segunda-feira, 13 de abril de 2020

Covid-19: OMS reforça critérios que países devem considerar antes de suspender o isolamento social

O diretor-executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS), reforçou nesta segunda-feira (13) os critérios que países devem considerar antes de decidir suspender as medidas de isolamento social de contenção ao Covid-19. A entidade alertou que as medidas de isolamento não podem ser substituídas por 'nada'.
São eles

  • a transmissão da Covid-19 deve estar controlada; 
  • o sistema de saúde deve ser capaz de detectar, testar, isolar e tratar todos os casos, além de traçar todos os contatos; 
  • os riscos de surtos devem estar minimizados em condições especiais, como instalações de saúde e casas de repouso;
  •  medidas de prevenção devem ser adotadas em locais de trabalho, escolas e lugares aonde essenciais;
  •  riscos de importação devem poder ser administrados;
  •  e as comunidades devem estar educadas e engajadas para ajustarem à nova norma.

O diretor-executivo do programa de emergências alertou também que a utilização e máscaras não é uma alternativa segura à quarentena. "Máscaras não são uma alternativa à quarentena. E nós dissemos isso publicamente várias vezes: a OMS vai apoiar países que querem implementar uma estratégia mais ampla de usar máscaras ou de cobrir o rosto, desde que seja parte de uma estratégia mais abrangente", disse.

Segundo Rayan, o uso de máscaras deve ser incorporado a estratégias de testagem, isolamento social e cuidados de higiene, bem como higienização constante das mãos. O diretor salientou ainda que não se pode substituir a quarentena por "nada" no combate à doença. 

"Existem coisas que precisam ser feitas, você não pode substituir a quarentena por nada. Você precisa substituir a quarentena por uma comunidade muito profundamente educada., comprometida, engajada e empoderada. Nós precisamos mudar nosso comportamento pelo futuro previsível", alertou. "Teremos que ter esses comportamentos adaptados - em termos de higiene pessoal, distanciamento físico, sermos cuidadosos - por um longo tempo, completou.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que a organização publicará, na terça-feira (14), um estudo completo com as novas recomendações estratégicas.

A líder técnica do programa de emergências da OMS, Maria van Kerkhove, acrescentou que a suspensão da quarentena não deve acontecer de uma vez só. "É muito importante que a suspensão dessas medidas não ocorra toda de uma vez, em toda a Europa. Se o sistema não está capacitado para identificar onde o vírus está, isolar os casos, achar os contatos, ter os leitos livres para tratar dos pacientes, então vai ficar saturado de novo", alertou.

"Mas é muito importante que a comunidade entenda isso, porque pode ser que seja preciso um tempo um pouco mais longo que você precisa ficar em casa ou trabalhar de casa, ou que as escolas precisem ficar fechadas. Mas é temporário", ressaltou.       

Fontes: Último Segundo e G1
Imagem: reprodução/Foto: Christopher Black/OMS

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger