Curiosidades sobre a superstição do número 13

Você é supersticioso (a)? A resposta geralmente é não. Mas há uma certa relutância da maioria das pessoas em ignorar certas superstições em vista de certas curiosidades que as cercam. Os mais otimistas preferem acreditar na sorte e não no azar. Preferindo optar na crença da falta dela, quando as coisa não acontecem como se espera. É interessante observar, por exemplo, o misticismo e superstição que existe em relação ao número 13.
Para alguns, um número que atrai negatividade. Para outros trás sorte. Há muitos relatos históricos envolvendo este número, e muitas curiosidades que ajudaram a perpetuar a crença mística de que este número pode influenciar no destino e na vida das pessoas. Vamos à algumas delas.
1 - Segundo a Bíblia, na Santa Ceia estavam presentes 13 pessoas. A última reunião de Jesus Cristo e seus doze apóstolos. Daí a tradição de que à mesa de um jantar ou almoço, nunca deve se sentar 13 pessoas.
2 - Na compilação de Leis e Decretos que ficou conhecido como o Código de Hamurabi, um rei da Babilônia, decidiu omitir este número por considerá-lo um mau presságio.
3 - A vida de um músico alemão chamado Richard Wagner parecia estar definitivamente ligada ao número 13: ele nasceu em um ano encerrado em 13, a soma das letras do seu nome são 13, os números de seu ano de nascimento (1813) também acrescentou 13 composto 13 óperas e morreu dia 13.
4 – Na mitologia escandinava é bem conhecida a festa em Valhalla. Onde os convidados eram 12 deuses. No entanto, um deus chamado Loki, o espírito de engano, raiva e mal, conseguiu se infiltrar entre os convidados, elevando o número de pessoas presentes para 13. Na luta que ocorreu para expulsar Loki, um deus denominado Balder, o favorito, morreu.
5 – Na missão espacial da Nasa que pretendia levar o homem até a lua, a nave Apollo 13 que não conseguiu descer no satélite devido a um acidente durante a viagem de ida, foi lançada em 11 de abril de 1970 às 13:13 horas.
6 – Na versão dos irmãos Grimm para o conto A Bela Adormecida, a 13ª fada (fada-madrinha) não convidada para a festa de batismo, amaldiçoou a princesa com a morte aos 15 anos, depois de se picar com um fuso.
7 – Uma antiga crença dos egípcios diz que a vida é uma busca de ascensão espiritual em 13 etapas. Doze nesta vida, e a última 13ª, “a vida eterna” após a morte.

8 – Outro fato que nada tem a ver com superstição, mas que costuma ser lembrado diz respeito às treze estrelas sobre a cabeça da águia, símbolo dos EUA, e às treze faixas intercaladas em branco e vermelho na bandeira americana. Representam as 13 colônias que deram origem à nação americana, tão somente.
9 – No Japão, as superstições não remetem ao décimo terceiro número, mas ao quarto. O som da palavra quarto em japonês se assemelha a palavra “morte”. Assim, nos números de telefones de hospitais e quartos de hotéis japoneses este número nunca aparece.
10 – O medo extremo do número 13 é chamado triscaidecafobia.
Vale lembrar que o famoso jogador e ex-técnico de futebol que dirigiu a seleção brasileira campeã mundial no México em 1970, Mário Jorge Lobo Zagalo, tinha real fixação pelo número 13. Zagalo, contrariando todas as crenças agourentas atribuídas a esse número, acreditava piamente que o 13 lhe trazia muita sorte.
Fonte: Muyinteresante
imagem: 123rf

Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.
1 Comentário:
Orgulhosamente programei uma 'chamada' para este ótimo artigo no site agregador de conteúdo dos Blogueiros do Brasil (( http://omelhordos.blogueirosdobrasil.com/ )).
Será publicado em 09/01/2013 , no decorrer do dia.
IMPORTANTE : As visitas aparecerão no
Google Analytics e em outras ferramentas
similares como originadas na URL
http://ads.tt/ .
Abraços cordiais.
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.