quarta-feira, 12 de junho de 2019

Joaquim de Carvalho: Por que o Intercept está demorando tanto para publicar a próxima reportagem?

Por Joaquim de Carvalho*, no DCM - O The Intercept Brasil não está demorando muito para publicar a próxima reportagem sobre o escândalo do conluio entre Sergio Moro e Deltan Dallagnol? O próprio Glenn Greenwald, co-fundador do site, respondeu a essa pergunta, na entrevista que deu à agência Pública:
"Se eu entendi, Glenn, você está me dizendo que os documentos que vocês ainda estão trabalhado vão apontar uma relação mais próxima da Globo nesse processo com Dallagnol e Moro, é isso?", pergunta o repórter Thiago Domenici.

Glenn Greenwald responde:

Eu não posso falar muito sobre os documentos que ainda não publicamos porque isso não é responsável. Precisa passar pelo processo editorial mas, sim, posso falar que exatamente como disse hoje, a Globo foi para a Força Tarefa da Lava Jato aliada, amiga, parceira, sócia. Assim como a Força Tarefa da Lava Jato foi o mesmo para a Globo.  

Muita gente está querendo saber qual vai ser o próximo passo do The Intercept Brasil, as próximas reportagens. Queria que você esclarecesse o que é fundamental para essa apuração estar pronta  jornalisticamente, para que vocês soltem novas revelações. 

Não somos o Wilileaks. Não estamos simplesmente publicando material que nós temos, sem contexto ou reportando sem entender, sem analisar, sem pesquisar. Estamos fazendo jornalismo. E esses documentos são complexos. Entendo que todo mundo queria ver o que nós temos porque esse material tem interesse público e eles [o público] têm o direito de ver. Mas por outro lado, nós temos a responsabilidade jornalística para usar o tempo que precisamos para confirmar que tudo que nós estamos reportando é verdade. Por que se nós cometermos um erro, eles vão usar isso contra a gente para sempre, para atacar nossa credibilidade, da reportagem, de tudo. 

Por exemplo, todo mundo está falando: "onde estão os áudios?". É muito complicado reportar áudios. Precisa confirmar quem está falando, precisa confirmar o contexto sobre o que estão falando. Precisa conectar isso com outros materiais, outros documentos e isso leva tempo. Nós vamos publicar logo, mas nós não vamos correr. Nossa prioridade é confirmar que tudo que estamos reportando está informando o público e não enganando o público, como eles fizeram. 

*Joaquim de Carvalho, é jornalista, com passagem pela Veja, Jornal Nacional, entre outros
Imagem: reprodução/YouTube

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger