domingo, 10 de outubro de 2021

Ganhadora do Novel da Paz acusa Facebook de ser uma ameaça à democracia

www.seuguara.com.br/Maria Ressa/Nobel da Paz/
A vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2021, Maria Ressa, acusou o Facebook de ser uma ameaça à democracia mundial. Em entrevista à agência Reuters, a jornalista filipina disse que entende que a estrutura da rede social faz com que mensagens falsas se espalhem com uma facilidade maior do que fatos.
www.seuguara.com.br/Maria Ressa/Nobel da Paz/facebook/

"Estes ataques online nas mídias sociais têm um propósito. Eles são direcionados e usados como uma arma", disse a ex-jornalista da CNN Filipinas.


Ressa declarou que as tecnologias precisam trabalhar para o fortalecimento da democracia. O Facebook, por sua vez, falha em proteger seus usuários do ódio e desinformação, o que tornaria a rede social nociva à sociedade e a todo sistema politico. 

"[Os algoritmos do Facebook] priorizam a propagação de mentiras contaminadas de raiva e ódio acima dos fatos", comentou Ressa.


Nobel na luta pela verdade

Para a ganhadora do Nobel da Paz deste ano, o comitê que escolhe os vencedores notou que a luta pela verdade é essencial para o mundo e para os desafios deste século.


"O comitê do Prêmio Nobel da Paz percebeu que um mundo sem fatos é um mundo sem verdade e confiança. E, se você não tem nenhuma das duas coisas, você certamente não pode dominar o coronavírus, dominar a mudança climática", disse. 

"Esse é o melhor momento para ser jornalista. [...] Um mundo sem fatos significa um mundo sem confiança", afirmou. 


A filipina dividiu o Prêmio Nobel da Paz de 2021 com o jornalista Dmitry Muratov, editor-chefe do principal jornal independente da Rússia. 


Via: DCM

Imagem: reprodução/Foto: Reuters


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger