sábado, 2 de agosto de 2008

Satiagraha

Prezados,
Nos últimos dias fui surpreendido pelo número de pessoas conhecidas aqui na minha comunidade, que estão iniciando no mundo da Política! São tantos, os novos candidatos a vereador(a) que fiquei boquiaberto. Mas isso é assunto para o próximo Post. Antes de tudo, e antes que “esfrie”, gostaria de registrar alguns fatos que julguei importante quanto a Operação da Polícia Federal, deflagrada no último dia 08/julho, envolvendo uma “pá” de policiais, uma série de mandados de prisão, e de busca e apreensão. No momento vamos deixar de lado, nomes e envolvimentos. Gostaria de me ater apenas a alguns dados.

Uma característica marcante da Operação Satiagraha é que, diferentemente do que ocorre com a maioria dos inquéritos policiais sobre corrupção no Brasil. Este se ocupa principalmente de apontar os Corruptores, invés de corrompidos. De cara, constatamos tentativa de suborno a um Delegado da PF. Algo em torno de 1 Milhão de dólares. Uma mixaria, levando em conta o montante desviado para contas no exterior. Primeira prova de que tem muita coisa embaixo do tapete.
Vejam a transcrição:

“ (...) vou contar tudo sobre todos. Como paguei um milhão e meio para não ser preso pela Polícia Federal em 2004 (...) ...tudo sobre minhas relações com a política, com os partidos, com os políticos, com os candidatos, com o Congresso...tudo sobre minhas relações com a Justiça, sobre como corrompi juízes, desembargadores, sobre quem foi comprado na imprensa...(...) ↑ 7,0 7,1 FERNANDES, Bob. Os intestinos do Brasil: Preso, o banqueiro Daniel Dantas ameaça contar tudo o que sabe sobre a corrupção no Brasil. Agência Reuters, in Terra Magazine, 11 de julho de 2008 . E haja fala! De delegado, juíz, promotor, parlamentares, e Mídia espetacularizadora.
Isto, nos levaria a crer que existe um “emaranhado” de corrupção nunca dantes visto neste país (isso me lembra alguma coisa...), com os inquéridos que deverão vir por aí. A despeito disto, lembro de uma entrevista que li na Gazeta do Povo, concedida pela psicóloga, advogada, doutora em sociologia, Laura Frade, que desenvolveu um estudo junto ao Congresso brasileiro sobre Criminalidade, onde constatou que nossos parlamentares, equivocadamente julgam ser a criminalidade, “coisa de pobre”. http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=788745&tit=No-Congresso-crime-e-coisa-de-pobre.
Resta-nos esperar por um Poder Judiciário Independente e Imparcial (Santa Esperança, Batman!). Caso não seja, restará a Lei do mais forte – raramente, a Lei do mais forte intelectualmente, ou fisicamente, mas a do mais forte economicamente.
Interessante notar, as operações do Polícia Federal, vêm sendo batizadas com nomes que atraem a simpatia pública. Nessa, o delegado teve uma inspiração divina. Satiagraha, foi o termo cunhado pelo pacifista Mahatma Gandhi, durante sua campanha pela independência da Índia. Em sânscrito, Satya significa “verdade”. Já, afraha quer dizer “firmeza”. Assim, Satiagraha é a “firmeza na verdade”, ou “firmeza da verdade”. Satiagraha significa então, o princípio da não-agressão, ou da forma não-violenta de protesto como um meio de revolução. Também traduzido como “o caminho da verdade”.

Foi de Gandhi também, o pensamento:
“A minha preocupação não está em ser coerente com as minhas afirmações anteriores sobre determinado problema, mas em ser coerente com a verdade”.
Que o grande mestre continue inspirando nosso delegados federais, não só em palavras, mas em ações acima de tudo.
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

1 Comentário:

VodkaComLimão Corp. disse...

Saalve!
Já tinha lido o texto do Bob Fernandes lá no Terra... Queria ver o Dantas abrir a boca e "tocar o horror" em Brasília! Em tempo... Está chegando a hora de dar uma peneirada nos engomadinhos... Política é para ser praticada no dia a dia, não só de quatro em quatro anos...
Estou mordendo o canto da mesa...
Acho que este vira um post!
Abraço!

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger