sábado, 17 de fevereiro de 2018

Horário de verão termina hoje à meia-noite

Fim do horário de verão. Os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem atrasar seus relógios à meia-noite deste sábado (17). Com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica entre as 18:00 e as 21:00 horas, o horário de verão começou no dia 15 de outubro do ano passado. Segundo o Ministério de Minas e Energia o volume energético e o valor poupado com a medida será divulgado na terça-feira (20).
Fora os estados da região Norte e Nordeste, além do Distrito Federal são 10 unidades federativas federativas que deverão acertas os ponteiros dos relógios: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo. Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), com esta determinação, em 2016 o Brasil economizou R$ 147,5 milhões. Valor inferior aos três anos anteriores. De acordo com os balanços do Operador, os valores economizados com a adoção da medida vem caindo ano a ano.

No final de 2017, o governo federal estudou a possibilidade de acabar com o horário de verão devido a dúvidas em relação a economia de energia elétrica. Mas acabou apenas reduzindo o período 2018/19 em duas semanas, a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para facilitar a apuração dos votos das eleições. O argumento seria que essa alteração facilitaria o alinhamento de ritmo na apuração dos votos entre os estados com fusos horários diferentes. Com isso, o horário de verão de 2018 passará a ser adortado no primeiro domingo de novembro. 

"A avaliação dos atuais impactos na redução do consumo e da demanda de energia elétrica, contida nos estudos realizados neste ano de 2017 pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) em conjunto com o Ministério de Minas e Energia, mostra que a adoção do horário de verão traz atualmente resultados próximos da neutralidade para o sistema elétrico", avaliou a pasta em nota divulgada em outubro do ano passado.

***
Imagem: reprodução

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger