sábado, 2 de março de 2013

Você tem pelo menos 5 razões para gostar de ficar velho

Esqueça os sinais visíveis de que você está adentrando à porta da chamada terceira idade, como rugas e flacidez por exemplo. E principalmente não dê ouvidos ao ditado antipático de que velho é trapo. Há vários estudos que alegam que há no mínimo cinco motivos para comemorar a chegada ao time dos veteranos, ou veteranas e gostar de ficar velho. Eles vão desde a necessidade de menos horas de sono até a possibilidade de praticar melhor sexo. O assunto foi objeto de matéria publicada no site Hypescience pela jornalista Natasha Romanzoti. Vamos aos principais pontos. 

1 - Mais tempo acordado

Isto significa mais tempo para desfrutar a vida. Um estudo demonstra que os idosos precisam dormir cerca de 1,5 horas a menos que seus colegas mais jovens. Outro, reuniu 110 idosos saudáveis que submetidos a 8 horas de sonos revelou o seguinte: o grupo mais velho, de idade entre 66 e 83 anos, dormiu cerca de 20 minutos a menos o grupo intermediário, com idade entre 40 a 55 anos. E este dormiu 23 minutos a menos que os mais jovens que tinham entre 20 e 30 anos de idade. 
A explicação mais simples para experiência é que os mais velhos precisam menos de sono. Outra, é que não conseguem dormir o tempo que precisam, levando mais tempo para adormecer, gastam menos tempo com o sono pesado, e tendo dificuldade em permanecer neste estado. Fato é que os que mais da metade de homens e mulheres com mais de 65 anos, afirmaram que tem pelo menos um problema de sono. Mas aproveitam o tempo em que ficam acordados para curtir a vida de alguma maneira.


2 - Foco na Felicidade

Uma boa notícia para os idosos é que ser feliz tem tudo a ver com atitude. Pois de uma forma ou de outra seus cérebros parecem sempre relembrando os bons tempos. Novamente um estudo analisou o cérebro de adultos entre 19 e 30 anos e idosos com idade ente 61 e 80 anos, enquanto viam uma série de fotos com momentos positivos e negativos. O grupo de idosos mostraram ligações fortes entre as regiões do cérebro que processam emoções, importantes para a formação de memórias. O que não foi encontrado em relação ao grupo mais jovem. 
O que ficou claro, e não representa muita novidade, é que adultos mais velhos estão constantemente a relembrar momentos felizes no passado, e que a velhice significa otimismo. Em um outro estudo recente, idosos e jovens foram colocados para olhar fotos com rostos retratando, tristeza, medo, raiva e felicidade. Os que tinham idade entre 18 e 21 focaram rostos com medo, enquanto o grupo de 57 a 84 anos de idade focaram em rostos felizes. Os cientistas acreditam que conforme diminui a expectativa de vida ela passa a se concentrar no que lhe faz bem ao invés de focar nas coisa negativas.  

3 - Ser avó ou avô

O envelhecimento pode trazer também o prazer de conviver como os netos como se fossem os próprios filhos. Os estudos revelaram que com a presença dos avós, aumentam as chances das crianças sobreviverem a períodos considerados críticos na infância nas sociedades tradicionais. As pesquisas demonstraram que as crianças sob cuidados dos avós estão 50 % menos propensas a se machucarem, do que àquelas sob os cuidados de babás, parentes, ou até mesmo da própria mãe. Quem é avô ou avó sabe o prazer que é ter um neto.


4 - Ficar mais sábio

Neste quarto item, Natasha lembra a antiga máxima que diz que o vinho quanto mais velho melhor. O que pode ser aplicado às pessoas quando se trata de sabedoria. Com o passar dos anos ou quando envelhecemos, diz ela, podemos diferenciar menos as informações irrelevantes, mas a falta de foco na verdade pode aumentar a memória, facilitando o poder de decisão. Mais precisamente, os idosos adquirem a capacidade de ligar as informações que aparecem ao mesmo tempo. Sem contar, evidentemente que só o tempo é capaz de conceber a experiência tão necessária para uma vida mais tranquila. Que jovem pode prescindir deste valor que só os mais antigos conquistam? 

5 - A prática do sexo permanece, sim Senhor!

O desejo por sexo continua de uma forma saudável e satisfatória. Uma pesquisa realizada em 2007 com  adultos saudáveis de idade entre 57 e 85 anos, confirma que mais da metade dos que tinham entre 75 e 85 anos relataram fazer sexo 2 a três vezes por mês e 23% disseram ter relações sexuais pelo menos uma vez por semana. E pasmem! quase 60% dos participantes com menos de 65 anos afirmaram ter praticado sexo oral nos últimos 12 meses, comparados com 31% dos que tinham mais de 75. A vantagem? acrescente-se a isso a experiência no assunto, conclui Romanzoti. E eu, me arisco a ressaltar a qualidade em detrimento da quantidade nessa questão.


Fonte: LiveScience     
Via
Imagem: reprodução/google


                                   
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

1 Comentário:

uriel disse...

Acho que o sexo é a melhor maneira de manter-se jovem!

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger