quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Urnas eletrônicas: TSE responde às Forças Armadas sobre sistema eleitoral

Por Beatriz Roscoe, no Poder360: O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luís Roberto Barroso, comunicou à CTE (Comissão de Transparência das Eleições) nesta segunda-feira (14) que já enviou respostas para as Forças Armadas sobre dúvidas técnicas apresentadas sobre o sistema eletrônico de votação.
www.seuguara.com.br/TSE/Forças Armadas/sistema eleitoral/

Segundo o tribunal, foram 80 perguntas específicas com pedidos de informações para compreender o funcionamento das urnas eletrônicas, "sem qualquer comentário ou juízo de valor sobre segurança ou vulnerabilidades".


No fim de semana, o presidente Jair Bolsonaro (PL) quebrou meses de trégua e voltou a questionar a confiabilidade do sistema eleitoral. Ele disse que as Forças Armadas levantaram "dezenas de dúvidas" e que "temos um sistema eleitoral que não é da confiança de todos nós ainda". "A máquina [urna eletrônica], tudo bem, a máquina não mente. Mas quem opera a máquina é um ser humano. Então existem muitas dúvidas", afirmou o chefe do Executivo. 


O presidente disse que as Forças Armadas participarão ativamente do processo eleitoral. "O presidente do TSE, o ministro [Luís Roberto] Barroso, convidou várias instituições para participar das eleições e as Forças Armadas forma convidadas. E eu sou o chefe supremo das Forças Armadas. Então n´s aceitamos e vamos participar da primeira à última fase, do código-fonte à sala secreta".


De acordo com o TSE, as questões de natureza técnica elaboradas pelas Forças Armadas foram respondidas detalhadamente pela Secretaria de Tecnologia da Informação do tribunal em um documento de 69 páginas mais 3 anexos (informações complementares às respostas), somando "pouco mais de 700 páginas".


A íntegra do documento não foi divulgada pelo TSE por estar sob sigilo a pedido dos autores das perguntas.


O TSE afirma que os questionamentos foram protocolados pelo representante das Forças Armadas na CTE durante o recesso forense, e, "após um breve período de pausa", o conteúdo começou a ser elaborado para esclarecer todas as eventuais dúvidas existentes.


No último sábado (12), o presidente Jair Bolsonaro cobrou o TSE e disse que o ministro da Defesa, general Braga Netto, iria "com toda certeza" procurar o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, para solicitar resposta. 


Imagem: reprodução


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger