domingo, 26 de julho de 2009

Seria o Grande Arquiteto do Universo um Deus Geômetra? [vídeo]

Desde os memoráveis tempos colegiais quando participei de um cursinho extra-curricular denominado "Por que gostar de Matemática?", e até mesmo mais recentemente onde aprendi a usar a matemática financeira através da calculadora HP12, jamais tive contato com a Geometria que faz parte da ciência da Matemática.
No entanto, recebi durante a semana do amigo João Francisco Rodrigues Machado um e-mail referente à Sequência de Fibonacci, que continha um Link para uma matéria curiosa e um pequeno vídeo. Uma mensagem que pode nos levar a refletir sobre a criação de tudo que podemos ver e sentir. Tendo como fundamento a própria Geometria contida na arquitetura, nas artes, e inclusive na mãe Natureza. Como se o Grande Arquiteto do Univero deixasse suas próprias digitais em tudo que existe.

Finobacci, ou Leonardo Fibonacci é o criador da sequência de números que leva seu nome, conhecida de todos os estudiosos de matemática, e pela parcela que chegou ao ensino fundamental: 1,1,2,3,5,8,13,21,34,55,89....em que cada termo a partir do terceiro, é a soma dos dois anteriores. Muitas questões matemáticas de concursos públicos são elaboradas a partir desta famosa sequência.

Assista ao vídeo:



Veja as diversas aplicações da sequência acessando o  Link: http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/alegria/fibonacci/seqfib2.htm

Veja mais sobre a : Sucessão de Fibonacci.

Post editado em 08/08/2015: 15:52 HS

Imagem: rerprodução/benemerita.tripod

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

3 comments:

Júlio [Ebrael] disse...

Quando meu prof. de Matemática, o memorável Niberto, me dizia que a Matemática ela explicava o DNA do Universo, eu ria, claro, por ignorância juvenil.

Mas hoje, quando vc toca nesse assunto me lembro dele explicando a Razão de Ouro, lembra? E eu fazendo experiências para ver se as medidas e cálculos propostos davam realmente 1,618...me mostrando o dedo, junto com uma régua e uma calculador, me dizia que aquele era o Número de Deus, era RG divino.

Abçs!! Ótimo artigo!!

GUARACI CELSO PRIMO disse...

Se o Criador nos deu a inteligência, por que não usá-la?
Grato pelo comentário Ebrael.

Unknown disse...

FANTÁSTICO.UM ABRAÇO

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para agregar valor à matéria. Obrigado.

Arquivos

Site Meter

  ©Blog do Guara | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger