Clubes da Série A do Brasileirão querem retorno do público aos estádios para outubro


O futebol brasileiro voltou em junho, sem a presença de torcedores nos estádios devido a pandemia do coronavírus.
A princípio, a ideia era que os portões dos estádios fossem abertos ao público em novembro, no início do segundo turno. Mas, o documento enviado ao governo federal pela CBF, colocou como meta o mês de outubro para o retorno das torcidas aos estádios. Porém, são os Estados e municípios que decidem sobre a reabertura e a presença de pessoas e quantidade desse público. Por isso é que ficou acertado que cada clube negociará com direto com o governador do respectivo estado. Existe a possibilidade de as prefeituras liberarem, mas os decretos estaduais prevalecem sobre os municipais.
No documento enviado pela CBF ao governo federal conta que o público seja limitado a 30% da capacidade do estádio, mas isso poderia varia de estado para estado. Entretanto, há consenso que no primeiro momento que esse limite não ultrapasse 50% dos assentos totais do estádio, e apenas com torcedores do time mandante.
Dessa forma, se um estado autorizar a presença de público nos estádios, isso valeria para os jogos da Série A do Brasileirão, Copa do Brasil e jogos das Séries B e C. Inclusive para as partidas válidas pela Copa Sul-Americana e Copa Libertadores, o que causaria um transtorno para a Conmebol que tem um acordo com os clubes de que a volta dos torcedores aos estádio seria uniforme.
Argentina e Uruguai, por exemplo, não tem previsão de quando isso ocorrerá. Em relação ao Campeonato Brasileiro, oito estados tem times disputando a Série A: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Ceará, Bahia, Pernambuco e Goiás.
(as informações são de Marcel Rizzo, do Uol)
Imagem: reprodução/Foto: Daniel Augusto Jr/Ag.Corinthians

Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.
0 comments:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.