação e leitura.
E, em um desses momentos cheguei a tomar uma cerveja com com Hermes, onde conheci algumas peculiaridades envolvendo o grande escritor, José Saramago. Nem eu, nem o amigo blogueiro e "anfitrião", Victor Carvalho, imaginávamos que logo iríamos saber sobre desaparecimento do escritor.
Uma frase mencionada por Victor, escrita no livro O evangelho segundo Jesus Cristo diz "A Bíblia é um manual de mal costumes", me chamou muito a minha atenção. Foi quando percebi a intensa polêmica que sempre envolvia o autor quando este lançava um novo livro.



Seu Editor, Luiz Schwarcz, disse por ocasião de sua morte: nem sua vida nem sua morte cabem numa frase. Porém ele deixou muitas frases intrigantes que certamente exigem um certo preparo ao interpretá-las:

"A prática do blog levou muitas pessoas que antes pouco ou nada escreviam a escrever. Pena que muitas delas pensem que não vale a pena se preocupar com a qualidade do que se escreve".

"Pessoalmente cuido tanto do texto de um blog como de uma página de romance"

"se o blog é um espaço para a reflexão, não deve surpreender que ilumine aquele que o escreve". (Fonte: G1)

Para não se estender sobre sua vasta obra, cito as mais famosas e não menos polêmicas: O Evangelho segundo Jesus Cristo, Caim, e Ensaio sobre a cegueira. Este último virou filme. Onde é retratado a possibilidade de a humanidade de repente vir a ser acometida de uma epidemia que causa a cegueira. Mostrando, segundo a ideia de Saramago, todo o sofrimento e dilemas das pessoas quando estas se encontram nas trevas, em confronto com a realidade do mundo. Isto é, como agem as pessoas em seu estado de ignorância, cegos para com o que se passa ao seu redor.

Mais frases.

- Ninguém percebe que matar em nome de Deus é fazer de Deus um assassino?

- O homem mais sábio que conheci em toda a minha vida não sabia ler nem escrever (citando seu avô).

- Eu não tenho culpa, eu não matei Abel.

- A estupidez não escolhe entre cegos e não-cegos.

- Que diferença existe entre os sequestros de Guantânamo, as guerras preventivas no Iraque, as torturas nas prisões secretas e aquilo que as FARQ fazem? (TVI 24).

- Gostar é a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar.
- O espelho e os sonhos são coisas semelhantes, é como a imagem do homem diante de si próprio.
- Aprender com a experiência dos outros é menos penoso do que aprender com a própria.
- O Socialismo não produziu socialistas.
- Se tens um coração de ferro, bom proveito. O meu, fizeram-no de carne, e sangra todo dia.
- É ainda possível chorar sobre as páginas de um livro, mas não se pode derramar lágrimas sobre um disco rígido.
- Os sismógrafos não escolhem os terremotos, reagem aos que vão ocorrendo, e o Blog é isso, um sismógrafo.
- A única maneira de liquidar o dragão é cortar-lhe a cabeça, aparar-lhe as unhas não serve de nada.
- Somos todos escritores, só que alguns escrevem e outros não. (Brasil Académico).





José Saramago, foi um escritor odiado por muitos. Um homem para o qual pode-se atribuir o direito pleno da liberdade de expressão e pensamento. E exercê-lo com a coragem dos poucos seres humanos que surgem a cada cem anos neste mundo e tentam transformá-lo para melhor.

Imagem: Tvi24.

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger