quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Nico, o língua preta

Nico era filho de uma lavadeira. Talvez esteja aí o segredo para que este velho jovem tenha adquirido o péssimo hábito de falar da vida alheia. Reza o folclore brasileiro, que antigamente lavadeiras enquanto batiam as peças de roupa na pedra a beira do rio, batiam também suas línguas inescrupulosamente. Coisa feia. Mas, Nico não se dá conta de sua deficiência de caráter. Seus comensais sempre estão a lhe aliviar a barra.


Alegam não haver maldade nesse comportamento. Nico, somente cria em sua mente, deformada pela má educação que recebera, uma outra versão, distorcida e fantasiosa, dos  fatos reias que acontecem no cotidiano da vida das pessoas. Aliás, como sempre fez a mídia manipuladora brasileira ao longo do tempo. Implacável, flagrantemente partidária e ultra-direitista, sem dar crédito à imparcialidade. Relega a um segundo plano seu objetivo primordial, que seria a propagação de informações esclarecedoras como deveria ser. 

Nico, diferente da mídia despudorada. Não tem  maldade em seu coração, sequer más intenções em sua mente. Age na maioria das vezes equilibradamente, para se divertir, curtir com a cara dos incautos. Toma cuidado para não magoar, nem ofender. Mas não se preocupa muito em ferir suscetibilidades. É apartidário, não tem  formação acadêmica. Vangloria-se que sua escola foi o mundo. Que segundo os grandes sábios da humanidade que por aqui passaram, é a maior e melhor das universidades existentes no mundo. Desde que o Grande Arquiteto do Universo em sublime momento de inspiração, se é que precisava,  resolveu criá-lo.

Na verdade, Nico se ufana de ter tido sorte no mundo. Inteligente, se diz conhecedor de segredos só revelados aos escolhidos pelos deuses do Olimpo. Mais uma da fantasiosas ideias, produzida em seu subconsciente no decorrer de seus 50 e poucos anos de vida.

Nico língua preta, não é pessoa de promover o mal, e não tem grandes vícios. Porém, sempre vê seu semelhante como um ser inferior, incapaz de raciocinar, de chegar a qualquer estágio de discernimento. Daí a sua audácia em criar a sua própria versão dos fatos para iludir pessoas comuns, sempre com a intenção equivocada de levar alguma vantagem. De sentir-se o gás da Coca.

Exclusivamente para satisfazer seu ego, Nico só pensa em si próprio. Acredita piamente ser detentor de uma superioridade que os outros jamais chegarão a possuir. Pensa, mas demonstra não ter certeza, que é um ser diferenciado. Desses que a ciência da psicologia não hesitaria em diagnosticar como paciente paranóico, um caso de patologia incurável. Como se não bastasse tudo isso, tem a mania de trollar o próximo, quando de suas incursões pela  Internet. Tendo inclusive, como alvo favorito, os blogueiros sinceros, postando comentários idiotas e agressivos. Tão somente pelo simples prazer de irritar o autor da matéria e os demais comentaristas. Tumultuar o ambiente é com ele mesmo. Só pra ver o circo pegar fogo, e depois rir sozinho. Como fez o louco Nero ao tocar fogo em Roma.

Entretanto, todos sabemos que indivíduos como Nico, vivem felizes por aí. Convivendo impunes, imunes, e muitas vezes idolatrados por certos grupos de pessoas em todos os setores da sociedade. É comum encontrar tipos como Nico no mundo da política. Disfarçados por aí, entre líderes comunitários nas favelas, em comunidades carentes e indefesas. Sem saber que ele próprio é um pobre carente, de dignidade, de amizade verdadeira, de respeito, de credibilidade. Apenas um indivíduo de língua solta, preta, e maldizente. Segue inconsequente, sem consciência da extensão do mal que possa produzir suas versões factuais espúrias sobre a realidade. Resultando, a princípio, em risos, outras vezes em indignação.    
Vigiai! Muitos de nós possuímos um resquício da língua preta de Nico. Alguns, um pouco menos, outros um pouco mais.



Imagem: ErikaHeidi.

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger