sábado, 15 de janeiro de 2022

O famigerado cidadão de bem

Texto de Nelson Quintino Jr.: "Cidadão de bem" é o um termo genérico e impreciso usado para denominar pessoas "supostamente boas", mas tão capazes de cometer atrocidades quanto qualquer outra que não seja vista como tal.
www.seuguara.com.br/cidadão de bem/Alexandre Beck/

O protótipo do "cidadão de bem" é aquele que frequenta a igreja apenas para disfarçar, como se isso fosse de fato torná-lo uma pessoa melhor, mas em casa chuta o cachorro, agride a esposa, ofende a empregada, é via de regra grosseiro e sem qualquer empatia com quem quer que seja, sua arrogância não permite...


Mestre da indignação seletiva, critica a corrupção dos outros mas comete seus pequenos delitos e se considera "esperto" por isso, e ainda se sente no direito de se achar "melhor que os outros", embora não carregue nada dentro de si nada que justifique tamanha presunção.


Sua vida é uma eterna farsa, um constante ato de tentar passar aos outros uma imagem distorcida de si mesmo, afinal para ele não importa o que ele é de fato, e sim como os outros imaginam que ele seja. 


Cidadão de bem no Brasil é apenas um eufemismo ridículo para os canalhas e hipócritas que estão por toda parte, fingindo ser o que não são e vivendo em função dessa máscara, um artifício covarde e desprezível. 


Via: Carlos Augusto de Araujo Doria

Imagem: reprodução/tirinha do Alexandre Beck


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger