segunda-feira, 4 de março de 2019

IFAB anuncia mudanças em regras de futebol

Em reunião realizada neste sábado (02) em Aberdeen, na Escócia, a International Board (IFAB), órgão que regulamenta as regras do futebol, anunciou um pacote de novidades e mudanças no esporte mais praticado e difundido no mundo. As alterações, que entram em vigor a partir do dia 1º de junho, diz respeito ao que acontece dentro das quatro linhas e preveem punições aos membros da comissão técnica das equipes.

Uma das mudanças, que poderá ser observada na Copa América deste ano, diz respeito ao lance em que o jogador se beneficie do toque na bola com a mão para marcar um gol, ou que de origem à jogada que resulte em gol. Mesmo que o toque não seja intencional, o árbitro tem a instrução de marcar a falta. 

O relatório da IFAB determina também, a obrigatoriedade do jogador substituído sair de campo pela linha mais próxima, seja lateral ou de fundo. Em relação à cobrança de tiro de meta, não será mais necessário que a bola ultrapasse o limite da linha da grande área, bem como nas cobranças de faltas  marcadas dentro desse limite. 

Outra novidade, que promete gerar polêmicas, é a possibilidade dos membros da comissão técnica serem punidos com cartão amarelo, ou vermelho, tal qual os jogadores. Uma nova orientação ao árbitro da partida, prevê que este possa paralisar o jogo quando a bola bater em seu corpo, reiniciando a partida com bola ao chão. 

A IFAB determinou também que, agora o goleiro não precisa mais ficar com os dois pés na linha de gol enquanto aguarda a cobrança de pênalti, sendo tolerado que apenas um dos pés possa permanecer na linha, neste momento. Alteração que não terá impacto, uma vez que já é costume dos árbitros serem tolerantes nesse aspecto. 

A entidade também constou no relatório divulgado, a experiência da utilização do árbitro de vídeo (VAR) no cenário do futebol pelo mundo. A IFAB "expressou sua satisfação com o impacto significante e o sucesso que o VAR teve". A maioria dos principais campeonatos realizados mundo afora já adotaram o árbitro de vídeo, assim como os torneios internacionais. A Confederação Brasileira de Futebol (CFF) já anunciou que, a partir deste ano, o Campeonato brasileiro também terá o VAR em todas as partidas

Fonte: Gazeta Esportiva
Imagem: reprodução/Foto: Marcelo Malaquias/ECBahia

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger