terça-feira, 4 de setembro de 2018

Campanha de vacinação contra pólio e sarampo é prorrogada até 14 de setembro

O Ministério da Saúde prorrogou até 14 de setembro a Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio e Sarampo. Pelos dados preliminares, a média de vacinação está em 88%. Em apenas sete estados a meta de vacinar pelo menos 95% do público-alvo foi atingida. Estados e municípios que não atingiram a meta devem manter a campanha por mais 15 dias.
Devem ser vacinadas contra a poliomielite e sarampo crianças de 1 ano a 4 anos e 11 meses. Até o momento, mais de 1,3 milhão de crianças não recebeu o reforço dessas vacinas. A recomendação é que estados e municípios façam busca ativa para garantir que o público-alvo da campanha seja vacinado. Os estados que atingiram a meta de vacinação são Amapá, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia, Espirito Santo, Sergipe e Maranhão.

O Rio de Janeiro continua com o menor índice de vacinação, seguido por Roraima, Pará, Piauí, Distrito Federal, Acre, Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo, Alagoas, Rio Grande do Norte e Amazona. Em todo o país, forma aplicadas mais de 19,7 milhões de doses das vacinas (cerca de 9,8 milhões de cada). 

O Ministério da Saúde informa que: para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose na vida serão vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite - VOP). Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independentemente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, que não necessitam de uma nova dose.        

Todas as vacina recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. Ao todo, são 19 para combater mais de 20 doenças, em todas as faixas etárias. Por ano, são cerca de 300 milhões de doses de imunológicos distribuídos em todo o país. 

Até o dia 28 de agosto, foram confirmados 1553 casos de sarampo no Brasil, sendo que 6.975 permanecem e, investigação. Atualmente, o país enfrenta dois surtos da doença: no Amazonas com 1.211 casos e 6.905 em investigação, e em Roraima, com 300 casos registrados e 70 continuam em investigação. Em Roraima, 9 dos casos atendidos são de pessoas que residem na Venezuela. Os surtos estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8) que está circulando no país é o mesmo que circula na Venezuela, país que enfrenta um surto da doença desde 2017. 

Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 41 mil crianças e adultos foram infectados com sarampo na Região Europeia, nos primeiros meses de 2018. O número total de casos para esse período excede os 12 meses reportados em todos os outro anos desta década. 

Para mais informações, acesse a página especializada sobre vacinação no portal do Ministério da Saúde

Fonte: Agência Brasil, com informações do Ministério da Saúde. 
Imagem: reprodução

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger