segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Rio de janeiro: a pior tragédia climática do Brasil.

Em condolências aos familiares e amigos das pessoas que perderam a vida na catástrofe causada pelas chuvas na região serrana do Estado do Rio de Janeiro, deixamos de publicar a seção humor desta segunda. Desde do dia 11 chove muito, principalmente nas cidades de Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, Areal e Sumidouro. Desmonoramentos e enxurradas podem continuar com a previsão de mais chuva. O número de mortos já passa de 600. Desabrigados já somam mais de 16.000. Não é só no Rio de Janeiro que o mal tempo vem provocando destruição, prejuízos, e muito sofrimento. Há desabrigados também no Estado de São Paulo, Minas Gerais, e outras regiões. A meteorologia prevê mais chuva para quase todas as áreas do país. Veja algumas imagens em video, como proceder para fazer uma doação, e verificar um ponto para refletir sobre a tragédia.

     

Abaixo imagens aéreas do caos em Teresópolis, e imagens mansões destruídas pelas águas.









Pessoas relatam detalhes da tragédia.











Veja mais aqui. Leia mais aqui


Tragédias como esta na verdade veem causando tristeza e desalento há muito tempo, principalmente nesta região. Especialistas sempre estiveram alertando as autoridades sobre os possíveis riscos de aglomerações e ocupações irregulares em encostas. Um deles, Maurício Ehrlich, professor da Geotecnica da COPPE/UFRJ, elaborou um infográfico para melhor enterdermos como a chuva provoca o deslizamento da terra, causando as violentas enxurradas que destroem tudo que encontram pela frente.

Faltou prevenção? Ausência do Estado? Caiu no esquecimento a necessidade do desenvolvimento da consciência ecológica e respeito a Natureza? Em meio a tanto sofrimento haveremos de encontrar um momento para reflexão. Vem de muito longe os alertas à preservação do meio ambiente. Não pode se afirmar que as próprias pessoas seja as culpadas por tragédias da Natureza. Mas é preciso estar em constante alerta quanto ao sentimento de respeito ao ecosistema, sem que nosso modo de vida entre em conflito com Ele mesmo.

Oportunamente recebi do amigo Amaral (Ir.'.), por e- mail, um video que traz uma canção que fez muito sucesso na década de 70. À época não sabíamos muito bem sobre o que realmente dizia a mensagem. Fala sobre não deixar morrer as coisas que existem na Natureza, e ter que dizer adeus a elas. Compartilho com vocês.






Veja aqui como proceder para fazer uma doação.

O portal G1, criou uma página exclusiva para facilitar a comunicação entre sobreviventes, amigos e parentes. Por enquanto a Internet é o meio que sobrou para que possa manter contato.


2ª Edição: 25-01-2011 - O Google criou uma página exclusiva para ajuda ao Rio de Janeiro.



Fonte: R7
Imagem: CruzVermelha/NovaIguaçu. 

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger