segunda-feira, 22 de junho de 2009

Você já tomou água hoje?

Você já observou que a primeira coisa que oferecem a uma pessoa quando esta tem seu quadro emocional alterado por fatores externos, como uma má notícia ou uma discussão banal em que os ânimos se exaltam, é um copo com água?
Sim. A água que necessitamos beber todos os dias é também um grande remédio preventivo para pequenos males ou até mesmo para grandes moléstias.
Há quem afirme que o ser humano dentro de suas necessidades básicas, sobrevive mais tempo sem comer se tiver saciada a sua falta de água.
Tendo em mente que o próprio corpo é formado em sua maior parte de líquido, bastando lembrar da quantidade de sangue que circula em nossas veias (cerca de 3 a 4 litros), é fundamental que nosso organismo esteja sempre abastecido de pelo menos 2 litros diários de água pura, dizem os especialistas da área de saúde. Isto é, além de tratada (como chega até nossas torneiras), deveria ser também filtrada. Para que fique livre de microorganismos e resíduos de elementos químicos utilizados para que torná-la potável, própria para consumo humano. Considerando-se ainda, a qualidade desta na preparação de sucos, chás e outras bebidas que normalmente consumimos.

Note você que não falamos de água engarrafada. Devemos refletir que a origem da chamada fonte da vida é só uma: a própria natureza.

Veja alguns motivos para passar a beber mais água:

"1 - Facilita a digestão: A água ajuda na formação de enzimas. As enzimas são as substâncias que facilitam as reações químicas no organismo como também da saliva e do suco gástrico, que actuam na digestão.

2 - Reduz infecções: Ao se manter hidratada, assegura-se que o seu corpo será bem nutrido pelo sangue. Esse mesmo sangue conduz minerais, como o ferro – importante para fortalecer as defesas do organismo.

3 - Regula a temperatura: Por meio da transpiração, a água evita que o organismo entre em colapso com alterações bruscas de temperatura e faz com que se adapte ao ambiente.

4 - Aumenta a performance no desporto: O melhor desempenho em actividades físicas ocorre porque as fibras musculares “ficam lubrificadas”, ajudando a deslizar com mais facilidade, o que reduz o risco de cãibras e de contusões.

5 - Desintoxica e previne a celulite: Grande parte das toxinas é expulsa do nosso organismo por meio da urina e do suor. Por dia, eliminamos 1 litro e meio de urina e o equivalente a um copo de água na transpiração. Se não houver hidratação suficiente, esse processo, e a sua saúde, ficam comprometidas. A água amolece as fezes, facilitando a eliminação das mesmas. Todo esse conjunto, aliado à melhoria na circulação sanguínea, acaba por prevenir o aparecimento de celulite.

6 - Ajuda a emagrecer: Isso vai acontecer principalmente quando é consumida também com fibras solúveis, que existem, por exemplo, na fruta e na aveia. Em contacto com a água, as fibras incham como uma esponja e dão sensação de saciedade. A água também pode “enganar” temporariamente o estômago com sua presença, mas, como a água não sofre digestão e absorção, a sensação passa rapidamente e a fome reaparece.

8 - Melhora a absorção dos nutrientes: Vale apenas lembrar que é o sangue que carrega a glicose e outros nutrientes para as células, alimentando-as. Só uma hidratação adequada garante o volume ideal de sangue para transportar os nutrientes. Além disso, para serem absorvidos, precisam da água. É o caso das vitaminas C e do complexo B, que reforçam nossas defesas."

Fonte:
http://boaforma.abril.com.br.

Obtenha mais informação sobre este assunto:

As quatro regras da água
Beba mais água.

Posts relacionados: Água: a fonte da vida.
Projeto Oásis: meio ambiente e preservação dos recursos naturais.


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger