domingo, 20 de setembro de 2020

Clubes da Série A do Brasileirão querem retorno do público aos estádios para outubro

www.seuguara.com.br/torcida/Corinthians/Brasileirão 2020/
Os 20 clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro negociam com os governos estaduais a volta do público aos estádios para o mês de outubro, com número limitado de torcedores. O plano é ao contrário do formulado pela CBF, que sugere o retorno gradativo com datas diferentes para cada região.
www.seuguara.com.br/torcida/Corinthians/Brasileirão 2020/

Os cartolas contam com o apoio do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido), que nos próximos dias deve se manifestar publicamente favorável ao pleito dos clubes. 

O futebol brasileiro voltou em junho, sem a presença de torcedores nos estádios devido a pandemia do coronavírus. 


A princípio, a ideia era que os portões dos estádios fossem abertos ao público em novembro, no início do segundo turno. Mas, o documento enviado ao governo federal pela CBF, colocou como meta o mês de outubro para o retorno das torcidas aos estádios. Porém, são os Estados e municípios que decidem sobre a reabertura e a presença de pessoas e quantidade desse público. Por isso é que ficou acertado que cada clube negociará com direto com o governador do respectivo estado. Existe a possibilidade de as prefeituras liberarem, mas os decretos estaduais prevalecem sobre os municipais.


No documento enviado pela CBF ao governo federal conta que o público seja limitado a 30% da capacidade do estádio, mas isso poderia varia de estado para estado. Entretanto, há consenso que no primeiro momento que esse limite não ultrapasse 50% dos assentos totais do estádio, e apenas com torcedores do time mandante.


Dessa forma, se um estado autorizar a presença de público nos estádios, isso valeria para os jogos da Série A do Brasileirão, Copa do Brasil e jogos das Séries B e C. Inclusive para as partidas válidas pela Copa Sul-Americana e Copa Libertadores, o que causaria um transtorno para a Conmebol que tem um acordo com os clubes de que a volta dos torcedores aos estádio seria uniforme. 

Argentina e Uruguai, por exemplo, não tem previsão de quando isso ocorrerá. Em relação ao Campeonato Brasileiro, oito estados tem times disputando a Série A: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Ceará, Bahia, Pernambuco e Goiás. 


(as informações são de Marcel Rizzo, do Uol)

Imagem: reprodução/Foto: Daniel Augusto Jr/Ag.Corinthians


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger