quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Acácia: misticismo e simbologia. (Parte II)

A mãe Natureza não é somente sábia, como diriam os grandes gurus místicos. Ela é também sagrada. Como assim quis o Grande Arquiteto do Universo, que é Deus. E dentre os seus principais elementos está a árvore. E, talvez a mais curiosa e a mais simbólica dentre elas seja a Acácia, em suas mais variadas espécies. Ela faz parte do inconsciente humano deste os primórdios da humanidade até os dias de hoje. Ganhou status de símbolo da imortalidade apregoado pela sublime Ordem da Maçonaria. E está inserida no ritual de passagem ao grau de Mestre Maçon com base na lenda de Hiran Abiff, onde um ramo dela é a principal referencia de toda a simbologia e misticismo que envolve a própria árvore. Mas, a Acácia tem outras histórias curiosas nascidas nas mais distantes civilizações e diferentes culturas.

       

A árvore solitária

A árvore do Ténéré, região do deserto do Saara, no nordeste da Nigéria era a única árvore num raio de 200 Km. Permaneceu ali durante décadas. Era como um farol para as caravanas que atravessavam a região. Um poço aberto ao seu lado, entre 1938 e 1039, a 35 metros de profundidade encontrou suas raízes que buscavam água para sobreviver. Não demorou muito para que esta árvore virasse tabu. Conta a história que no ano de 1973, um caminhão procedente da Líbia veio a colidir com ela. Os restos da árvore foram recolhidos e depositados no Museu Nacional da Nigéria. Em seu lugar foi erguido uma escultura de metal.  
Esta árvore é uma das milhares de espécies de Acácia que existem mundo afora. 

Essas informações constam de uma narrativa que me chegou por e-mail enviado pelo amigo Luis, do Lista da Janela. Onde constava um link para uma Página com diversas fotos e texto (em francês), e um link de uma Página sobre a árvore (em inglês).  
Luis, tem o velho hábito desenvolvido através do mister da navegação objetiva na grande rede. Que é o de divulgar e compartilhar conhecimentos e informações valiosas. Assim como o editor do Blog do Guara.

Interessante notar o vínculo da simbologia da Acácia com a Ordem milenar da Maçonaria. Tanto que mereceu uma referência especial do famoso compositor nordestino, rei do baião, Luiz Gonzaga (maçon). Confira o video. 




Canal de: Vagner2012bsb.



Volto para um novo Post sobre o assunto. 

Imagem: Abaciente.             
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger