Papéis falsos entregam banditismo na compra da Covaxin. Por Fernando Brito
"Colar" arquivos de texto criados pela Precisa sobre documentos da Bharat Biotech, aproveitar carimbos, com erros grosseiros de grafia, tudo isso é estarrecedor e, obviamente, criminoso em si mesmo.
É estranho que o Ministério da Saúde, em tese enganado por estes expedientes sujos, não tenha reagido. Sá a Anvisa que, diante da anulação da autorização da Precisa, disse que está reavaliando o "pedido de autorização de uso emergencial e um protocolo para condução de pesquisa clínica no país" feitos por ela em nome da Bharat Biotech.
Mas como é que estes aventureiros da Precisa chegaram à empresa indiana e financiaram o envio de emissários para Nova Deli e Hyderabad, cidade onde fica a fábrica de vacinas?
A história, se bem apurada, vai se ligar à compra das doses por empresas privadas, entre elas clínicas de vacinação que firmaram contratos com a Precisa e pagaram adiantado por isso.
Era fácil de prever isso, quando se começou, dentro do Congresso a se discutir a badalada "intenção de ajudar" empresas privadas que queriam comprar doses - que no mundo inteiro, pelos fabricantes de vacina, só eram negociadas com governos - para vacinar seus trabalhadores, "doando" uma parcela ao SUS, que adiante, seriam pagas pelo poder público.
Era picaretagem, e isso era possível ver meses antes de ser consumada, quando um grupo de empresários anunciou que estaria comprando 33 milhões de doses para distribuir entre seus funcionários e doações ao SUS.
Quando esta mutreta, que chegou a ser aprovada na Câmara, empacou no Senado, os negócios se deslocaram para que ofertas milionárias e obscuras fossem feitas ao Governo brasileiro, por uma vasta fauna de intermediários: empresários "amigos", "representantes", um reverendo e até um cabo da PM.
Podem estar certos de que negócios deste valor não são feitos por funcionários de quarto escalão ou trambiqueiros rastaqueras. Eles podem estar dando a cara aos negócios, mas não são os "big boss".
Fechar o cerco sobre os falsários da Precisa pode abri caminho para que sejam revelados estes esquemas, que são bem maiores do que crê a nossa ingenuidade diante de bandidos.
Imagem: reprodução

Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.
0 comments:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.